Nov 20, 2017 Last Updated 5:46 PM, Nov 17, 2017
Sexta, 17 Novembro 2017 00:00

Reunião do CMEI teria sido mudada de local e feita “às escondidas” para evitar participação popular, afirmou o Sepe/Itaguaí, por meio de redes sociais

 

CHANCELADO- O Conselho Municipal de Educação de Itaguaí (CMEI) aprovou as propostas do Executivo em reunião controversa. De nove conselheiros, apenas oito estiveram presentes na reunião para chancelar ou não as propostas encaminhadas pela Secretaria Municipal de Educação. Das três demandas: o fechamento das unidades escolares; a reestruturação da rede; e a minuta de matrícula para 2018; todas foram aprovadas, por 6 votos a 2 (dos votantes contrários, um era o representante dos professores da rede municipal e outro era a representante dos pais de alunos).

Sexta, 17 Novembro 2017 00:00

ACUSAÇÃO- O tremendo enrosco que envolve os deputados estaduais Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi e uma série de outras autoridades, dirigentes de órgãos e empresários, pode ter desdobramentos nada agradáveis para o prefeito de Itaguaí, Carlo Busatto Junior, o Charlinho, que tem uma forte ligação com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, preso na quinta-feira (16), por determinação unânime do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

Quinta, 16 Novembro 2017 00:00

Por unanimidade, vereadores aprovaram requerimento do grupo suprapartidário, solicitando a permanência das unidades na zona rural do município, ameaçadas de serem fechadas pelo Executivo

 

 

PELA EDUCAÇÃO Após uma longa discussão sobre o fechamento das escolas municipais Santa Rosa, em Piranema; Camilo Cuquejo, em Mazomba; e Taciano Basílio, na Serra da Caçada, conforme anúncio do Poder Executivo, os vereadores de Itaguaí aprovaram, por unanimidade, o requerimento apresentado pelo grupo suprapartidário, solicitando o não fechamento das unidades. A votação expressiva, na sessão de terça-feira (14), ocorreu em meio à forte pressão exercida por pais de alunos, servidores das unidades e reapresentantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) de Itaguaí, que, com cartazes em punho, gritavam palavras de ordem, pressionando os vereadores.

Quarta, 15 Novembro 2017 00:00

INVESTIMENTO O governador Luiz Fernando Pezão; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o secretário de estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Júnior; e deputados federais da bancada do Rio participaram ontem da solenidade que marcou o repasse de recursos de emendas parlamentares para o custeio de unidades de saúde do estado. Segundo o Governo do Estado, foram destinados R$ 55 milhões para o Hospital Geral de Nova Iguaçu e para 20 Unidades de Pronto Atendimento de todas as regiões do Rio.

Terça, 14 Novembro 2017 00:00

Cerca de 70 personalidades receberam títulos de cidadania em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da cidade

CERIMÔNIA Em solenidade tranquila e uma das mais rápidas dos últimos anos, a Câmara Municipal de Mangaratiba (CMM) homenageou dezenas de personalidades com a tradicional entrega do Título de Cidadão Mangaratibense, durante ato realizado no sábado (11), no Centro Cultural Cary Cavalcante.

Sexta, 10 Novembro 2017 00:00

PUNIÇÃO A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, em caráter conclusivo, proposta do Senado Federal (PL 3408/15) que proíbe o acúmulo e o descarte irregular de lixo em vias públicas ou no interior de imóveis urbanos ou rurais.

O projeto acrescenta dispositivos à Lei 12.305/10, que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O texto aprovado autoriza os municípios e o Distrito Federal a instituírem multa para quem desrespeitar a proibição. As multas serão revertidas em serviços locais de limpeza, coleta e separação do lixo.

O descarte de lixo será regulamentado conforme o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, previsto na PNRS.

O parecer do relator, deputado Covatti Filho (PP-RS), foi pela constitucionalidade e juridicidade do projeto e do substitutivo da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com subemenda alterando a técnica legislativa.

A versão original do projeto trata apenas da multa para o descarte irregular de lixo em vias públicas, como ruas e avenidas. Com a nova redação, passará a ser punido também quem acumular lixo em depósitos ou no interior de imóveis.

Como foi modificado na Câmara, o texto será submetido à nova análise do Senado Federal.

 

 

 

 

Sexta, 10 Novembro 2017 00:00

Representantes sindicais e procurador da Prefeitura participaram do encontro. Servidores promoveram vigília na porta do Fórum

 

PAGAMENTOS Servidores públicos do município de Itaguaí se reuniram na porta do Fórum da cidade, na tarde desta quinta-feira (9), para buscar um desfecho positivo sobre pendência em relação aos pagamentos do funcionalismo. Foi feita uma vigília enquanto acontecia à audiência pública entre os líderes dos sindicatos e o procurador da prefeitura. O prefeito de Itaguaí Carlo Busatto Júnior, o Charlinho (PMDB) não compareceu à audiência. A questão está sob responsabilidade do juiz Adolfo Vladimir da Silva Rocha.

Sexta, 10 Novembro 2017 00:00

Crise econômica e orçamentária são os principais motivos pautados pelo secretário na restruturação de Itaguaí

OBRAS - Com 70 anos, Eider Dantas, político brasileiro e Secretário Municipal de Obras em Itaguaí, tem um grande desafio de conduzir a secretaria com graves problemas orçamentários. Em entrevista concedida a equipe do Atual, no último dia 8 deste, Eider falou das estratégias para tirar a cidade “do buraco” em que se encontra e dos principais problemas enfrentados em 10 meses no cargo. O valor orçamentário para obras é de 55 milhões? pelo governo anterior. No entanto, a equipe se vira para tapar os buracos com menos da metade do valor supracitado.

Sexta, 10 Novembro 2017 00:00

Vereadores voltam a protestar contra decisão da prefeitura, que alega necessidade de contenção de gastos

 

POLÊMICA O fechamento de escolas da rede municipal de ensino voltou a ser a pauta da sessão de quinta-feira (9), na Câmara de Itaguaí.

Quinta, 09 Novembro 2017 00:00

BENEFÍCIO Em breve jovens de Mangaratiba vão poder usufruir de um importante instrumento de acessibilidade: a Identidade Jovem, mas conhecida como “ID Jovem”. O programa consta no Estatuto da Juventude e é gerido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Renda. O vice-prefeito Renildo Brandão assinou o Termo de Compromisso com os representantes do órgão estadual.

A solenidade aconteceu no Cras de Itacuruçá, nesta quarta-feira (8), e contou ainda com a presença do secretário e secretário-adjunto de Assistência Social e Direitos Humanos, Leandro de Paula e Dimas Lindo, respectivamente. Dos vereadores Fernando Freijanes (PV) e Emilson da Farmácia (PMB), além da superintendente da Juventude do Estado, Jéssica Ohana, e da consultora Estadual da Caravana ID Jovem, Thaiz Nascimento.

O ID Jovem é um documento que garante o acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de descontos - ou mesmo gratuidade - em viagens interestaduais a jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos. Com o ID o jovem pode garantir até mesmo a isenção ao Enem. Este benefício deve ser emitido por meio de aplicativo no celular ou pela internet. Veja os detalhes do projeto e como participar nos links https://goo.gl/YKd7Xe e https://goo.gl/q97VsR

O vice-prefeito destacou a chegada do ID Jovem para Mangaratiba. “Estamos formando nossos cidadãos. Em momentos de crise essas parcerias são fundamentais, principalmente para este público-alvo que o programa atende. Oferecer oportunidades em forma de acesso ao lazer e transportes são fundamentais para o crescimento do jovem mangaratibense”, destacou Brandão.

Na mesma linha de raciocínio, o secretário Leandro de Paula analisou a assinatura do termo. “Agradecemos à Secretaria de Estado. Pois é o segundo grande projeto que eles nos agraciam este ano. O primeiro foi de curso de máquinas pesadas que beneficiou mais de 300 pessoas. Agora o ID Jovem chega em um momento importante, em que esse público específico vivia nas ruas, sem acesso à lazer, cultura e transporte. Nossa secretaria está aqui para abraçar os jovens. Contem com a gente”, disse Leandro.

 

A próxima etapa já começou com a capacitação dos profissionais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que serão responsáveis pelo atendimento aos jovens e para disseminar a informação para todo o município.

Quinta, 09 Novembro 2017 00:00

Educadores de Itaguaí denunciam fechamento de três escolas e cobram uma posição de vereadores

MANIFESTO Em meio à discussão sobre o pedido de urgência do chefe do Poder Executivo na apreciação do projeto que extingue vários cargos efetivo, e que, a partir da sessão de terça-feira (7), após aprovação pela a base governista, seguirá os trâmites para ser aprovada, servidoras das escolas municipais Santa Rosa, em Piranema; e Chaperó protestaram contra o possível fechamento das unidades, que hoje sofrem com falta de infraestrutura.

Quarta, 08 Novembro 2017 00:00

Aarão de Moura Brito Neto e presidente da Cedae dão início às obras que prometem solucionar o problema da falta de água no primeiro distrito

ABASTECIMENTO O prefeito de Mangaratiba, Aarão de Moura Brito Neto, esteve nesta segunda-feira (6), junto com o presidente da Cedae, Jorge Briard e representantes da empresa, no bairro Guity, para dar o pontapé inicial nas obras de melhoria na captação, abastecimento e distribuição de água para o primeiro distrito de Mangaratiba. 

Terça, 07 Novembro 2017 00:00

 Encontro entre o Poder Executivo e empresários do distrito definiu inícios das obras que vão melhorar abastecimento e distribuição de água do segundo distrito do município de Mangaratiba

INICIATIVA Uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada vai melhorar a captação, distribuição e o abastecimento de água no distrito de Conceição de Jacareí. A novidade foi firmada na tarde da última quarta-feira (1) durante encontro entre empresários do segundo distrito (condomínio Porto Real), o vereador Edu Jordão e o prefeito de Mangaratiba Aarão de Moura Brito Neto. Com a parceria, a iniciativa privada entra com a doação de todo o material e a prefeitura entra com a mão de obra. O início das obras deve acontecer em até 15 dias.

Terça, 07 Novembro 2017 00:00

AUDIÊNCIA PÚBLICA O Governo do Estado do Rio vai ampliar a oferta de escolas em tempo integral. O modelo estará em mais 45 unidades da rede pública, localizadas em 33 municípios, a partir de 2018, segundo anúncio feito pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) em outubro.

Terça, 07 Novembro 2017 00:00

 

Renata Pires

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

IMPASSE - No próximo dia 9, às 14h, será realizada mais uma tentativa de conciliação entre os profissionais da Educação e da Saúde de Itaguaí e a Prefeitura de Itaguaí, no Fórum da Comarca da cidade. Os servidores estão em greve, devido o atraso no salário que já dura 10 meses. O objetivo do encontro é buscar uma solução que atenda às reivindicações dos grevistas, como o salário fracionado e pagamento do 13º salário de 2016, ainda em aberto.

Os componentes do Movimento Unificado dos Servidores Público de Itaguaí, MUSPI, grupo criado no facebook, promete acampar em frente ao Fórum, a partir das 13h30 com intuito de “pressionar” o prefeito Carlo Busatto Júnior, o Charlinhos e a Secretária Municipal de Educação, Andréia Cristina Marcello Busatto a regularizar os pagamentos. Segundo o despacho, publicado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, o Sepe Itaguaí, ambos são acusados de “Mandado de Segurança Coletiva de Abuso de Poder em Atos Administrativos”. O documento é do dia 1º de novembro.

 

O Fórum fica na Rua General Bocaiúva, 402, no Centro de Itaguaí.

Sexta, 03 Novembro 2017 00:00

Trabalhadores debateram sobre o desrespeito da Prefeitura em relação a limitar que valida à lei da migração entre outras pautas

DEBATES Trabalhadores da educação da rede municipal de ensino de Itaguaí se reuniram em assembleia na manhã desta quarta-feira (1). O local para a reunião foi o Colégio Clodomiro Vasconcelos. O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe/Itaguaí) passou os informes sobre questões que foram judicializadas pelo sindicato, como a migração, e realizou esclarecimentos.

Sexta, 03 Novembro 2017 00:00

CAPACITAÇÃO A divisão entre os três poderes, o papel do Legislativo e as características de um projeto de lei estiveram entre os temas do última dia de capacitação com os alunos eleitos pelos municípios da Região Metropolitana, da 11ª edição do Parlamento Juvenil (PJ), realizada na quarta-feira (1), na Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Eles estão entre os 97 jovens eleitos para apresentar propostas que podem se tornar projetos de lei na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Sexta, 03 Novembro 2017 00:00

 PROPOSTA A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (31), proposta que obriga as escolas públicas e particulares a instituir programas de gerenciamento de resíduos sólidos que contemplem a coleta de lixo eletrônico, como celulares e tablets sem uso. O texto altera a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/99) para incluir a medida.

Quarta, 01 Novembro 2017 00:00

Para Aramis Brito, a saída para a cidade é descentralizar a polícia e armar a Guarda Municipal

BANG BANG Na contramão dos que são contra o armamento da Guarda Municipal, como a população de Niterói, que disse “não” em plebiscito no último domingo (29), o deputado estadual Aramis Brito (PHS) defende o armamento da guarda. A defesa foi feita em sua página no Facebook, depois de um fim de semana em que Itaguaí ficou manchado de sangue pela violência. Um policial militar e um jovem evangélico foram assassinados.

Quarta, 01 Novembro 2017 00:00

AUSENTES Não houve sessão ordinária nesta terça-feira (31). O motivo? Não. Não foi uma festa de Halloween. Embora a bruxa pareça estar mesmo solta em Itaguaí, depois do fim de semana violentíssimo. A razão foi a falta de quórum. Orquestrados como só eles, mais uma vez os 12 vereadores da Câmara Municipal de Itaguaí, que formam a base de apoio do governo, não compareceram ao mesmo tempo. Na Casa, apenas os suprapartidários: André Amorim (PR), Genildo Gandra (PDT), Ivanzinho (PSB), Waldemar Ávila (PHS) e Willian Cezar (PSB). O motivo da ausência dos outros seria uma reunião com o comando geral da Polícia Militar e o prefeito Carlo Busatto Junior (PMDB) para tratar da troca do 24ºBPM (Queimado), pelo 27º BPM (Santa Cruz) em Itaguaí.

Terça, 31 Outubro 2017 00:00

BOA NOVA A Prefeitura de Seropédica divulgou nota na sexta-feira (27) anunciando que comunicou aos servidores que o pagamento relativo ao mês de outubro seria efetuado na própria sexta.

Terça, 31 Outubro 2017 00:00

Instituição exige exoneração das secretárias Andreia Busatto, Érika Souza e Flavia Guilherme

AGORA É AÇÃO Exatamente sete meses após o Ministério Público Estadual (MP-RJ) ter recomendado a exoneração (em 30 de março) da primeira dama, Andreia Busatto, e da filha do vice-prefeito, Abeilard Goulart, Érika Souza, a instituição ajuizou ação civil pública pedindo o afastamento de ambas do cargo de secretárias de Educação e Esporte, respectivamente. Além de pedir o afastamento de Flávia Coutinho Guilherme como diretora geral de Meio Ambiente, e de Luís Carlos da Silva Rocha como diretor da secretaria de Eventos. Flávia é mulher do secretário de Meio Ambiente Jailson Barboza, enquanto Luís Carlos é irmão de Fábio Luís da Silva Rocha, atual secretário municipal de Eventos.

Sexta, 27 Outubro 2017 00:00

Como presidente da CPI, Vinicius Alves diz que é questão de honra colocar o aparelho para funcionar

LABUTA A cada dia o noticiário mostra os problemas de saúde no estado do Rio de Janeiro. No município de Itaguaí, a situação não é muito diferente. São inúmeros problemas que vão desde a UPA fechada, até um tomógrafo encaixotado em um canto de um corredor do Hospital Municipal São Francisco Xavier e tudo que envolve a obra para instalação do equipamento. Após rumores de irregularidades no uso do dinheiro para a obra que deveria aprontar uma sala para instalar o tomógrafo, a Câmara de Vereadores aprovou uma CPI para apurar o caso. O presidente é o vereador Vinicius Alves (PRB), que tem como companheiros na empreitada os também novatos Gil Torres (PTN), Minoro Fukamati (PSD), Junior do Sítio (PV) e Haroldo de Jesus (PSDB).

Quinta, 26 Outubro 2017 00:00

PROVIDÊNCIAS A grave crise financeira que colocou o estado do Rio à beira da bancarrota continua produzindo estragos municípios afora. O mais recente diz respeito à ameaça de fechamento, até dezembro de 2017, da agência da Auditoria Fiscal Regional de Itaguaí (AFR - 20.01), que atende aos municípios de Itaguaí, Japeri, Paracambi e Seropédica. A especulação nasceu de uma exigência do Governo Federal, de que o estado do Rio corte custos para se habilitar a um empréstimo que lhe permita respirar um pouco mais aliviado.

Quinta, 26 Outubro 2017 00:00

Entidade teria considerado a Lei 3.510 inconstitucional e vereador Zezé quer aumentar fiscalização no setor ambiental

 

COMPLICAÇÃO Pode-se dizer que o dia de terça-feira (24) foi de frustação para os trabalhadores desempregados de Itaguaí. Pela manhã, aconteceu uma audiência pública para discutir a Lei 3.510, de autoria do vereador Eliezer Lage Bento, o Zezé (PRTB), e que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas locais em empregar 70% de mão de obra itaguaienses. A discussão acabou rasa, pois das 75 empresas convidadas, apenas quatro compareceram. Além disso, causou indignação a postura da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Quarta, 25 Outubro 2017 00:00

SEM TRANSPARÊNCIA A falta de transparência sobre ações do governo municipal vira alvo de debate mais uma vez na Câmara de Vereadores de Itaguaí. Com o Requerimento 403, o vereador Waldemar Ávila (PHS) solicitou informações sobre o contrato do Poder Executivo com uma empresa que fornece palm tops para os agentes de trânsito marcarem as multas de motoristas infratores na cidade. A discussão levantou o contínuo problema com transparência nas ações do governo.

Quarta, 25 Outubro 2017 00:00

Segundo vereador, apenas quatro, das 75 convidadas, compareceram a audiência pública sobre empregabilidade dos munícipes na cidade

EMPREGABILIDADE A audiência pública sobre empregabilidade em Itaguaí, mesmo esvaziada, foi considerada positiva. A Câmara Municipal de Itaguaí sediou, na manhã de ontem (24), uma audiência pública sobre a oferta de empregos por empresas instaladas no município. Durante o evento, trabalhadores desempregados, autoridades públicas do município e alguns representantes de empresas expuseram suas posições sobre o tema e sobre a polêmica Lei 3.510, que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas instaladas na cidade de empregarem até 70% de mão de obra itaguaiense.

Quarta, 25 Outubro 2017 00:00

Ministério Público vai investigar adiamento de eleição para membros do conselho do Itaprevi

 

INVESTIGAÇÃO Mais uma denúncia contra o prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB), virou inquérito. A decisão do Ministério Público saiu no meio da tarde desta terça-feira (24). A denúncia, feita por servidores municipais de Itaguaí, trata do adiamento, pelo Poder Executivo, da eleição para membros do Conselho Municipal de Previdência do Instituto de Previdência Municipal de Itaguaí (Itaprevi).

Terça, 24 Outubro 2017 00:00

Trabalhadores e empresas vão debater lei, qualificação e oportunidades na cidade

 

DEBATE A terça-feira (24) já começa agitada na Câmara Municipal de Itaguaí. Está marcada para esta manhã, uma audiência pública para debater a questão da empregabilidade no município. Proposta pelo vereador Ivanzinho (PSB) e assinada pelos 17 parlamentares da Casa, a reunião pretende esclarecer dúvidas geradas após aprovação da Lei 3.510, de autoria do vereador Zezé (PRTB), que dispões sobre a obrigatoriedade das empresas instaladas na cidade de empregarem até 70% de mão de obra itaguaiense.

Terça, 24 Outubro 2017 00:00

UNIDOS O plenário da Câmara Municipal de Mangaratiba aprovou recentemente, uma lei que garante vagas para irmãos na mesma unidade de ensino. De autoria do vereador e professor Renato Pereira, o Renato Fifiu, (PSDB), a Lei nº 1046 já foi sancionada pelo Executivo e está em vigor.

Sexta, 20 Outubro 2017 00:00

Juiz passou audiência para o dia 9 de novembro e funcionalismo promete nova vigília na porta do fórum

 

MOBILIZAÇÃO Os servidores públicos de Itaguaí continuam sem um calendário para receberem seus vencimentos atrasados. O juiz Adolfo Vladimir Silva da Rocha adiou, pela segunda vez, a audiência, que aconteceria nesta quinta-feira (19), em que o prefeito de Itaguaí deveria estabelecer um calendário com datas de vencimentos atrasados do município.

Quinta, 19 Outubro 2017 00:00

Iniciativa tem o objetivo de abrir as portas da universidade para que crianças e jovens desenvolvam múltiplas atividades 

ENTENDIMENTO Uma reunião realizada na segunda-feira (16), no gabinete do vice-reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ) abriu caminho para que a instituição firme uma parceria com a Prefeitura de Seropédica com o objetivo de estimular diversas atividades esportivas na cidade. Representando a UFRuralRJ, participaram do encontro o pró-reitor de Extensão, Roberto Carlos Costa Lélis; a pró-reitora adjunta de Extensão, Gabriela Rizzo; e o coordenador do curso de educação física Ricardo Ruffoni. A Prefeitura de Seropédica foi representada pelo subsecretário de Esporte, Gilmar Dias; e pelo diretor de Esporte, Lealdo Mota.

Quarta, 18 Outubro 2017 00:00

MAIS UMA Outra vez a urgência tomou conta das discussões da sessão da Câmara Municipal de Itaguaí. Basta os expedientes recebidos serem lidos que o debate começa. Para a base, é a normalidade conveniente ao governo e ela está ali para cumprir. Para os suprapartidários, é uma forma de aprovar matérias sem que todos tenham o devido conhecimento daquilo em que estão votando.

Quarta, 18 Outubro 2017 00:00

O descaso da Cedae com a cidade foi debatido na Câmara de Vereadores, que promete cobrar melhorias no abastecimento

 

FALTA D’ÁGUA Com a chegada do verão, a população de Mangaratiba dobra e, com isso, aumenta o consumo de água potável no município que já é motivo de reclamação dos moradores que sofrem há anos com falta do líquido precioso.

Quarta, 18 Outubro 2017 00:00

Ausência de condições para instalação do equipamento no HMSFX continua sem explicações

 

LENTIDÃO A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do tomógrafo por enquanto não demonstrou para que foi instaurada. Aprovada na Câmara de Vereadores de Itaguaí, em maio, para investigar o destino da verba reservada à obra de instalação do equipamento no Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSFX), cinco meses depois ainda não se sabe a que conclusão chegou.

Quarta, 18 Outubro 2017 00:00

Prefeito Anabal Barbosa de Souza e vice-prefeito Amaurildo Soares, de Seropédica, marcaram presença no evento, que reuniu ainda especialistas em gestão fiscal

REFLEXÃO O grave desequilíbrio fiscal na maioria das cidades brasileiras e a necessidade de ajuste das contas públicas, ainda que o país tenha uma das maiores cargas tributárias do mundo, foram os temas centrais do seminário realizado na segunda-feira (16) pelo Sistema Firjan e a Comunitas, com apoio da Frente Nacional dos Prefeitos. Com a participação de prefeitos e secretários de Fazenda e Planejamento do Rio, o evento foi realizado na sede da Firjan e debateu soluções para o ajuste das contas públicas no âmbito municipal.

Terça, 17 Outubro 2017 00:00

Filhos em unidades diferentes gera transtornos para responsáveis que precisam trabalhar

JUNTOS Na sessão ordinária da semana passada, a Câmara Municipal de Itaguaí aprovou, em primeira discussão, a Lei 3.575, de autoria do vereador Willian Cezar (PSB), que dispõe sobre a garantia de vagas para irmãos na mesma unidade escolar. Se essa lei passar pelo parlamento e for sancionado pelo prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB), trará uma grande tranquilidade para pais de alunos, que enfrentaram dificuldades para colocar os filhos na mesma escola.

Quinta, 12 Outubro 2017 00:00

Entre as autoridades que receberam o título de Cidadão Seropedicense estavam o prefeito Anabal Barbosa de Souza, o senador Eduardo Lopes; o desembargador Siro Darlan e o secretário de estado de saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior

HOMANAGEM Na segunda etapa das comemorações pela passagem do aniversário da cidade, que foi iniciada quarta-feira (11), com um desfile cívico na Rua Rita Batista, no bairro Dom Bosco, a Câmara Municipal de Seropédica realizou na quinta-feira (12), a tradicional solenidade de entrega da títulos de Cidadão Seropedicense a 55 personalidades que, na avaliação dos dez vereadores e, ainda, do prefeito, deram uma valiosa contribuição para o desenvolvimento da cidade. A solenidade foi realizada, a partir das 17h, no plenário da Câmara Municipal de Seropédica.

Quarta, 11 Outubro 2017 00:00

Mais de seis mil estudantes e professores homenageiam a cidade, que terá ainda entrega de títulos de Cidadão Seropedicense

COMEMORAÇÕES Os 21 anos de emancipação político-administrativa da cidade de Seropédica serão comemorados hoje com um desfile cívico do qual vão participar mais de seis mil alunos e professores de 24 escolas das redes municipal, estadual e particular do município.

Quarta, 11 Outubro 2017 00:00

ENTREVISTA: Anabal Barbosa de Souza, prefeito de Seropédica 

Prefeito de Seropédica conta o que vem fazendo para enfrentar um cenário econômico desfavorável e encarar a difícil situação financeira que encontrou no município

Obedecendo a um estilo despojado das formalidades inerentes ao cargo, o prefeito de Seropédica, Anabal Barbosa de Souza, recebeu a reportagem do ATUAL para uma rápida conversa no intervalo entre os atendimentos à população na Subprefeitura do Km 40, na tarde de ontem, quando falou dos meses iniciais de seu terceiro mandato como prefeito.

Quarta, 11 Outubro 2017 00:00

Policiais militares da 5ª Cia foram homenageados na Câmara de Vereadores em sessão curta

 

FESTA Depois de tantas sessões longas causadas pelas extensas discussões sobre emergências de matérias oriundas do Poder Executivo, das dúvidas em torno do Regimento Interno (RI) e das divergências entre a base aliada ao governo e os suprapartidários, a assembleia desta terça-feira (10) não teve as discussões que se tornaram costumeiras.

Terça, 10 Outubro 2017 00:00

Falta de representantes públicos e baixo quórum marcaram negativamente a reunião do CCSPI

 

CICLO QUE SE INICIA A reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Itaguaí (CCSPI), realizada ontem (9) na Câmara Municipal de Vereadores, foi marcada pela apresentação do novo comandante do 24º BPM (Queimados), o tenente-coronel PM Maximiano Boaventura Bresciani.

Segunda, 09 Outubro 2017 00:00

Fonte de muita polêmica, o regimento da Câmara de Itaguaí causa dúvidas em alguns parlamentares

MUDAR? O Regimento Interno da Câmara Municipal de Itaguaí tem estado na berlinda em, praticamente, todas as sessões. As divergências em torno da interpretação de seus artigos se tornaram mais agudas depois da enxurrada de matérias com caráter de urgência que o Poder Executivo tem enviado para aprovação na Casa. De acordo com os suprapartidários, o presidente, Dr. Rubem Ribeiro (PTN), com orientação do procurador da Câmara, Admilson Costa, faz interpretações de acordo com as conivências do prefeito Charlinho (PMDB). Já o presidente acredita que o RI é cheio de brechas e aberto a várias interpretações, chegando a afirmar, na última sessão que o documento era “mal feito”.

Sexta, 06 Outubro 2017 00:00

Ministro Luís Roberto Barroso justificou que não constatou qualquer anormalidade, ilegalidade flagrante ou abuso de poder que autorizasse revogação da prisão do ex-gestor de Mangaratiba 

DECISÃO NO SUPREMO O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou provimento ao Recurso Ordinário em Habeas Corpus (RHC) 145421, interposto pelo ex-prefeito de Mangaratiba, Evandro Bertino Jorge, condenado a uma pena total de 52 anos de prisão por comandar organização criminosa voltada a fraudes a licitações e a desvios de mais de R$ 500 mil de recursos públicos quando era prefeito do município entre 2011 e 2012. Ele está preso preventivamente desde abril de 2015.

Sexta, 06 Outubro 2017 00:00

 

AGORA É LEI Criada pela Lei Estadual 7.706/17, sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão e publicada no Diário Oficial do Executivo da quinta-feira (5), foi instituída no estado do Rio de Janeiro a Campanha Permanente de Combate à Alienação Parental. A medida é de autoria do vice-presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), e tem como objetivo difundir orientações e peças publicitárias educativas sobre o comportamento da família que sofre com a Síndrome de Alienação Parental e suas consequências para a formação psicológica da vítima, normalmente o filho ou a filha.

Sexta, 06 Outubro 2017 00:00

NOVO ENDEREÇO Justificando que a nova localização vai facilitar o acesso para os munícipes, a Prefeitura de Seropédica anunciou que a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil funciona agora em novo endereço, na Avenida Ministro Fernando Costa, nº 414, no Centro da cidade.

Quinta, 05 Outubro 2017 00:00

VOLTA O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe/Itaguaí) conquistou uma vitória sobre a Prefeitura de Itaguaí. Na última segunda-feira (2), uma decisão liminar, concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), determinou o reestabelecimento do desconto dos valores referente a contribuição sindical voluntária correspondente a 1% dos vencimentos dos profissionais da educação do Município de Itaguaí filiados ao Sepe.

Quinta, 05 Outubro 2017 00:00

Ideia foi apresentada pelo parlamentar durante audiência da Subcomissão Especial que trata da regulamentação do recall de veículos no Brasil

CUIDADO Durante audiência pública realizada pela Subcomissão Especial que trata da regulamentação do recall de veículos no Brasil, o deputado federal Alexandre Valle (PR-RJ) afirmou que é preciso parar de comercializar carros que já tenham recall anunciado. A legislação atual prevê apenas que esta informação seja colocada no documento do veículo após um ano do início do chamamento. Mas a medida ainda não vale em todo o país.  

Quarta, 04 Outubro 2017 00:00

TUDO AZUL A estrela da sessão da Câmara Municipal de Itaguaí mais uma vez foi o Regimento Interno (RI) da Casa. Como já observado em todas as sessões, as interpretações dadas a ele tem gerado muitas discussões. Na noite desta terça-feira (3), como tem se repetido, o pedido de urgência e dispensa de interstício para matérias oriundas do Poder Executivo causou um debate com um tom bastante elevado. Algumas vezes com o nível despencando.

Quarta, 04 Outubro 2017 00:00

Chralinho sancionou lei com objetivo de beneficiar compradores do Minha Casa minha vida, mas ele também pode tirar proveito

 

ISENTOS O prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB), sancionou a Lei 3.560, como publicado na edição 594 do Jornal Oficial, de 29 de setembro. A lei foi aprovada, com dispensa de interstício na Câmara de Vereadores no dia anterior, na sessão do dia 28 de setembro. O principal mote da lei é beneficiar a quem precisa, a população de renda mais baixa. No entanto, com um caráter generalista, como explicitado pelo parecer do relator da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR), André Amorim (PR), o ilícito pode se apresentar nas entrelinhas.

Terça, 03 Outubro 2017 00:00

REPRESENTAÇÃO A diretora técnica de projetos, Vanessa Pereira; e o gerente administrativo e de recursos humanos, William Vieira, representaram a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica no 4° Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, que foi realizado na quarta-feira (27), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, na Praça Tiradentes, no centro do Rio.

Terça, 03 Outubro 2017 00:00

Novo projeto de lei enviado à Câmara Municipal por Charlinho determina apreensão de material de quem deve aos cofres públicos

COLÔNIA E o déspota entra em ação mais uma vez em Itaguaí. “Rei Charles”, como alguns servidores denominam o prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB), está realmente querendo aumentar a arrecadação do município, mesmo que com isso tenha que negativar pessoas que devam quaisquer valores à prefeitura. Como se já não bastasse esse feito, agora o mandatário municipal quer estabelecer uma espécie de derrama (um dispositivo fiscal aplicado em Minas Gerais, no Brasil colônia, a fim de assegurar o teto de cem arrobas anuais na arrecadação do quinto. O quinto era a retenção de 20% do ouro em pó ou folhetas que eram direcionadas diretamente à Coroa Portuguesa) sobre os comerciantes e empresários itaguaienses.

Sexta, 29 Setembro 2017 00:00

DEVEDOR A sessão ordinária de quinta-feira (28) foi bastante movimentada. Primeiro pela volta do vereador Noel da SOS (PT do B), que se acidentou na última terça-feira (26). Depois, quando o líder do governo, Sandro da Hermínio (PT do B), pediu dispensa de interstício de matérias já durante a leitura da ordem do dia. O ato foi protestado pelos suprapartidários, que afirmaram ser contra o Regimento Interno (RI). Com isso, a sessão foi suspensa para estudo do livro azul. Mas a movimentação mais acentuada foi durante a discussão dos pareceres das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Finanças e Orçamento (CFO) para a lei que determina a negativação de quem não paga seus créditos à Prefeitura de Itaguaí.

Sexta, 29 Setembro 2017 00:00

Trabalhadores querem que o poder público de Itaguaí pressione as empresas para aplicação da lei 3.510, que garante vagas a munícipes

SOMANDO FORÇAS Na busca por uma vaga de trabalho, desempregados de Itaguaí se reuniram com vereadores e secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do município, na tarde de quinta-feira (28) na Câmara Municipal da cidade, para traçar estratégias e buscar soluções. A mobilização se baseia na recente lei 3.510, aprovada em junho deste ano, que determina que as empresas instaladas na cidade contratem um percentual de 70% de munícipes.

Quinta, 28 Setembro 2017 00:00

Mais uma leva de matérias do Executivo foram aprovadas com urgência e membros de comissão reclamam dos prazos para pareceres

RAPIDINHO Depois do acidente com o vereador Noel da SOS (PT do B) e da suspensão por alguns minutos, a sessão ordinária de terça-feira (26), da Câmara Municipal de Itaguaí, repetiu o que tem acontecido nos últimos meses. O líder do governo, Sandro da Hermínio (PT do B), apresentou mais um rosário de matérias oriundas do Poder Executivo e solicitou a urgência. Inclusive, o acidente de Noel foi uma das justificativas para que se acelerasse a votação de matérias complexas, como as que tratam de tributação.

Quarta, 27 Setembro 2017 00:00

Solenidade de transmissão de cargo, na segunda-feira (25), foi conduzida pela comandante do 3º Comando de Policiamento de Área

POSSE A comandante do 3º Comando de Policiamento de Área, coronel PM Cláudia de Melo Lovain de Menezes Cardozo, comandou a cerimônia realizada na segunda-feira (25), em que o tenente-coronel PM Maximiano Boaventura Bresciani assumiu o comando do 24º BPM (Queimados), em substituição ao também tenente-coronel PM André Santos de Souza, que estava no cargo desde o dia 9 de janeiro.

Quarta, 27 Setembro 2017 00:00

TRABALHO Com a Casa lotada, a sessão desta terça-feira (26) da Câmara de Municipal de Itaguaí só não foi tão longa como nos últimos meses, porque o vereador Noel da SOS (PT do B) sofreu um acidente em seu gabinete e em solidariedade ao colega, a assembleia foi encerrada mais cedo. Mas não sem antes a aprovação de uma extensa série de matérias, oriundas do Poder Executivo, em caráter de urgência e alguma discussão em torno disso. A sessão foi marcada também pela presença de desempregados itaguaienses, que esperam dos edis da cidade alguma providência para minimizar os danos da crise do emprego.

Terça, 26 Setembro 2017 00:00

Prefeito baixou decreto no dia 19 e população diz que está revoltada com atitude na surdina

FIAT LUX Que Itaguaí está um breu, isso é notório. Pelas ruas de vários bairros, inclusive no centro, pode-se notar a falta de lâmpadas que não funcionam nos postes. O assunto já virou tema de discussão nas sessões da Câmara Municipal. O que ainda parece não ter sido debatido foi o decreto nº 4.245. Publicado no dia 20 deste mês, o documento reajusta a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), referente ao exercício 2018, em até 93%. A ação do prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB), pegou muita gente de surpresa e está causando revolta.

Terça, 26 Setembro 2017 00:00

INICIATIVA Até agosto deste ano, cerca de 10 mil artesãos de 31 municípios fluminenses estavam cadastrados no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais do Governo Federal. Para dar mais segurança ao exercício da função e baratear os custos de trabalho da categoria, os profissionais de todas as 92 cidades do estado deverão estar inseridos no Sistema até o final de 2018, de acordo com o secretário de Estado de Turismo, Nilo Félix. O prazo foi divulgado em uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (25) pela Frente Parlamentar da Economia Solidária da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Sexta, 22 Setembro 2017 00:00

Ações seriam forma de assediar servidores da Saúde e da Assistência e impedir o direito de greve

 

NA MIRA A prefeitura de Itaguaí é alvo de uma nova investigação. Esta semana, a denúncia sobre a transferência de servidores em greve, feita ao Ministério Público pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Itaguaí (Muspi), virou um inquérito para averiguar as irregularidades e supostos assédios contra trabalhadores.

Quinta, 21 Setembro 2017 00:00

Presidente nomeou nova Comissão de Educação durante a sessão para obter parecer favorável a projeto do Executivo

ATROPELO Nem só de protestos de pessoas em busca de uma colocação e defesa da honra de pai foi feita a sessão de terça-feira (19) da Câmara Municipal de Itaguaí. Durante a noite, a Casa conseguiu enterrar a participação do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe/Itaguaí) no Conselho Municipal de Educação (CME). E deu um dos maiores exemplos de como ignorar regras já estabelecidas. É claro que a aprovação da matéria só ocorreu depois de longa discussão, pois o Regimento Interno (RI) foi posto de lado mais uma vez. Houve também acusação de que o presidente da Casa, Dr. Rubem Ribeiro (PTN), age com ‘dois pesos, duas medidas’. O que para bom entendedor, significa que ele tem sido parcial.

Quinta, 21 Setembro 2017 00:00

Executivo mandou e Legislativo obedeceu ao aprovar lei que se contrapõe à Lei Orgânica do município

FORA O processo de retirada do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe/Itaguaí) do Conselho Municipal de Educação (CME) é visto por muitos como um ato absurdo. Para alguns especialistas, a retirada do Sepe do CME é como retirar a Polícia Militar do Conselho de Segurança.

O Sepe vê de duas formas: com ausência de surpresa e com estranheza. Ausência de surpresa, porque o sindicato afirma que não poderia esperar outra coisa de um governo que sempre se recusou a negociar com trabalhador e segue a cartilha do PMDB nacional. Além disso, já é a segunda vez que o governo Charlinho (PMDB) age dessa forma com o sindicato. Foi a mesma situação em 2009. A estranheza ficou por parte da Câmara de Vereadores, que aprovou uma lei, em regime de urgência, para retirar uma entidade ligada à educação de um conselho de: educação.

CONTRADIÇÃO

De acordo com a diretora geral do Sepe, Dulce Figueira, o parlamento agiu de maneira negligente com a educação municipal. “A mesma Câmara, até o momento, nada fez em relação à carência de professores. Há inúmeras turmas sem professores, de diversas disciplinas, mas a Câmara não fez nada. E onde está a Câmara, que não está fiscalizando isso? Como vamos encerrar o ano?, questiona Dulce.

Para o diretor de comunicação do Sepe, Filipe Veloso, a Lei. 3.554 aprovada pela base governista, que tem maioria na Casa, não é legitima. “a lei que a Câmara aprovou respaldando o prefeito não significa que tenha legitimidade, uma vez que ela é contraditória com o que diz o item 5 , do artigo 226 da Lei Orgânica Municipal, que assegura a participação sindical na política de educação do município”, diz Veloso.

Diante do absurdo feito pelo Poder Executivo , com respaldo do Legislativo, o sindicato afirma que entrará com ação junto ao Ministério Público para questionar a lei, que já foi sancionada e publicada no Jornal Oficial desta quarta- feira (20). A ideia é utilizar argumentos da Lei Orgânica Municipal, que garantem a participação sindical no CME, para mostrar a inconstitucionalidade da matéria.

Ainda segundo o sindicato, o governo age de maneira autoritária mostrando que cumprir leis não é bem o seu forte. Pois a lei aprovada abandona a meta 19 do Plano Municipal de Educação, vigente de 2015 a 2025, que garante uma gestão democrática da educação.  Fere ainda o artigo 226, da Lei Orgânica.

Essa é também a opinião do presidente da OAB / 23ª Subseção Itaguaí, Arthur Fraga Oggioni. Ele entende que a lei aprovada na terça-feira (19) está em desacordo com a Lei Orgânica especificamente na previsão do artigo 226, inciso 4º, que prevê a participação de membro do magistério no Conselho de Educação através de sua representação sindical.

PREJUÍZOS

Outra diretora do Sepe, Gloria Nunes, diz que todos os conselhos de Itaguaí foram criados com a iniciativa do Sepe. “O Sepe fazia parte de tudo, até que foram chegando outros elementos e a gente foi priorizando o que era ligado à educação”, diz. Agora, o Sepe é mais uma vez expulso por um prefeito que já foi chamado de déspota por servidores.

“A intenção não é formular ou trabalhar em cima de políticas públicas de educação, mas sim mascarar e maquiar o conselho”, afirma o diretor do sindicato, Willians Ramos. A entidade acredita que o prejuízo para a educação é que o professor tem a visão do corpo docente. Mas a escola não funciona só com o docente. “Hoje, por meio do sindicato, haveria essa preocupação. Dos dois conselheiros do sindicato, um era professor e o outro técnico administrativo, porque a escola é uma engrenagem composta por várias peças. Não é só o professor que faz parte do processo educativo, ele é o agente principal junto com o aluno sim, mas há outros agentes que participam dom projeto de implementação de educação”, diz.

Para a atual presidente do Conselho Municipal de Educação, Anna Paula Sales, a retirada do Sepe não é apenas prejudicial ao conselho. “Na minha opinião é uma perda não somente para o CME , mas para toda população, pois a sociedade civil organizada diretamente ligada à educação , atuava na fiscalização e no acompanhamento social... Onde deixo o seguinte questionamento : Afinal, quem precisa ter medo do Controle Social ?”, diz Anna.

O MESTRE

Para o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, Willian Cezar, que votou contra a Lei 3.554, a situação é grave e desanimadora. “É lamentável isso. Como pode o sindicato que é o representante de toda a categoria, ser retirado de um conselho que fala sobre educação. A lei que aprovou a saída do Sepe foi totalmente irregular”, disse, destacando ainda quais as intenções do governo em sua opinião. “O governo quer retirar o Sepe, porque ele está realmente fazendo o seu papel dentro do conselho. Neste ano, nós tivemos diversas passagens por cima de normas feitas pelo CME e a inclusão do sindicato, tem gerado as discussões mais técnicas, tentando corrigir o que vem sendo feito de errado. Isso talvez esteja incomodando ao governo”, conclui.

O Sepe acredita que ao “dizerem amém” para os desmandos do Executivo, os vereadores passam a visão de que se importam mais em obedecer, do que fiscalizar e garantir uma educação de qualidade. “Para nós, na avaliação do cidadão instruído, os vereadores estão passando vergonha. Estão passando atestado de ingenuidade ou de conluio mesmo. Não fiscalizam os problemas da educação e exercem a política do ‘tudo que seu mestre mandar, faremos todos’”, afirmam os diretores do sindicato.

“A intenção não é formular ou trabalhar em cima de políticas públicas de educação, mas sim mascarar e maquiar o conselho” Willians Ramos

“O Sepe fazia parte de tudo, até que foram chegando outros elementos e a gente foi priorizando o que era ligado à educação” Gloria Nunes

“A lei que a Câmara aprovou respaldando o prefeito não significa que tenha legitimidade, uma vez que ela é contraditória” Filipe Velosos

“A mesma Câmara, até o momento, nada fez em relação à carência de professores. Há inúmeras turmas sem professores” Dulce Figueira

Dilceia Norberto

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Quarta, 20 Setembro 2017 00:00

SEGURANÇA PÚBLICA  O deputado federal Alexandre Valle (PR), voltou a pedir atenção para a segurança pública em Itaguaí e região. Assim como na última quarta-feira (13), o parlamentar relatou o aumento da criminalidade no município e nas cidades vizinhas.

Quarta, 20 Setembro 2017 00:00

O novato usou a tribuna para rebater um colega da base e defender o pai, que é secretário de Desenvolvimento

A VOZ Tudo levava a crer que a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itaguaí, da noite desta terça-feira (19), seria como as outras: longas discussões sobre pedidos de urgência para matérias do Executivo, desacordo entre os edis sobre o Regimento Interno e rolo compressor. Tudo isso aconteceu, mas um protesto de desempregados itaguaienses, cobrando dos vereadores que cobrassem das empresas que empregassem mais munícipes, deu um outro tom à assembleia. E até o impensado, o inesperado, o inédito aconteceu: o vereador Haroldo de Jesus (PSDB) tomou a tribuna e falou.

Terça, 19 Setembro 2017 00:00

Instituição recomendou exoneração de Andreia Busatto e de Erika Souza, mas ambas seguem como secretárias de governo

 

CONTINUA Apesar do prazo fixado de 15 dias para adesão ao termo, quase meio ano depois da recomendação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), nada mudou. Em 30 de março, a instituição emitiu recomendação ao prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB) e ao presidente da Câmara Municipal de Itaguaí, Dr. Rubem Ribeiro (PTN), para que dessem fim ao nepotismo na cidade, mas a determinação acabou solenemente ignorada.

Sexta, 15 Setembro 2017 00:00

SEGURANÇA Durante a audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, realizada na quarta-feira (13), em que participaram o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Antonio Roberto Cesário de Sá e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wolney Dias, o deputado federal Alexandre Valle (PR) pediu mais segurança para Itaguaí. Assista o vídeo da solicitação do deputado.

Sexta, 15 Setembro 2017 00:00

Por intermédio do deputado Alexandre Valle, a assinatura de protocolo para abertura do posto foi em Brasília com a presença do prefeito Aarão

 

INICIATIVA O deputado federal Alexandre Valle (PR) participou, na quarta-feira (14), no gabinete da presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília, da assinatura do protocolo para abertura de um Posto Avançado de Atendimento do INSS em Mangaratiba.

Sexta, 15 Setembro 2017 00:00

DEBATE A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica participou, na quarta (13) e quinta-feira (14), do Fórum de Desenvolvimento Econômico da Baixada Fluminense (FDEBF), encontro realizado no Top Hotel Paracambi. O órgão foi representado pela subsecretária de Desenvolvimento Sustentável, Cleidy Nunes; e pela diretora de Projetos, Vanessa Pereira.

Quinta, 14 Setembro 2017 00:00

Após reprovar requerimento de informação de Waldemar Ávila, Noel da SOS pede requerimento de informação

 

QUEM QUER SABER? A sessão ordinária de terça-feira (12) foi extensa, principalmente devido às longas exposições dos edis. Mas também foi marcada por uma notável contradição em relação ao cumprimento de suas vereanças entre os vereadores, cuja maioria optou por apoiar o governo do prefeito Charlinho. É sabido que desde o início dessa legislatura, alguns requerimentos foram enviados ao Poder Executivo e as respostas pouco ou nunca chegaram, mesmo algumas tendo sido reiteradas pela presidência da Casa. Na última sessão, mais um pedido de informação entrou em votação. No entanto, aqueles que têm por obrigação fiscalizar a partir de informações, rejeitaram-no.

Quarta, 13 Setembro 2017 00:00

Parlamentares de Itaguaí votaram contra pedido de dispensa de interstício de Sandro da Hermínio

NÃO Pela primeira vez, em muito tempo, os suprapartidários venceram uma votação na Câmara de Vereadores. Na verdade, não foram os suprapartidários que venceram. O que houve de fato foi uma derrota do líder do governo, Sandro da Hermínio (PT do B). Depois que o Presidente da Casa, Dr. Rubem Ribeiro (PTN), fez um desabafo sobre as acusações de que estaria prolongando as sessões ordinárias com o objetivo de causar um esvaziamento das assembleias e só então colocar as matérias mais polêmicas em votação, Sandro foi à tribuna para parabeniza-lo.

Terça, 12 Setembro 2017 00:00

Para suprapartidários, nova legislação pode ser usada como desculpas para exoneração de servidores efetivos

 

PODE? A edição extra, número 590, do Jornal Oficial de Itaguaí, publicada às vésperas do feriadão da Independência, em 6 de setembro, traz o ato de sanção do prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB), para a Lei 3.541, de autoria do próprio Poder Executivo. A lei em questão reconhece o estão de calamidade pública no âmbito da administração financeira, declarado pelo Decreto nº 4.200, quando a nova gestão tomou posse em janeiro deste ano. O tema virou pauta em uma das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Itaguaí, quando o bloco suprapartidário considerou a aprovação do decreto um documento assinado em branco para que o Executivo fizesse o que bem entendesse. Para muitos especialistas, a Calamidade Financeira – se é que ela existe – pode servir como desculpas para que o município gaste desmedidamente, ou como desculpa para corte de gastos. O fato é que o município pode incorrer em inúmeras irregularidades.

Segunda, 04 Setembro 2017 00:00

População continua convocada e base governista deve aprovar mais matérias oriundas do Executivo

PRÓXIMA A sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaguaí, terça-feira (5), está sendo bastante aguardada. Especialmente depois do fiasco da última quinta-feira (31), quando após ter sido aberta pelo vice-presidente da Casa, André Amorim (PR), com leitura bíblica e tudo, feita pelo vereador Waldemar Ávila (PHS), foi encerrada por falta de quórum. A grande maioria dos governistas não compareceu e a única justificativa dada foi: ‘Houve um problemão’, disse o vice-líder do governo na Câmara, Noel Pedrosa, que não compareceu à plenária, mas esteve em seu gabinete.

Quinta, 31 Agosto 2017 00:00

Apenas os vereadores do grupo suprapartidários e três da base governista compareceram à sessão de quinta-feira

MISTÉRIO NO AR! Com apenas sete parlamentares no plenário da Câmara Municipal de Itaguaí, a sessão de quinta-feira (31) foi suspensa por falta de quórum. Por volta das 18h30 só ocupavam os seus assentos os vereadores, do grupo suprapartidário, André Amorim (PR), Willian Cezar (PSB), Waldemar Ávila (PHS), Ivan Charles (PSB) e Genildo Gandra (PDT), além dos governistas Eliezer Lage Bento, o Zezé (PRTB) e Gil Torres (PTN), que só apareceu no plenário e deu meia volta. Já o vereador Noel Pedrosa (PT do B) foi visto circulando nos corredores da Casa.

Quarta, 30 Agosto 2017 00:00

Encontro definiu data para a apresentação de demandas específicas de cada município

ENTENDIMENTO As 21 prefeituras que integram a Região Metropolitana do Rio de Janeiro firmarão acordos de cooperação técnica para integrar as inteligências, trocar informações, treinar e capacitar suas guardas municipais. As propostas foram apresentadas em reunião no Centro de Operações Rio, e cada prefeitura analisará as demandas específicas para, em 30 dias, assinarem os termos com a capital. A Prefeitura do Rio propôs fazer parcerias com os demais municípios nas áreas de urbanismo, saúde, educação e cultura.

Quarta, 30 Agosto 2017 00:00

 

CONSTRUÇÃO A sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaguaí desta terça-feira (29) foi bastante extensa. Com a presença de todos os vereadores, mas ausência de muita gente, pois a Casa estabeleceu um novo sistema para permitir a entrada de quem quisesse acompanhar a assembleia, a manifestação da plateia foi ruidosa, mas nem tanto. Ainda assim, era difícil não protestar quando a base aliada tentava justificar a ausência de respostas do Executivo aos requerimentos de informações feitos e votados pelos vereadores desde o início da atual legislatura. Para o vereador Genildo Gandra (PDT), a aceitação de que o Prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB), responda às solicitações de informação quando bem quiser e como bem entender seria uma demonstração de que a Casa se tornou um ‘puxadinho’ do Poder Executivo.

Quarta, 30 Agosto 2017 00:00

CONVOCAÇÃO O vereador André Amorim publicou, na noite de terça-feira (29), em uma rede social uma convocação para que a população compareça à Câmara Municipal de Itaguaí, na quinta-feira (31), com o propósito de impedir a aprovação de um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a enviar o nome de devedores de IPTU, ISS ou de multas de trânsito para o SPC e o Serasa, além de encaminhar para protesto no cartório de títulos e documentos do município.

Terça, 29 Agosto 2017 00:00

Veículo faria transporte de pacientes da saúde e seria abastecido com combustível da Secretaria de Transporte

RELAÇÕES O munícipe que precisa fazer exames e procedimentos médicos e utiliza o transporte cedido pela Prefeitura de Itaguaí, não faz ideia de que o veículo não faz parte da frota própria adquirida pelo governo anterior. Na verdade, o carro pertence à empresa de um dos principais garantidores de que todas as vontades do prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB), sejam feitas na Câmara de Vereadores. Isso mesmo, a empresa do líder do governo, Sandro da Hermínio (PT do B), teria sido contratada para locar pelo menos um carro para o Executivo.

Terça, 29 Agosto 2017 00:00

Objetivo era ser atendido no gabinete do vereador Gil Torres, que está dando cartas de apresentação

NA FILA A terça-feira (29) começou bem agitada na Câmara Municipal de Itaguaí. E não foi por conta da sessão ordinária não. A coisa começou bem cedo. Centenas de desempregados se aglomeraram na frente da sede do Legislativo Municipal à espera da chegada do vereador Gil Torres (PTN). 

Sexta, 25 Agosto 2017 00:00

Carlos Kifer contou que a comissão que preside entrega tudo no prazo regimental, mas quem decide é o governo

NA LABUTA Há uma divisão clara entre vereadores de Itaguaí na Câmara Municipal. Há os que apoiam o governo do prefeito Charlinho (PMDB) e os que não apoiam. Estes, preferem ser chamados de suprapartidários ao invés de oposicionistas. Pois garantem que trabalham pelo bem da cidade. Com a presença marcante de servidores e com a batalha destes com o governo, os parlamentares governistas trataram de deixar bem claro, durante as últimas sessões, que também fazem tudo pelo bem do município.

Sexta, 25 Agosto 2017 00:00

Senador republicano fala sobre suas preocupações com a violência no Rio e a contribuição de seu mandato na tarefa de ajudar a combatê-la

ENTREVISTA Presidente nacional interino do Partido Republicano Brasileiro (PRB), o senador Eduardo Lopes concedeu entrevista essa semana falando sobre suas preocupações com a violência no Rio e, também, sobre a contribuição de seu mandato na tarefa de ajudar as autoridades na tarefa de conter a criminalidade que vem tirando a tranquilidade de quem mora ou vem ao Rio. Na entrevista, ele defende a agilidade na tramitação de projeto do então senador Marcelo Crivella, hoje prefeito do Rio, que tipifica como crimes hediondos o uso, o porte e a comercialização de fuzil ou de armas de guerra. Outra iniciativa que o parlamentar republicano considera importante é a que transfere da Justiça comum para a Justiça Militar o julgamento de policiais envolvidos em mortes resultantes de confrontos com bandidos. “Os números são alarmantes e preocupantes, mostrando a gravidade da situação no estado do Rio de Janeiro. A média de um policial morto a cada dois dias se mantém ao longo de oito meses do ano de 2017, é bala perdida... A questão da segurança é, realmente, uma prioridade”, diz o senador. Por também considerar que o tema merece uma reflexão urgente de toda a sociedade, o ATUAL reproduz aqui a entrevista que Eduardo Lopes concedeu a Carlos Nascimento, do Congresso Nacional

Sexta, 25 Agosto 2017 00:00

Autores do projeto garantem que medida vai permitir ao Governo do Estado colocar em dia o 13º salário dos servidores, pagar os extras da segurança

AGORA É LEI O prazo de vigência do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF), que seria até 2018, será prorrogado até o fim de 2020. É o que determina o Projeto de Lei 3.186/17, de autoria dos deputados Luiz Paulo (PSDB) e André Ceciliano (PT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na quinta-feira (24), em discussão única.

Quinta, 24 Agosto 2017 00:00

SOLENIDADE O vice-prefeito e presidente da 126ª Junta de Serviço Militar de Mangaratiba, Renildo Brandão, entregou nesta quarta-feira (23), os certificados aos jovens reservistas da cidade. O documento de dispensa de incorporação e compromisso à Bandeira Nacional foi diante de 72 jovens, que nasceram no ano de 1999. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Cary Cavalcanti, no Centro.

Quinta, 24 Agosto 2017 00:00

Governistas da Câmara de Itaguaí evocam democracia e garantem que votam como o Executivo quer

 

AMÉM! Na longa sessão ordinária de terça-feira (22), as divergências entre os edis da Câmara Municipal de Itaguaí atingiu seu ápice mais uma vez. Contudo, uma coisa ficou clara de uma vez por todas: tudo será votado como o prefeito Charlinho (PMDB) quiser. Para além disso, ainda há dúvidas na interpretação do Regimento Interno e reclamações sobre matérias que não são colocadas para votação.

Quarta, 23 Agosto 2017 00:00

Apesar de lei do alvará ter sido aprovada por unanimidade, vereadores mantiveram veto de Charlinho

CONTROVÉRSIAS Noite longa a de terça-feira (22). Especialmente na Câmara Municipal de Itaguaí. Com casa cheia e votações polêmicas, a agitação começou antes mesmo do início da sessão ordinária. A líder sindical, Cristiane Gerardo afirmou ter sido ameaçada por pessoas da base de apoio de um dos vereadores. Mas o mais marcante ainda estava por vir: quando parlamentares votaram contra seus próprios votos, como no caso da lei que trata da renovação automática do alvará de funcionamento, a instalação de um órgão de defesa do consumidor e o estado de calamidade financeira.

Quarta, 23 Agosto 2017 00:00

A Câmara Municipal de Mangaratiba aprovou nesta terça-feira (22), em primeira votação, a mensagem do projeto de lei do encaminhada pelo Pode Executivo, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2018.

Segunda, 21 Agosto 2017 00:00

Durante sessão, vereador anuncia que liberou matérias e sugere que autores coloquem em votação

DESORDEM A sessão ordinária da última quinta-feira (17) não foi apenas para arquivar o pedido de abertura de uma Comissão Especial Processante (CEP) para investigar o prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB). Serviu também para uma leve incitação ao desrespeito ao Regimento Interno feita pelos veteranos vereadores Carlos Kifer (PP) e Eliezer Lage Bento, o Zezé (PRTB). Ambos sugeriram que vereadores colocassem matérias em pauta para serem votadas naquele mesmo dia, sem que as matérias tivessem entrado previamente na Ordem do Dia.

Sexta, 18 Agosto 2017 00:00

 A Prefeitura de Mangaratiba deu mais um importante passo na ampliação do processo de desburocratização da máquina administrativa ao lançar esta semana o primeiro Pregão Eletrônico.

Sexta, 18 Agosto 2017 00:00

Procuradoria da Câmara emite parecer contra pedido de abertura de Comissão Especial Processante

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

GAVETA O pedido de abertura de Comissão Especial Processante (CEP) para investigar o prefeito de Itaguaí, Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB), foi reprovado em sessão ordinária desta quinta-feira (17). A maioria dos vereadores não viram qualquer obstrução ao acesso à informação feita pelo gestor da cidade. Apenas os parlamentares Genildo Gandra (PDT), Ivanzinho (PSB), Waldemar Ávila (PHS) e Willian Cezar (PSB) votaram pela abertura da implantação da comissão para apurar a denúncia.

Sexta, 18 Agosto 2017 00:00

Projeto de Lei de Alexandre Valle e Celso Russomano estabelece a recuperação judicial da pessoa física, com um juiz auxiliando a negociação

ORGANIZAÇÃO Os deputados federais Alexandre Valle (PR-RJ) e Celso Russomano (PRB-SP), autores do Projeto de Lei 7590/2017, acreditam que a proposta será colocada em votação na Câmara dos Deputados nesse segundo semestre. O PL é como uma Lei das Falências para a pessoa física endividada, estabelecendo a figura de um juiz para auxiliar na negociação e fixação de valores dentro do orçamento da família.

Sexta, 18 Agosto 2017 00:00

 

DESFILE CÍVICO A tradicional Semana da Pátria de Mangaratiba deste ano vai acontecer nos distritos da cidade. Ano passado, o evento foi realizado apenas no Centro, o que motivou o vereador Renato José Pereira, o Professor Renato Fifiu (PSDB) a aprovar uma indicação na Câmara Municipal, solicitando a realização nos locais que também eram tradição como: Muriqui, Itacuruçá, Praia do Saco e Conceição de Jacareí. E sobre os alunos de Praia Grande, estes vão desfilar em Muriqui.

Quarta, 16 Agosto 2017 00:00

Prefeitura de Itaguaí estaria contratando assessores logísticos para driblar necessidade de realização de concurso público

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

QUE FUNÇÃO? Após a exoneração de diversos servidores contratados, chama a atenção as inúmeras nomeações de pessoas em cargo de comissão para assessor especial de governo e assessor de logística. Os contratados para o último cargo, na verdade, estariam exercendo a função de guarda municipal. Essas nomeações foram divulgadas na edição 584 do Jornal Oficial da cidade, com data do dia 9 de agosto. Além das já propaladas contratações para a Secretaria de Esporte, comentadas pelos vereadores durante sessões ordinárias, os tais novos assessores são direcionados à Secretaria Municipal de Governo e à Secretaria de Ordem Pública.

Quarta, 16 Agosto 2017 00:00

A promotora da Vara de Infância e Juventude, Fernanda Otonni, questionou custos do 1º Fórum da área e recebeu duros ataques em redes sociais

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

DIVERGÊNCIAS O 1º Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente será apenas no dia 30 deste mês, mas o fato é que já há uma celeuma em torno dele. A promotora de Justiça, Fernanda Abreu Ottoni do Amaral, titular da Promotoria de Justiça de Infância e Juventude de Itaguaí fez alguns questionamentos sobre o evento e enviou um ofício ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com questionamentos sobre custos, currículos dos palestrantes e origem da verba a ser utilizada. O ofício teria vazado e os questionamentos não teriam sido bem recebidos, o que teria gerado uma enxurrada de ataques, em redes sociais, à promotora.

Terça, 15 Agosto 2017 00:00

REFLEXÃO O senador Eduardo Lopes, a deputada federal Rosângela Gomes, vereadores, secretários e outras autoridades participaram, no sábado (12), na Câmara Municipal de Belford Roxo, do primeiro Encontro do PRB Juventude da Baixada Fluminense realizado com o objetivo de mobilizar os participantes e conscientizá-los que podem ser agentes transformadores do ambiente político. O encontro teve a participação de jovens oriundos de vários municípios em que o movimento tem representação.

Terça, 15 Agosto 2017 00:00

Servidores compareceram à Câmara de Vereadores, mas sem matérias polêmicas não houve fortes protestos

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CALMA A sessão ordinária desta terça-feira (15) fluiu tranquilamente na Câmara de Vereadores de Itaguaí. Apesar da assistência lotada de servidores, os parlamentares tiveram a tranquilidade para votar as matérias, bem diferente das duas últimas sessões que, inclusive, foram suspensas antes do tempo. Hoje, talvez por falta de matérias que suscitassem os protestos dos presentes, as manifestações foram mais contidas. Houve cobranças ao Executivo e já no grande expediente, o vereador Willian Cezar (PSB) fez questionamentos ao presidente da Casa, Dr. Rubem Ribeiro (PTN), sobre o pedido de abertura de uma Comissão Processante contra o prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB).

Segunda, 14 Agosto 2017 00:00

Dilceia Norberto

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SUCATA Na semana em que a sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaguaí já havia sido suspensa porque alguns vereadores consideraram ter havido falta de respeito ao Regimento Interno e se retiraram da sessão, servidores se manifestaram fortemente durante a sessão. Uma voz se sobressaiu e mudou o lado das atenções em plena assembleia parlamentar. Após homenagem feita por um vereador, o condutor de ambulância, Carlos Leandro da Silva dos Santos, casado, pai de dois filhos e bacharel em Direito fez um desabafo. Sua revolta se deu por conta das péssimas condições de trabalho pelas quais passam todos os servidores do município, inclusive sua categoria. Carlos conversou com o ATUAL e revelou o raio X da situação.

Segunda, 14 Agosto 2017 00:00

INVESTIGAÇÃO Além de toda a movimentação ocorrida na Câmara de Vereadores de Itaguaí na última semana por conta das sessões ordinárias fora do comum, outro fato ocorreu fora do salão nobre onde se reúne a plenária e promete suscitar mais debate e participação popular na chamada Casa do povo municipal. Pois alguns servidores entraram com um pedido de Comissão Especial Processante (CEP) contra o prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB).

Segunda, 14 Agosto 2017 00:00

Proposta dos deputados André Ceciliano e Flávio Serafini se destina a coibir o fechamento indiscriminado de escolas

 

DETERMINAÇÃO Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou, na sessão de quinta-feira (10), em discussão única, proposta dos deputados André Ceciliano (PT), e Flávio Serafini (PSol), determinando que o fechamento ou transferência de unidades de educação sob administração do Estado, incluindo níveis e turnos e as escolas técnicas, sejam, fiquem sujeitos a pareceres emitidos pelo Conselho Estadual de Educação e do respectivo Conselho Escola Comunidade.

Sexta, 11 Agosto 2017 00:00

Saúde e Assistência Social fazem assembleia e deliberam pelo recrudescimento do movimento

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

MOBILIZAÇÃO Em plena Praça Barão de Teffé, junto ao busto do ilustre itaguaiense e sob fina chuva, os servidores da Saúde e da Assistência Social da cidade se reuniram em assembleia na manhã de quinta-feira (10). O mote da reunião era justamente preparar a categoria para o que os servidores chamam de retirada de direitos que o prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB) estaria fazendo.

Sexta, 11 Agosto 2017 00:00

O presidente da Casa interrompeu a sessão após manifestações indignadas da plateia

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

PALAVRA Sem trégua servidores compareceram à Câmara de vereadores mais uma vez nesta quinta-feira (10) e passaram a protagonizar o discurso da sessão ordinária da Casa Municipal de Itaguaí, que acabou sendo encerrada pelo presidente, Dr. Rubem Ribeiro, durante a leitura da ordem do dia. Os supostos representantes ficaram calados.

Sexta, 11 Agosto 2017 00:00

 

CONSULTORIA Aproveitando que o Ministério das Cidades (MCid) vai abrir linhas de crédito direcionadas aos municípios para investimento em obras de mobilidade urbana e saneamento, o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) anunciou que pretende colocar o seu gabinete à disposição dos prefeitos que desejarem consultorias que viabilizem a adesão aos programas do Governo Federal.