Loading...
Aug 21, 2018 Last Updated 2:58 PM, Aug 17, 2018
Sexta, 17 Agosto 2018 09:44

Vereadores aprovaram indicação que solicita ao Poder Executivo a reintegração de posse do prédio do antigo Colégio Cenecista Luiz Murat

 INDICAÇÃO APROVADA A Câmara Municipal de Itaguaí aprovou durante a sessão de terça-feira (14), a indicação de autoria do vereador Willian Cezar (PSB), que solicita ao Poder Executivo a reintegração de posse do prédio onde funcionava o tradicional Colégio Cenecista Luiz Murat.

Sexta, 17 Agosto 2018 09:38

OPÇÃO NO TURISMO Os municípios de Angra dos Reis, Paraty, Cantagalo (Boa Sorte), Santa Maria Madalena, Amparo, Trajano de Moraes, Ipiabas e Guapimirim ganharão roteiros de turismo rural, intitulados Eu quero essa experiência. Elaborados pelo Sebrae/RJ, a proposta de criação dos roteiros tem por objetivo fazer com que os turistas tenham um contato maior com a natureza, agricultura e tradições desses destinos que têm perfil histórico e cultural, mas não atuavam com o turismo.  O lançamento será durante um evento no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, no próximo dia 21 de agosto, das 10h às 14h.

Sexta, 17 Agosto 2018 09:37

ELEIÇÕES O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos, reuniu-se, na noite de terça-feira (14), com advogados e representantes dos partidos políticos, com os quais firmou termo de acordo, na linha do princípio da cooperação, sobre o que pode e o que não pode ser feito durante o período de propaganda. "Os partidos manifestaram suas preocupações em relação às normas da propaganda eleitoral e, após profícuo diálogo, chegou-se a um consenso", afirmou o desembargador.

Sexta, 17 Agosto 2018 09:34

ELEIÇÕES 2018 O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) recebeu, ao todo, 3.470 pedidos de registro de candidatura. Foram apresentados 12 pedidos de registro de candidaturas para governador, além de 15 para senador, 1.095 para deputado federal e 2.306 para deputado estadual.

Quinta, 16 Agosto 2018 09:30

Precariedade na saúde, fraude na perícia médica e falta de informações em relação às verbas parlamentares destinada ao setor são questionadas na Câmara Municipal

 MAIS COBRANÇAS Na abertura dos trabalhos da sessão da Câmara Municipal de Itaguaí (CMI) desta terça-feira (14), o vereador Willian Cezar (PSB) destacou a audiência pública realizada na última sexta-feira (10), realizada no auditório do Ministério Público, quando foram debatidos assuntos como as fraudes no setor de perícia médica da Prefeitura de Itaguaí. O parlamentar também falou da reunião que ocorreu na sala vereadores, na manhã de terça-feira, com representantes da prefeitura e da comissão formada durante a audiência pública, para elaborar as propostas em relação à perícia médica. A decisão foi motivada pelos prejuízos impostos aos servidores municipais que estão licenciados.

Quinta, 16 Agosto 2018 09:28

FISCALIZAÇÃO O secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Frazão, afirmou que a lei brasileira permite a cassação de mandato se for comprovado envolvimento do político na disseminação de informações falsas, as chamadas fake news. Ele participou de seminário organizado em junho pela Câmara dos Deputados para discutir boas práticas e condutas de agentes públicos em ano eleitoral. “A partir do momento que se descubra que o político contratou serviço de produção industrial de notícias fraudulentas, uso de boots, para divulgar esses conteúdos, ele pode ser punido. Se ficar devidamente comprovado, nos autos, a existência disso, é possível utilizar a Lei Complementar 64/90 e proceder à cassação de seu mandato. E aí consequentemente, nos termos da legislação, far-se-ão novas eleições”, explicou.

Quarta, 15 Agosto 2018 09:42

Cinco nomes vão disputar a preferência do eleitorado na eleição suplementar do dia 28 de outubro

CAMPANHA O sábado (11) e a segunda-feira (13) foram dias decisivos para os partidos e coligações de Mangaratiba oficializarem os nomes que vão representá-los na eleição suplementar marcada pela Justiça Eleitoral para o dia 28 de outubro, junto com eventuais votações em segundo turno das disputas presidencial e para o Governo do Estado. Não houve novidade alguma nas decisões anunciadas, o que, na realidade, foram meros cumprimentos de formalidade estabelecida pela Justiça Eleitoral, já que os nomes ungidos já eram sobejamente conhecidos como virtuais candidatos.

Quarta, 15 Agosto 2018 09:39

Representantes do governo e dos servidores apresentaram propostas na tentativa de solucionar os problemas quanto à perícia

REUNIÃO A questão da perícia médica de Itaguaí ganhou mais um novo capítulo. Na manhã desta terça-feira (14), uma comissão formada a partir da audiência pública, realizada na sexta-feira (10), pelo deputado Paulo Ramos(PDT), apresentou relatos sofridos pelos servidores e propostas para a solução do problema.  O encontro foi na sala de vereadores da Câmara Municipal de Itaguaí (CMI).

Quarta, 15 Agosto 2018 09:35

MEDIDA A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14) uma proposta que autoriza, em caráter emergencial, delegados e policiais a decidir sobre medidas protetivas para atender mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O projeto segue agora para análise do Senado.

Sexta, 10 Agosto 2018 14:13

Com a presença do presidente da Comissão de Trabalho da Alerj, deputado Paulo Ramos, representantes da prefeitura caíram em contradições sobre a perícia médica dos servidores

AUDIÊNICA PÚBLICA Os ânimos se exaltaram durante a audiência pública para apurar as fraudes do setor de perícia médica da Prefeitura de Itaguaí na gestão do prefeito Carlo Busatto Junior (MDB), Charlinho, realizada no auditório do Ministério Público (MP) de Itaguaí, na manhã de sexta-feira (10).

Sexta, 10 Agosto 2018 09:39

Além do município da Costa Verde, outras três cidades também terão eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice

DEFINIÇÃO Os municípios de Aperibé, Iguaba Grande, Laje do Muriaé e Mangaratiba irão realizar eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice em 28 de outubro deste ano, mesmo dia do segundo turno das eleições gerais. A data foi definida na quarta-feira (8) pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), ao aprovar, por meio de resolução, o calendário dos pleitos suplementares, fixando os prazos e regras do processo eleitoral.

Sexta, 10 Agosto 2018 09:36

Colegiado vai atuar de forma a combater excesso de burocracia, elevados custos tributários e gargalos na infraestrutura nacional

 NOVIDADE A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou, nesta terça-feira (7), o Projeto de Resolução do Senado 8/2018, que cria a Frente Parlamentar de Apoio às Startups (FPAS), proposta do senador José Agripino (DEM-RN), que permitirá reunir os senadores que têm preocupação especial com o desenvolvimento de startups no país. Eles poderão, por exemplo, monitorar as proposições relativas ao assunto; promover debates sobre o tema; incentivar o aumento dos investimentos em políticas públicas para fortalecer os setores científico e tecnológico no país; e estimular a ampliação da base tecnológica e a inovação.

Sexta, 10 Agosto 2018 09:34

SUSTENTABILIDADE A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), começou terça-feira (7), a primeira discussão do projeto de lei 1.649/16, da deputada Lucinha (PSDB), que estabelece que concessionárias que fazem o transbordo e o tratamento de resíduos sólidos possam ser obrigadas a investir 5% do recebimento de seus contratos em estímulos à reciclagem.

Sexta, 10 Agosto 2018 09:31

ELEIÇÕES O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na terça-feira (7), a requisição de apoio da Força Federal em 41 municípios do estado do Rio de Janeiro para as Eleições 2018. O objetivo é garantir a normalidade e a legitimidade do processo eleitoral. A solicitação de reforço foi feita, em 19 de julho, pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos, que também encaminhou a relação das localidades nas quais se faz necessária a atuação da Força Federal.

Sexta, 10 Agosto 2018 09:29

CONVÊNIO O governo do Estado, através da Secretaria de Transportes, assinou, na quarta-feira (8), um convênio com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) visando ao compartilhamento de dados e informações de interesse público, que serão disponibilizadas na plataforma MP em Mapas. A cerimônia, no Palácio Guanabara, contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, do procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, e de autoridades de estado. “É muito importante estabelecer essa parceria com o Ministério Público visando ao compartilhamento de dados e informações. É mais um convênio que estabelecemos com o MP - já fizemos com a Educação, Saúde e Detran, disponibilizando todas as informações, e agora com Transportes. É fundamental ter a maior transparência possível, porque acredito que é o que todo cidadão desej”, afirmou o governador.

Quinta, 09 Agosto 2018 09:28

Descasos no Cemitério do Sase, aumento do salário do prefeito, falta de banheiros químicos na feira, pagamento de parcela do 13º dos servidores e iluminação pública são algumas das questões cobradas pelo Legislativo 

MAIS DESCASOS Problemas na administração do prefeito Carlo Busatto Junior (MDB), o Charlinho, mais uma vez foram evidenciados durante a sessão de terça-feira (7), na Câmara Municipal de Itaguaí (CMI). Antes mesmo de iniciados os trabalhos constantes na pauta do dia, vereadores usaram a tribuna para relatar denúncias de descaso em todas as áreas da atual gestão municipal. O primeiro a relatar as mazelas do atual governo foi o vereador André Amorim (PR), lembrando que expirou na segunda-feira (6) o prazo para a prefeitura pagar a primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. O parlamentar informou que vários servidores relataram que ainda não receberam nem o pagamento referente ao mês de julho.

Quarta, 08 Agosto 2018 09:53

Suplente da vereadora Cecília Cabral tomou posse durante sessão desta terça-feira, com o compromisso de ajudar no desenvolvimento da cidade

EMPOSSADO Durante a sessão desta terça-feira (7), da Câmara Municipal de Mangaratiba (CMM), foi lido o documento comunicando que diante da vacância do cargo da vereadora Cecília Ribeiro Cabral (PT), tomava posse como vereador suplente Nielson Kopke de Jesus, o Juninho de Jacareí. A petista pediu afastamento do cargo por 119 dias alegando a necessidade de tratar de interesses particulares. O requerimento nesse sentido está amparado em artigos da Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno da CMM, lidos e aprovados.

Terça, 07 Agosto 2018 09:28

Mensagem solicitando suplementação para Secretaria de Educação foi reprovada. Já a mensagem de revogação de lei que extinguia concurso público para algumas funções da educação foi aprovada 

POLÍTICA A viagem do prefeito Carlo Busatto Júnior (MDB), o Charlinho; e de sua esposa, a secretária de Educação, Andréia Busatto, para a Rússia, durante a Copa do Mundo, ainda está dando o que falar. Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaguaí (CMI), na quinta-feira (2), o vereador Waldemar Ávila (PHS) quis saber do presidente da CMI, Rubem Vieira (PTN), se ele assumiu o cargo de chefe do Executivo do município durante o périplo de Charlinho pela Rússia.

Sexta, 03 Agosto 2018 16:00

Mesmo com as condições precárias em que se encontra o Hospital Municipal São Francisco Xavier, a prefeitura ainda continua recebendo dinheiro da União

DESCASO Não é de hoje que os descasos na saúde pública no governo Charlinho vem sendo noticiado. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município está fechada há dois anos, e ainda sim recebe verbas do Governo Federal.

Sexta, 03 Agosto 2018 09:39

Procuradoria Regional Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral reúnem jornalistas para esclarecer normas para as eleições 

Durante encontro com a presença do ATUAL, magistrados destacam como fundamental o papel da imprensa na realização de eleições democráticas e transparentes

A realização de eleições democráticas e transparentes, em que sobretudo se faça valer o legítimo direito do eleitor, foi o ponto central do workshop “Por dentro das eleições 2018”, realizado na sexta-feira (2), no auditório da Procuradoria Regional da República da 2ª Região, ao qual compareceram jornalistas representantes de alguns dos mais prestigiados meios de comunicação do Brasil e até do exterior. A parceria entre o Ministério Público Federal na 2ª Região e a Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro resultou numa troca de ideias e reflexões consideradas pelos representantes dos órgãos da Justiça Eleitora como fundamental para garantir mais transparência e legitimidade ao processo eleitoral e às eleições gerais de 2018.

Sexta, 03 Agosto 2018 09:33

SEGURANÇA O Fundo Estadual de Investimento e Ações de Segurança Pública (Fised), criado no fim de 2017 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de apoiar programas e projetos na área de segurança pública, de prevenção à violência e desenvolvimento social que sejam a eles associados, recebeu os primeiros recursos do governo do estado. O governo repassou ao Fundo R$ 90 milhões obtidos de royalties da exploração de petróleo e gás em áreas do pré-sal. Desse total, cerca de R$ 70 milhões foram destinados à segurança pública e R$ 23 milhões para a área social. A previsão é que novos repasses ocorram a cada três meses.

Quinta, 02 Agosto 2018 09:46

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou na quarta-feira (1º) o perfil do eleitorado brasileiro.

PERFIL DO ELEITOR O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou ontem que maioria do eleitorado brasileiro é formada por mulheres, com 77.337.918 (52,5%), enquanto os homens somam 69.901.035 (47,5%). Em 2014, as mulheres eram 74.459.424 (52,13%) e os homens, 68.247.598 (47,79%).

Quinta, 02 Agosto 2018 09:44

SEGUNDO SEMESTRE A Câmara Municipal de Itaguaí (CMI) realizou na tarde desta quarta-feira (2), a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativo do segundo semestre. Porém, dos 17 vereadores apenas sete participaram da sessão, são eles: Rubem Viera de Souza (PTN), Ivan Charles (PSB), Willian Cezar (PSB), Gil Torres (PTN), Roberto Lúcio Espolador Guimarães (MDB), Vinícius Alves (PRB) e Noel Pedrosa (PT do B).

Quinta, 02 Agosto 2018 09:42

ENCONTRO Com o objetivo de articular a votação do projeto de lei complementar federal (PLP) 511/18, que garantirá aproximadamente R$ 2 bilhões por ano ao Estado do Rio de Janeiro, uma comitiva composta por deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e pelo governador Luiz Fernando Pezão se reunirá com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Terça, 31 Julho 2018 15:15

Problemas foram identificados na falta de aplicação de recursos destinados ao transporte escolar e nas verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

 NOVOS EMBARAÇOS A coleção de encrencas relacionadas à administração do prefeito de Itaguaí, Carlo Busatto Junior, que vem colocando insistentemente a cidade em incômodas situações, ganhou novo elemento na segunda-feira (30), com a anunciada decisão da Defensoria Pública da União (DPU), de entrar na Justiça contra o município, sob a alegação de que a Prefeitura de Itaguaí não vem usando a verba que recebe do Governo Federal para garantir o transporte escolar, impondo grandes sacrifícios a estudantes e responsáveis que moram em regiões de difícil acesso, como as áreas rurais e as ilhas.  

Terça, 31 Julho 2018 09:31

ELEIÇÕES Os partidos têm a até o próximo domingo (5) para realizar convenção nacional e decidir como vão se posicionar na disputa presidencial. Dezesseis legendas, entre elas MDB, PT, PSDB, Rede, DEM e PSB, vão se reunir nesta semana, entre quarta-feira (1º) e domingo (5). O prazo para pedir registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se encerra dia 15 de agosto.

Terça, 31 Julho 2018 09:30

PARTILHA A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou na sexta-feira (27), a distribuição dos R$ 155 milhões em royalties referentes ao campo de Mero, localizado na área noroeste do bloco de Libra, a cerca de 180 km da costa do Rio de Janeiro, no pré-sal da bacia de Santos. Esta é a primeira vez que um campo sob o regime de partilha paga royalties.

Sexta, 27 Julho 2018 09:51

Além de impedida de exercer o seu papel, conselheira é acusada de ter conduta inidônea e ameaçada de afastamento pela secretária de Educação e Cultura Andreia Cristina Bussato

 ABSURDO O que era para ser mais uma das atividades comuns da agenda de trabalho da presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação em Itaguaí (Cacs-Fundeb Itaguaí) revelou-se mais uma seara em que fica clara a posição antidemocrática e desrespeitosa do governo do prefeito Carlo Busatto Junior em relação aos instrumentos de controle social de suas ações como administrador público, bem como de alguns de seus comandados. Isso porque, exercendo as prerrogativas de seu cargo, a presidente do Cacs-Fundeb Itaguaí, Anna Paula Albuquerque Sales, tentou fazer uma inspeção nos ônibus escolares estacionados no pátio da Secretaria Municipal de Transportes, mas foi impedida de fazê-lo.

Sexta, 27 Julho 2018 09:30

No encontro, convocado pelo presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos, foram abordados o trabalho de capacitação dos fiscais da propaganda eleitoral e o transporte das urnas eletrônicas

PLANEJAMENTO A Coalizão Eleitoral, integrada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, órgãos de segurança e Ministério Público Eleitoral, se reuniu na quarta-feira (25), pela quinta vez, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para tratar do planejamento das Eleições 2018. No encontro, convocado pelo presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos, foram abordados, entre outros temas, o trabalho de capacitação dos fiscais da propaganda eleitoral e o transporte das urnas eletrônicas.

Quinta, 26 Julho 2018 09:32

Cerca de 100 profissionais receberam a Carteira Profissional do Pescador Artesanal, a Licença de Pesca de Embarcação e o Protocolo de renovação do RGP

DOCUMENTÇÃO Os pescadores de Mangaratiba agora podem exercer sua profissão com mais segurança e respeito. A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca entregou nesta quarta-feira (25), numa solenidade na Escola Coronel Moreira da Silva, no Centro, a documentação que dá dignidade aos profissionais.