Jan 23, 2018 Last Updated 1:35 PM, Jan 23, 2018

Destaques

Seropédica recebe 30 mil doses…

IMUNIZAÇÃO - O município de Seropédica recebeu 30 mil doses extras de vacina con...

Mangaratiba intensifica ações …

Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira (22), uma campanha de...

  Cerimônia oficializa certif…

  Evento marcou a homologação do projeto e construção de cilindro fabricado par...

Terça, 23 Janeiro 2018 10:33

Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira (22), uma campanha de vacinação na Praça Robert Simões

CAMPANHA Mangaratiba está mobilizada para o combate à febre amarela. Nesta segunda-feira (22), moradores da cidade puderam se vacinar contra a doença numa campanha realizada pela Estratégia Saúde da Família do Centro de Mangaratiba, na Praça Robert Simões. A imunização também acontece nos Postos de Saúde da cidade. O Dia “D” da campanha vai acontecer em duas datas, no próximo dia 27 e no dia 24 de fevereiro, em todas as áreas do município. A dose no município é integral. Idosos acima de 60 anos precisam apresentar a prescrição médica.

Terça, 23 Janeiro 2018 10:33

IMUNIZAÇÃO - O município de Seropédica recebeu 30 mil doses extras de vacina contra a febre amarela na quinta-feira (19). Com esse repasse foi possível imunizar os moradores na sexta-feira (19) e no sábado (20), das 8h às 17h. Em todas as unidades de saúde era possível receber a dose da vacina contra a doença.

Terça, 23 Janeiro 2018 10:29

 

O município vai participar do Dia D de vacinação contra a doença. A ação será realizada em vários bairros

 

FEBRE AMARELA - Para evitar as longas filas muitos moradores de Itaguaí ainda não foram imunizados contra a febre amarela. Nesta segunda-feira (22), quem chegou cedo na Divisão de Vigilância em Saúde, no Centro, para garantir a vacina foi informado que não precisa pegar senha no período da manhã. As doses são liberadas, por ordem de chegada, de 8h às 12h.

Terça, 23 Janeiro 2018 10:27

 

Evento marcou a homologação do projeto e construção de cilindro fabricado para a Indústrias Nucleares do Brasil (INB)

CERIFICADO A Nuclep celebrou, na última sexta-feira (19), a certificação de homologação do projeto e construção do Cilindro 30B fabricado para a Indústrias Nucleares do Brasil (INB). O certificado, que aponta as informações de análise do projeto e garante que estão de acordo com as normas de segurança nacionais e internacionais, foi emitido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), através do Ofício nº 311/17, publicado em 01/12/2017.

Terça, 23 Janeiro 2018 10:26

 

ARTE A primeira apresentação no ano da Corporação Musical Maestro Ilson de Lima (Commil), aconteceu no sábado (20), na Praça Vicente Cicarino em Itaguaí. Guiadas pelo professor de música, Allan Oliveira, e pelo coordenador do grupo, Washington Tadeu, crianças e jovens promoveram a “Apresentação de Férias”, como foi chamado o evento.

Terça, 23 Janeiro 2018 10:24

O evento gratuito acontece no dia 27, a partir das 9h, no Teatro Municipal de Itaguaí

SAÚDE MENTAL - A campanha Janeiro Branco Costa Verde encerra as atividades no próximo sábado, dia 27, a partir das 9h, no Teatro Municipal de Itaguaí. A comissão organizadora vai abrir o evento que terá ações para todos os públicos.

Sexta, 19 Janeiro 2018 10:26

OPORTUNIDADE- A Light divulgou na quinta-feira (18), por meio das redes sociais, vagas de emprego para eletricista de rede aérea com foco em poda. Para executar a função o principal desafio será a execução da poda de árvores em redes de distribuição elétricas em média e baixa tensão. A técnica utilizada é a de linha viva, proximidade e linha morta. O local de atuação é na Baixada Fluminense.

Sexta, 19 Janeiro 2018 10:24

FEBRE AMARELA – Aumentou o número de postos de vacinação de Seropédica que estarão aplicando a vacina contra a febre amarela. As vacinas estarão disponíveis das 8h30 às 11h, no período da manhã. Na parte da tarde, o atendimento será das 13h às 16h30. Ao todo, 19 unidades vão oferecer a dose contra a doença.  

Sexta, 19 Janeiro 2018 10:10

Moradores do bairro Vista Alegre fecharam rua da UBS pedindo vacina. A dose é oferecida no posto somente para crianças até dois anos

Os moradores do bairro Vista Alegre, em Itaguaí acamparam em frente a Unidade Básica de Saúde do bairro, desde às 4h da madrugada de quinta-feira (18), para tentar conseguir uma dose da vacina da febre amarela. Segundo informações de moradores, por volta das 8h, a coordenadora do posto informou que não havia vacina. Revoltados, um grupo de pessoas fez um protesto com cartazes e gritavam em coro: “queremos vacina!”. Eles chegaram a fechar a Estrada dos Teixeiras. A Polícia Militar foi acionada para o local.

Sexta, 19 Janeiro 2018 10:09

PROJETO- A Secretaria de Agricultura e Pesca de Mangaratiba participou na última terça-feira (16) de uma reunião no Horto Municipal da cidade juntamente com representantes da Emater para apresentar o novo projeto que o município foi contemplado. Trata-se do projeto Rio Rural da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio (Seapec) que visa promover a autogestão dos recursos naturais por comunidades rurais por meio de práticas sustentáveis. O projeto também contribui para a redução das ameaças à biodiversidade, para a reversão do processo de degradação de terras e para o aumento dos estoques de carbono na Mata Atlântica.

Sexta, 19 Janeiro 2018 10:07

CONFERÊNCIA- Assim como os distritos de Muriqui, Itacuruçá e Conceição de Jacareí, a comunidade da Serra do Piloto, em Mangaratiba, elegeu na quarta-feira (17), oito delegados durante a Conferência Distrital de Saúde.

Sexta, 19 Janeiro 2018 10:01

Ruas do Centro da cidade ficaram sem energia elétrica no horário de maior demanda nas instituições e empresas. Serviços foram interrompidos

APAGÃO - Ruas do Centro de Itaguaí ficaram sem energia elétrica no início da tarde de quinta-feira (18). Segundo moradores, ocorreu um estouro em um transformador. A Light não informou o motivo da falta de luz. Entre os logradouros afetados está a Rua General Bocaiúva onde está localizada a 50ª DP (Itaguaí). As ocorrências tiveram que ser interrompidas. O atendimento em uma clínica da Rua Amélia Louzada também parou. Sem gerador, outro estabelecimento dispensou os clientes.

Sexta, 19 Janeiro 2018 09:37

Um dos sintomas que mais incomodam os pequenos é a dor. Quando não tratada corretamente, otite externa pode comprometer a audição

 SAÚDE- A inflamação do ouvido, conhecida também como otite, pode se tornar um pesadelo nas férias da criançada. Isso por que o período de recesso escolar coincide com o verão e a alta temporada de piscinas, clubes e praias. Os resquícios de água na orelha após a diversão criam um ambiente úmido propício para o crescimento de bactérias ou fungos, podendo causar a otite externa.

Sexta, 19 Janeiro 2018 09:34

Medida adotada com base em análises técnicas tem o objetivo de impedir que poluição torne mais grave a mortandade de botos-cinza

PROIBIÇÃO- O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro e em Angra dos Reis expediu recomendação ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e à Companhia Portuária Baía de Sepetiba determinando a suspensão imediata da licença de dragagem de 1.837.421 m³ do fundo da Baía de Sepetiba até a completa normalização do surto de morbilivirose, que provocou a morte de quase 200 botos-cinza nas baías de Sepetiba e Ilha Grande. A dragagem foi autorizada pelo Inea no ano de 2017, e começou a ser realizada no último dia 12. A recomendação expedida pelo MPF determina que o Inea e a CPBS informem, no prazo de 72 horas, se cumprirão espontaneamente a determinação.

Sexta, 19 Janeiro 2018 09:33

OBRIGATORIEDADE- Estacionamentos privados estão proibidos de exigir documento de identificação de idosos, pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção para a concessão de gratuidade do serviço, quando este é oferecido. Esta é uma determinação da Lei 7.682/17, de autoria dos deputados André Ceciliano (PT), presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e Márcio Pacheco (PSC).

Quinta, 18 Janeiro 2018 10:56

Os contribuintes poderão aderir ao Programa de Regularização Rural até dia 28 de fevereiro

Quinta, 18 Janeiro 2018 10:54

Curso foca em planejamento ambiental participativo, na importância da fiscalização, e da educação como instrumentos de política ambiental

CONHECIMENTO- Com o objetivo de proporcionar melhor atendimento à população, a Prefeitura de Seropédica iniciou o treinamento de servidores da Secretaria de Ambiente e Agronegócios, a exemplo do que já foi realizado com equipes das secretarias de Educação, Saúde e Planejamento. Os funcionários do Meio Ambiente participaram do Curso de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, familiarizando-se com assuntos como a realização de planejamento ambiental participativo, a importância das ações de fiscalização, do monitoramento e da educação como instrumentos de uma política ambiental efetiva.

Quinta, 18 Janeiro 2018 10:49

A procura pela biometria aumentou 50% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o órgão

ELEIÇÃO - A biometria ainda não é obrigatória para os eleitores de Itaguaí, mas devido a informação que circula pelo WhatsApp e Facebook de que quem perder o prazo do cadastramento biométrico vai pagar multa de R$ 150 fez a procura crescer no município. A mensagem diz ainda que o eleitor está sujeito a perder os documentos de RG, CPF e habilitação.

Quinta, 18 Janeiro 2018 10:46

MORTANDADE- O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) esclareceu, por meio de nota publicada em sua página na internet, que um estudo feito pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o Laboratório de Patologia Comparada de Animais Selvagens da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo revela que 170 botos-cinza (Sotalia guianensis) morreram nas baías de Ilha Grande e de Sepetiba, no Rio de Janeiro desde o final de novembro de 2017, tendo como uma das causas o surto da doença conhecida como morbilivirose dos cetáceos, que não é transmitida para o ser humano. Os fatores que contribuíram para o início do surto ainda são desconhecidos e estão sendo investigados.

Quinta, 18 Janeiro 2018 10:34

População dos municípios vizinhos chega cedo aos postos para garantir a imunização contra a doença

SAÚDE – Os postos de saúde que oferecem vacina da febre amarela têm ficado cada vez mais lotados por adultos e crianças em busca da imunização contra a enfermidade. A corrida aos postos começou desde o alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o risco de surto da doença no país. Em muitos casos, as filas para conseguir uma senha para o atendimento, que podem se estender por mais de um quilômetro, têm sido marcadas por estresse e desinformação, com períodos longos de espera, como acontece em Itaguaí e Seropédica.

Quinta, 18 Janeiro 2018 10:31

O padre José Eduardo Moura Lima, da Catedral São Francisco Xavier, usou o whatsApp para fazer a convocação aos munícipes

PAZ – Devido ao índice de violência ter aumentado no município, o padre José Eduardo Moura Lima da Catedral São Francisco Xavier de Itaguaí enviou um áudio pelo whatsApp para os grupos da igreja sobre a realização de um evento em favor da paz que será realizado no próximo domingo (16), ás 15h, na igreja. “Domingo agora, às 15h, nós estaremos aqui na Catedral rezando o terço pela paz no nosso município com adoração ao santíssimo sacramento. Eu convoco a todos os membros pastorais, movimentos, membros da paróquia para, juntos, rezarmos pelo nosso município... Será um grande clamor a Jesus na eucaristia pela paz”, ressalta.

Quarta, 17 Janeiro 2018 11:11

 

Prefeitura de Itaguaí pretende fechar nove escolas que oferecem aulas para jovens e adultos no período da noite. Alunos recorrem à justiça

 

JUSTIÇA - A decisão da Prefeitura Municipal de Itaguaí de restringir de 12 para apenas 3 o número de escolas que oferecem matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) levou os estudantes a procurarem ajuda judicial na tarde desta terça-feira (16). Mais de quarenta pessoas compareceram na Defensoria Pública de Itaguaí para entrar com uma ação contra a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) do município que decidiu reduzir os custos com o EJA com a alegação de evasão dos alunos. No entanto, segundo o site do QEdu existem mais de 3000 mil alunos matriculados no EJA.

Quarta, 17 Janeiro 2018 11:08

PESQUISA Um trabalho que contou com participação de um docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), sobre fauna insular, foi publicado na revista científica Plos One. O docente responsável pelo foi é o professor Hélio Ricardo da Silva, do Laboratório de Herpetologia (Departamento de Biologia Animal/ UFRuralRJ).

Quarta, 17 Janeiro 2018 11:02

Em evento, promovido pelo Sistema Firjan, empresários assistiram palestra sobre a reforma trabalhista

ATUALIZAÇÃO A palestra “A lei das terceirizações e a reforma trabalhista” foi promovida, ontem (16), no Teatro Municipal de Itaguaí. Voltado para empresários da região, o intuito do evento foi debater e entender os novos paradigmas das relações de trabalho após a lei das terceirizações e a reforma trabalhista. A palestra foi fruto de uma iniciativa do Sistema Firjan em parceria com a Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril de Itaguaí (Aciapi).

Quarta, 17 Janeiro 2018 10:59

A reunião em praça pública contou com carro de som e bolo de aniversário

 

 

BOLO DA INDIGNAÇÃO Os servidores da Saúde e da Assistência de Itaguaí se reuniram na manhã de ontem (16) na Praça Barão de Tefé, próxima ao Hospital Municipal São Francisco Xavier, para “comemorar” um ano de greve. O encontro que durou cerca de uma hora reuniu por volta de 50 servidores que, revoltados, cantaram “Parabéns para você” e distribuíram fatias de bolo.

Quarta, 17 Janeiro 2018 10:56

Moradores começaram a chegar à fila as 3h30 e só foram atendidos às 9h

 

 

SAÚDE - Pelo segundo dia consecutivo, uma grande fila se formou na madrugada desta terça-feira (16) na porta do Posto Vigilância em Saúde, no Centro de Itaguaí. A aglomeração iniciou-se por volta das 3h30 com a distribuição de senhas prevista para às 9h. Cerca de mil pessoas entraram na fila para a vacinação contra a febre amarela, mas apenas 200 senhas foram distribuídas. Moradores que chegaram até às 5h30 na fila conseguiram seus números para o atendimento.

Quarta, 17 Janeiro 2018 10:55

 

Centenas de crianças aproveitam as atividades gratuitas oferecidas pela Colônia de Férias dos Cras e do Projeto Golfinho da Defesa Civil

PROJETO As férias começaram animadas em Mangaratiba. As crianças - de 2 a 17 anos – começaram a curtir a Colônia de Férias dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) em parceria com o Projeto Golfinho da Defesa Civil. As atividades foram estendidas aos pais com aulas de alongamento. O projeto segue até o dia 26 de janeiro. O secretário da pasta, Leandro de Paula e o secretário-adjunto Dimas Lindo acompanharam o primeiro dia do projeto.

Quarta, 17 Janeiro 2018 10:52

 

CONFERÊNCIA Conceição de Jacareí sediou nesta segunda-feira (15) a Conferência Distrital de Saúde. O objetivo foi eleger os oito delegados que residem no local. São eles: Daniel Bruno, Eduardo Bello, Alexandre Carvalho, Silvia Cristina, Shirley Neiva, Suely Silva, Dailton Silva e Luciney do Serafim.

Terça, 16 Janeiro 2018 10:15

A renovação, tanto do ensino fundamental como do EJA, vai até o dia 19 de janeiro

EDUCAÇÃO - A renovação das matrículas do 1º ao 9º ano do Ensino fundamental da rede municipal de Educação de Seropédica já começou. Até o dia 19 deste mês, das 8h às 12h, poderão se matricular os alunos que já são da rede municipal. O período da rematrícula é o mesmo para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Terça, 16 Janeiro 2018 10:14

ATIVIDADES- Crianças de Mangaratiba de sete a dezessete anos poderão participar da Colônia de Férias dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) em parceria com o Projeto Golfinho. O projeto é da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com a Defesa Civil e serão oferecidas diversas atividades. O projeto vai acontecer nas praias dos distritos de Itacuruçá, Muriqui, Mangaratiba (Centro) e Conceição de Jacareí, de 16 a 26 de janeiro, das 8h às 11h. a partir desta sexta-feira.

Terça, 16 Janeiro 2018 10:12

O ATUAL foi às lojas da cidade e constatou que o mercado oferece produtos para todos os gostos e bolsos

COMPRAS- Junto com o início do ano, chegam as despesas que, além de inevitáveis, podem pesar na renda familiar. Uma delas é a com a compra do material escolar. São lápis, borrachas, cadernos, livros, bolsas e ao final, percebe-se que o gasto foi enorme. No município de Itaguaí, as lojas já estão com os estoques prontos para receber os clientes e esses, por sua vez, precisam estar atentos.

Terça, 16 Janeiro 2018 10:11

CAMPANHA- Mesmo sem ocorrência de caso na cidade, Mangaratiba já está mobilizada para o combate à febre amarela. A partir do dia 19 de janeiro até o dia 3 de março a Secretaria de Saúde vai imunizar os moradores. O Dia “D” da campanha vai acontecer no dia 24 de fevereiro em todas as áreas do município. A dose no município será integral. Idosos acima de 60 anos precisam apresenta a prescrição médica.

Terça, 16 Janeiro 2018 10:10

Mesmo sem casos da doença nos municípios vizinhos, a campanha foi intensificada na região.

SAÚDE - Mesmo sem nenhum caso confirmado de febre amarela, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Seropédica dá início nesta terça-feira (16) uma série de medidas estratégicas para evitar a doença no munícipio.

Sexta, 12 Janeiro 2018 15:15

FEBRE AMARELA - Um macaco encontrado morto por um morador do bairro Raiz da Serra, em Itaguaí, nesta quinta-feira (11), foi o primeiro a ser encontrado nesta situação na região em 2018. O primata estava em uma cachoeira próximo a Fazenda São Sebastião. A Vigilância Ambiental do município foi avisada pelos moradores que ficaram assustados com a notícia, com medo de a morte do primata estar ligada à febre amarela.

A informação é do vereador André Amorim que recebeu a denúncia. “A prefeitura enviou uma equipe ao local. Mais como ele estava em estado avançado de decomposição eles não recolheram o animal porque nessas condições não dá para fazer exames”, relata o vereador.

Sendo assim, o motivo da morte do macaco ainda é desconhecida e não tem como saber se ele morreu em decorrência de contaminação de febre amarela.

A preocupação maior da população é porque o primata não foi o primeiro a ser encontrado morto na região da Costa Verde. Ainda de acordo com André Amorim, em Mangaratiba, vizinha de Itaguaí, foi confirmado a morte de um macaco por febre amarela. “Recebi essa informação, mas como não sei se procede, estou enviando um ofício para o secretário municipal de Saúde de Mangaratiba que será protocolado hoje”, adiantou o vereador.

VACINAÇÃO

Itaguaí e Seropédica estão entre os 15 municípios que receberão a dose fracionada da vacina a partir de fevereiro. Até o momento, Mangaratiba não aparece na lista. A campanha começa no dia 19 de fevereiro e vai até o dia 9 de março, sendo 24 de fevereiro, o DIA D.

Cerca de 10 milhões de pessoas devem ser a vacinadas no Rio de Janeiro, segundo previsão do Ministério da Saúde. O Estado vai receber investimento de R$ 30 milhões para a campanha.

VACINA FRACIONADA

No fracionamento da vacina da febre amarela, a mesma vacina é utilizada, só que em dose menor. A diferença está no volume e no tempo de proteção. A dose padrão possui 0,5 ml e protege por toda a vida, enquanto a dose fracionada tem 0,1 ml e protege por oito anos, segundo estudos realizados pelo Instituto Biomanguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), fabricante da vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha atual adotará a dose fracionada devido ao caráter excepcional, com o objetivo de "evitar a expansão do vírus para áreas próximas de onde há circulação atualmente".

PÚBLICO-ALVO

A aplicação da dose fracionada virá acompanhada de um selo específico, a ser colocado na caderneta de vacinação. Para receber as doses, pessoas que vivem nos municípios indicados devem se dirigir às unidades básicas de saúde.

A vacina fracionada é recomendada acima dos 2 anos de idade. Idosos, porém, devem ter avaliação dos serviços de saúde, que irão verificar se há contraindicações à vacinação.

Apesar da oferta da vacina fracionada nesses locais, alguns grupos continuarão a ter recomendação para receber a dose integral. É o caso de crianças de 9 meses a 2 anos incompletos, grávidas residentes de áreas de risco e pessoas com condições especiais –caso de portadores de HIV e pacientes que terminaram a quimioterapia. A justificativa é a ausência de estudos que mostrem a eficácia nestes grupos.

Segundo o ministério, gestantes que vivem em locais com maior risco devem avaliar com o médico os riscos e benefícios de tomar a vacina. Nessa avaliação, entram as condições de saúde da mãe, qual o trimestre de gestação, grau de exposição ao vírus etc.

A vacinação a grávidas era totalmente contraindicada até o ano passado, quando alguns Estados passaram a permitir a imunização mediante avaliação médica nas áreas de maior possibilidade da doença. Nesses casos em que o médico achar que vale tomar a vacina, a dose deve ser a integral, e não a fracionada.

Quem planeja viajar a outro país também receberá a dose integral, desde que apresente o comprovante de viagem no momento da vacinação.

A vacina permanece contraindicada a pacientes imunodeprimidos e em tratamento de câncer e a pessoas alérgicas à proteína do ovo, devido ao risco de eventos adversos.

Já a oferta de vacina nos locais onde já havia recomendação de imunização contra febre amarela não será alterada.

 

Veja as 15 cidades do Rio de Janeiro que terão campanha em fevereiro

Belford Roxo

Duque de Caxias

Itaboraí

Itaguaí

Japeri

Magé

Mesquita

Nilópolis

Niterói

Nova Iguaçu

Queimados

Rio de Janeiro

São Gonçalo

São João de Meriti

Seropédica

 

 

Renata Pires

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Sexta, 12 Janeiro 2018 10:58

Prefeitura estabelece normas para circulação de ônibus de turismo na cidade

TURISMO – Todos os ônibus, vans e micro ônibus de turismo com destino a Itaguaí devem se adequar as normas de permissão de entrada na cidade. Para ter o acesso permitido, os organizadores ou empresas devem preencher um formulário de autorização para circulação de veículos, documento disponibilizado pela Secretaria Municipal de Turismo de Itaguaí.

Sexta, 12 Janeiro 2018 10:57

ABASTECIMENTO- A Prefeitura de Mangaratiba em parceria com o Governo do Estado, por meio da Cedae, deu início na quarta-feira (10) a obra para melhorar o abastecimento de água na cidade, um problema antigo do município. A nova captação iniciou na Praia do Saco e contará com 28 km de tubulação distribuídas por todo o distrito.

Sexta, 12 Janeiro 2018 10:55

ESPORTE – A prefeitura de Seropédica por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, convoca os candidatos inscritos no processo seletivo simplificado temporário do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) para entrevista da nova fase do curso, onde serão selecionados 72 agentes sociais esportivos.

Sexta, 12 Janeiro 2018 10:53

Curso em ‘Suporte Básico de Vida’ para ‘Atendimento Pré-hospitalar’ é oferecido para profissionais do órgão

CAPACITAÇÃO - Elevar a qualidade da assistência oferecida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Com esta finalidade, a Secretaria de Saúde de Mangaratiba iniciou na quarta-feira (10) o curso em Suporte Básico de Vida (SBV) para Atendimento Pré-hospitalar (APH) para a equipe do SAMU. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas participaram do curso realizado no Centro Cultural Cary Cavalcanti.

Sexta, 12 Janeiro 2018 10:50

Campanha "Seja um Amigo do Lar" está sendo realizada para arrecadar mais recursos

O Asilo Casa Santa Lúcia que funciona de forma filantrópica acolhendo idosos a partir de 60 anos, no Centro de Itaguaí, precisa de ajuda para continuar prestando serviço à comunidade. Eles são muito bem cuidados por uma equipe formada por funcionários e voluntários. Atualmente, 10 idosas vivem no local, mas poderia abrigar até 19 se tivesse mais recursos.

Sexta, 12 Janeiro 2018 10:49

ECONOMIA- O projeto para reduzir consumo em fábrica de munição da Marinha do Brasil, aprovado na 3ª Chamada Pública, do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Light, começa a ser implantado. A iniciativa tem como objetivo a elaboração de um plano de eficiência energética na Fábrica Almirante Jurandyr da Costa Muller de Campos, visando à redução de energia elétrica e de demanda nos horários de ponta.

Sexta, 12 Janeiro 2018 10:46

No dia 19 de setembro, o prefeito de Itaguaí baixou decreto com alteração da taxa e, até hoje, população continua vivendo às escuras

FAÇA-SE A LUZ- Que Itaguaí está um breu, isso é notório. Pelas ruas de vários bairros, inclusive no centro, pode-se notar a falta de lâmpadas que funcionem nos postes. Durante o ano passado, o assunto foi tema de discussão nas sessões da Câmara Municipal inúmeras vezes, porém parece não ter surtido efeito. O decreto nº 4.245 do prefeito de Itaguaí, Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB), publicado no dia 20 de setembro, reajustou a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), referente ao exercício 2018, em até 93%.

Sexta, 12 Janeiro 2018 10:41

REUNIÃO- Agricultores de Mangaratiba participaram na quarta-feira (10) da 1ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural, na Agroindústria de doces. A ação foi realizada pela Secretaria de Agricultura e Pesca, e contou com a presença do secretário da pasta, Adalberto Basílio. O secretário apresentou o planejamento de 2018 para a agricultura familiar do município e também informou que a Associação dos Agricultores da Agroindústria de Doces de Mangaratiba foi contemplada com 10 kits-feira da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do governo federal.

Sexta, 12 Janeiro 2018 10:39

Encontro entre prefeitura e entidades discutiu a mortandade da espécie que acontece desde o novembro de 2017

O Centro de Cultura Contemporânea, em Mangaratiba, foi o palco da reunião extraordinária da Área de Proteção Ambiental do Boto-Cinza. A pauta: entender os motivos de tantas mortes de indivíduos da espécie identificada cientificamente como Sotalia guianensis. O outro objetivo do encontro foi o de procurar tranquilizar a população e turistas quanto à qualidade do pescado e da água. A reunião contou com representantes de várias secretarias de Mangaratiba; do Instituto Estadual do Ambiente; do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores, do Departamento de Oceanografia da Uerj (Maqua/Uerj; do Instituto Boto-Cinza; do Parque Estadual Cunhambebe; e de várias associações.

Quinta, 11 Janeiro 2018 09:57

SOLIDARIEDADE EM FALTA- Considerados os tipos sanguíneos mais frequentes no Brasil, o A e O, presentes em 36% e 37% da população, respectivamente, estão em níveis críticos no Banco de Sangue Serum. Isso porque, de acordo com o captador na unidade, Alexandre Paladino, houve baixa nas doações em decorrência, principalmente, das férias. A demanda transfusional, porém, não acompanhou a queda. “A necessidade por bolsas de sangue de todos os tipos, principalmente destes, está alta, e o número de doações encontra-se abaixo do ideal para suprir nossos estoques. Precisamos com urgência de doadores”, afirma.

Quinta, 11 Janeiro 2018 09:55

No Rio, a campanha será de 19 de fevereiro a 9 de março, sendo 24 de fevereiro o DIA D

CAMPANHA - Para conter um novo avanço da febre amarela no país, cerca de 19,7 milhões de pessoas deverão ser vacinadas contra a doença a partir de fevereiro em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. As datas e a nova estratégia de campanha, que abrange 75 municípios, foram divulgadas nesta terça-feira (9) pelo Ministério da Saúde. No Rio de Janeiro, a campanha terá a participação de 15 municípios, entre eles, Itaguaí e Seropédica.

Quinta, 11 Janeiro 2018 09:51

MAIS UM- E a buraqueira segue em Itaguaí. Asfaltos novos continuam cedendo por várias ruas. O mais novo candidato à cratera é um orifício que se abriu bem colado ao ponto de ônibus que fica no centro da cidade, na Avenida Doutor Curvelo Cavalcanti, na altura da travessa que sai na Praça Vicente Cicarino.

Quinta, 11 Janeiro 2018 09:49

Mais de 200 postes foram roubados por bandidos no Arco Metropolitano

O Arco Metropolitano, inaugurado como a solução para o trânsito na Via Dutra e nas vias expressas do Rio, está abandonado e virou alvo de criminosos. Ao longo dos 73 quilômetros da via, que vai de Duque de Caxias até Itaguaí, há diversos postes espalhados que foram derrubados pelos bandidos para roubas as baterias e placas solares.

Quinta, 11 Janeiro 2018 09:47

População comparece e escolhe seus representantes. Secretária de Saúde apresenta um balanço do primeiro ano do setor

CONFERÊNCIA- Muriqui foi o primeiro distrito a sediar a Conferência Distrital de Saúde. O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde e é uma prévia para a Conferência Municipal de Saúde que vai acontecer no dia 30 de janeiro, quando vai ser eleita a nova gestão para o biênio 2018/19. A secretária de Saúde, Lidiane Paula Marculino participou do evento e falou sobre o momento do setor.

Quarta, 10 Janeiro 2018 10:09

FAXINA- Dando continuidade ao serviço de desassoreamento dos canais e valões que cortam o território de Seropédica, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) estão visitando vários locais, onde atuam para evitar ocorrências como as registradas em anos anteriores, quando em época de chuva a cidade ficava com vários logradouros tomados pelas águas, trazendo muito transtorno para os moradores.

Quarta, 10 Janeiro 2018 10:08

TRANSTORNO - Nos bueiros e em uma calçada do bairro Vila Geny, em Itaguaí, a água borbulha e se espalha no local. Segundo relatos, o problema já completou uma semana e a água, inclusive, já entrou na casa de um morador. No local também é possível observar o mato tomando conta das calçadas, assim como pedaços soltos do passeio e buracos na via.

Quarta, 10 Janeiro 2018 10:05

A própria população sofre com o comportamento inadequado de descarte irregular

 

REFLEXÃO- A chegada do período de chuvas traz um problema adicional para a população. O descarte inadequado do lixo é um dos fatores para o entupimento de bueiros. Além disso, provoca a redução da vazão de córregos e rios. “O lixo acaba contaminando a água e o solo, aumentando os riscos para a saúde da população”, alerta o engenheiro Luiz Roberto Gravina Pladevall, presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente (Apecs) e vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Quarta, 10 Janeiro 2018 10:04

MISTÉRIO- O Instituto Boto Cinza divulgou, no domingo (7), que está realizando o trabalho de recolhimento de carcaças dos animais encontrados mortos na Baía de Sepetiba, para realização de pesquisas em busca das causas do problema.

Quarta, 10 Janeiro 2018 10:02

Ações do Janeiro Branco Costa Verde segue em Itaguaí com mobilizações até o final do mês

SAÚDE - O grupo de profissionais de psicologia da Campanha Janeiro Branco Costa Verde vai estar nesta quarta-feira às 17h em Itaguaí, promovendo ações no mal do Shopping PatioMix. Quem passar pelo local terá acesso gratuito a técnicas de autoconhecimento e toda mobilização da campanha, como a exposição Emoções no mall do shopping.

Quarta, 10 Janeiro 2018 10:01

PECHINCHAS- A Prefeitura de Seropédica e o leiloeiro Alexandre Pereira da Costa anunciaram que planejam realizar um leilão de carros e motos apreendidos na cidade. Segundo o comunicado, a venda dos veículos será igual ou superior à avaliação. A venda pública será realizada, simultaneamente, sob a forma presencial e online, no dia 12 de janeiro de 2018, a partir das 13h. Na modalidade presencial, o pregão será realizado no auditório do Clube de Engenharia, na Avenida Rio Branco, nº 124, 18º andar, no centro do Rio. Já para a participação por meio do modelo digital os interessados devem acessar o endereço eletrônico: www.brbid.com.

Quarta, 10 Janeiro 2018 09:58

“A gente não perde a capacidade de se emocionar”, diz o delegado Carlos Alexandre da 50ª DP (Itaguaí) sobre os casos de roubos em ônibus

SEGURANÇA – Medo de sair na rua, andar de ônibus, usar celular em público... Cada vez mais a sociedade se mostra amedrontada com a falta de segurança na cidade do Rio de Janeiro. Os índices de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam que em todos os casos houve aumento nos registros em um ano. Só de ameaça foram registrados 46.250 em 2017, ou seja, mais de 100% de casos em relação ao mesmo período de 2016, que teve 5.317 ocorrências. Em Itaguaí a violência também obteve crescimento. O déficit no efetivo da Polícia Militar e a migração de traficantes oriundos das comunidades cariocas são apontados como motivação para falta de segurança no município.

Terça, 09 Janeiro 2018 10:31

Atividades esportivas e show com o cantor Arlindinho animou o sábado no distrito

MANGARATIBA- Uma aula de Yoga para começar o dia bem tranquilo. Essa foi a parte mais ‘zen’ do Curta, Praia, da TV Globo em Conceição de Jacareí, no sábado, dia 6. Depois a animação tomou conta do evento que teve o apoio da Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Eventos, Esporte e Lazer. Das 9h às 19h, muita animação. No final, Arlindo Neto, o Arlindinho comandou a festa.

Terça, 09 Janeiro 2018 10:29

PREVENÇÃO- A Secretaria Adjunta de Defesa Civil de Mangaratiba começou 2018 visando à segurança dos banhistas. O setor reforçou a sinalização nos pontos considerados mais críticos, com altos índices de acidentes, principalmente neste período de férias, quando a cidade recebe mais veranistas e turistas. Com o tempo quente, as praias e as cachoeiras são os locais mais procurados pelos banhistas.

Terça, 09 Janeiro 2018 10:27

Leitor do ATUAL fez o flagra e mostrou-se revoltado com a falta de exemplo dos agentes que aplicam muitas multas na cidade

 

IRREGULARIDADE Um carro oficial da Prefeitura Municipal de Itaguaí foi flagrado estacionado em local irregular. O veículo foi visto, nesta segunda-feira (8), por um seguidor do ATUAL, que não quis se identificar, sob a calçada da Rua Doutor Curvelo Cavalcanti, próximo ao banco Itaú, no Centro de Itaguaí. Na imagem, não é possível identificar a qual secretaria o carro pertence.

Terça, 09 Janeiro 2018 10:24

Moradores do bairro Califórnia tem medo que as crianças, em férias escolares, sofram acidentes no local

CONSERVAÇÃO- Além dos alagamentos que atingiram com intensidade o município, Itaguaí sofre também com a falta de manutenção das vias públicas. Esse problema pôde ser constatado, ontem (8), na Rua São Francisco e na Rua Nossa Senhora das Graças, no bairro Califórnia.

Terça, 09 Janeiro 2018 10:20

Centro da cidade, Brisamar e Engenho foram os bairros mais afetados pela chuva da noite de domingo  (7)

Em três horas de chuva intensa na noite de domingo (7) foram suficientes para transformar ruas de Itaguaí em um mar de problemas. Ninguém saía ou entrava em casa sem passar pela correnteza. Outros tentavam em vão conter a água que invadia seus lares.  O auxílio de um balde colocado por funcionários de plantão não foi suficiente para conter a goteira que caía dentro de um corredor do Hospital Municipal São Francisco Xavier, que passa por uma obra de reparos.

Sexta, 05 Janeiro 2018 10:03

Projeto da Globo oferece atividades esportivas e de qualidade de vida gratuitas em Conceição de Jacareí

EVENTO- O novo ano começa com atividades esportivas e de qualidade de vida gratuitas para toda a família. No dia (6), primeiro sábado de 2018, o projeto Curta, Praia, promovido pela Globo, desembarca na Praia de Conceição de Jacareí, em Mangaratiba.

Sexta, 05 Janeiro 2018 09:53

TRANSTORNO- As chuvas fortes que atingiram a região da Costa Verde, durante o fim da tarde e início da noite de quarta-feira (3), provocaram alagamentos no bairro do Engenho, em Itaguaí. Na manhã de quinta-feira (4), a água ainda cobria todo o asfalto da Rua Benedito Raimundo da Cruz.

Sexta, 05 Janeiro 2018 09:49

Sete comunidades vão ganhar espaços  destinados ao descarte de entulhos, desde que não sejam orgânicos

MEIO AMBIENTE- Através de um convênio com a Prefeitura de Itaguaí, a MRS Logística, concessionária que opera a chamada Malha Regional Sudeste da Rede Ferroviária Federal, firmou o compromisso de construir oito ecopontos no município. Nessas instalações, a população poderá descartar bens duráveis como geladeiras, guarda-roupas, sofás, fogões, bem como galhos resultantes da poda de árvores, dentre outros inservíveis. Os materiais serão recebidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17, e aos sábados, das 8h às 12h.

Sexta, 05 Janeiro 2018 09:46

Procedimento não poderá ser feito durante o final de semana e alunos deverão levar documentação a unidade escolar

EDUCAÇÃO- O prazo para a confirmação de matrícula nas escolas da rede estadual, para aqueles que foram alocados na 1ª fase, segue aberto até segunda-feira (8). O procedimento não poderá ser realizando durante o final de semana.

Sexta, 05 Janeiro 2018 09:40

PREVENÇÃO- O Verão já chegou e o mês de janeiro também. As atenções devem ser redobradas. Pois, na Costa Verde, a estação é bem conhecida pelos moradores e turistas por ocorrer grandes incidências de chuvas fortes. Logo, os órgãos públicos buscam mobilizar a população para evitar grandes tragédias. Assim, a Defesa Civil de Mangaratiba solicita a população que façam o cadastro para receber alertas via SMS (Serviço de Mensagens Curtas).

Sexta, 05 Janeiro 2018 09:35

Iniciativa decorreu de encontro entre o prefeito Anabal Barbosa de Souza e o secretário de Saúde do estado, Luiz Antônio Teixeira Júnior

 

 MAIS ATENDIMENTOS- Após uma inspeção no prédio onde funcionam apenas os serviços de atendimento ambulatorial de algumas especialidades, o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, o Luizinho, anunciou a transformação da UPA de Seropédica numa unidade pediátrica. Ao prefeito Anabal Barbosa de Souza, que insistia no projeto como uma melhor opção, o secretário informou que o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) vai levantar dados da saúde pública no município com objetivo de ajudar a Prefeitura de Seropédica a reorganizar as ações de atendimento à população.

Quinta, 04 Janeiro 2018 09:41

TEMPO - O dia começou quente no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (3). As praias estavam lotadas. No entanto, os turistas foram surpreendidos com uma forte chuva que atingiu o Estado no período da tarde provocando temporal. O Alerta Rio chegou a emitir um alerta de chuvas intensas no litoral sul, acompanhada de rajadas de ventos de até 20km/h. Mas, em pouco tempo o núcleo de chuva se espalhou para outras regiões, deixando bairros alagados e sem energia elétrica. Em Itaguaí, o bairro Leandro, Coroa Grande e Jardim América foram uns dos mais castigados. O Centro da cidade chegou a ficar sem energia elétrica. Já em Mangaratiba, por exemplo, choveu forte em Muriqui.

Quinta, 04 Janeiro 2018 09:40

SUCESSO O egresso do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), Ananias Francisco Dias Júnior, defendeu, no fim de dezembro, a tese de doutorado direto intitulada “Carvão vegetal para cocção de alimentos: aspectos mercadológicos e de qualidade para o consumo”. O estudante conduziu um trabalho inédito envolvendo ferramentas analíticas e de gestão pela qualidade acerca do carvão utilizado no tradicional churrasco.

Quinta, 04 Janeiro 2018 09:39

Veículo itinerante ofereceu assistências jurídica e social em onze municípios, entre eles, Itaguaí

AÇÕES O Ônibus Lilás, veículo itinerante da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, levou atendimento e orientação a cerca de 3.500 mulheres durante ações realizadas no Rio de Janeiro, entre outubro e dezembro de 2017. A unidade móvel percorreu onze municípios do estado (Rio de Janeiro, Maricá, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Cabo Frio, Saquarema, Itaguaí, Japeri, Itaperuna e Mesquita), oferecendo assistências jurídica, psicológica e social às mulheres, além de realizar a distribuição de folhetos informativos sobre os direitos da mulher e todos os serviços prestados nos centros especializados da secretaria no Rio de Janeiro.

Quinta, 04 Janeiro 2018 09:38

 

ALERTA O Hemorio alerta para os baixos estoques de sangue. As festas de fim de ano e as férias de verão refletem diretamente no movimento do salão de doadores e por isso o período entre dezembro e janeiro é um dos mais críticos do ano, na instituição.

Quinta, 04 Janeiro 2018 09:36

Após a intervenção o percurso para a comunidade do Peixoto será encurtado

 

OBRAS - As intervenções para ligar as Ruas 11 e 7 no Bairro Fazenda Caxias, em Seropédica já começaram. Operários e máquinas trabalham para desafogar o trânsito na Estrada Rio São Paulo que corta o município e melhorar a mobilidade dos veículos. Para isso, eles estão fazendo terraplanagem em um terreno, que após realizada a obra irá ligar as Ruas 11 e 7.

Quinta, 04 Janeiro 2018 09:35

 

As ações acontecem neste sábado (6) nos dois shoppings da cidade e têm objetivo de mobilizar a sociedade sobre saúde mental

 

SAÚDE - A campanha Janeiro Branco começa oficialmente neste fim de semana na Costa Verde com diversas atividades durante o mês de Janeiro. As ações pretendem mobilizar a população sobre a saúde mental.  A primeira mobilização começa neste sábado, dia 6, com evento simultâneo no Shopping Pátio Mix, de 10h às 13h, e no Itaguaí Shopping Center a partir das 9h.

Quarta, 03 Janeiro 2018 12:06

SUJEIRA- Imagens divulgadas pelo telejornal Bom Dia Rio da TV Globo, na manhã de ontem (2), mostram várias baratas no corredor do Hospital Municipal São Francisco Xavier, em Itaguaí.

Quarta, 03 Janeiro 2018 10:28

Ao contrário de São Paulo, Rio de Janeiro sofre queda nos negócios por conta da vacância 

ECONOMIA– A desaceleração da economia brasileira atingiu em cheio o mercado de condomínios logísticos de Seropédica e Belford Roxo. Os dois municípios fecharam o ano de 2017 em baixa, devido a saída de inquilinos nas regiões. A absorção líquida do Rio de Janeiro ficou negativa em 2,3 mil m² em outubro. O preço médio pedido não sofreu alteração, ficando cotado em R$ 22,7 por m² ao mês.

Quarta, 03 Janeiro 2018 10:26

Foram feitas mais de 254,5 milhões de apostas em todo o país. As apostas totalizaram R$ 890,9 milhões em arrecadação

BOLADA- A Mega-Sena da Virada teve 17 acertadores, que dividirão R$ 306,7 milhões, o maior prêmio da história das loterias no país. As dezenas sorteadas foram 03 - 06 - 10 - 17 - 34 -37. Um dos ganhadores mora em Seropédica e vai receber R$ 18 milhões.

Quarta, 03 Janeiro 2018 10:23

Cunhambebe, Ilha Grande, Mendanha e Pedra Branca são um dos destinos para os moradores da região da Costa Verde e parte da Zona Oeste do Rio

TURISMO – Para quem gosta de estar em contato com a natureza os parques estaduais, administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), são um ótimo atrativo para aqueles que pretendem fazer um programa diferente no verão. As unidades de conservação possuem excelentes opções de lazer para que os visitantes possam aproveitar melhor os dias mais ensolarados do ano: banhos de cachoeiras, caminhadas ecológicas, Stand Up Paddle, canoagem e atividades radicais como rapel e escalada são oferecidos para as mais diversas idades. A entrada é gratuita.

Sexta, 29 Dezembro 2017 09:46

SEGURANÇA  A primeira reunião de 2018 do Conselho Comunitário de Segurança de Itaguaí já tem data marcada. A reunião mensal será realizada no dia 8 de janeiro, das 18h às 20h. Estarão presentes representantes das polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, entre outros representantes de entidades ligadas à segurança pública da cidade.

Sexta, 29 Dezembro 2017 09:43

Dano ambiental no ecossistema marinho da região também prejudica atividade dos pescadores artesanais 

A preocupação com a mortandade de botos nas baías de Sepetiba e da Ilha Grande causou indignação no procurador geral da República, Sérgio Suyama, que numa mensagem enviada ao presidente da Associação dos Pescadores, Maricultores e Lazer do Sahy (Assopesca), nesta quarta-feira (27) denunciou que em apenas 11 dias foram registradas as mortes de 45 animais da espécie cientificamente identificada como Sotalia guianensis. “Há algo de muito ruim acontecendo”, disse o presidente da Assopesca, Nilton Machado. “Realmente está acontecendo algo de muito ruim nas águas das baías de Sepetiba e da Ilha Grande”, concordou o procurador.

Sexta, 29 Dezembro 2017 09:39

rede de franquias Animal Place dá cinco dicas para você proteger seu pet

 

As festas de final de ano costumam reunir famílias que, alegres, comemoram. Nessas ocasiões, o uso de fogos de artifício é comum. Em alguns lugares do Rio de Janeiro, a queima desses fogos dura mais de 15 minutos. Infelizmente, essa comemoração é motivo de preocupação e angústia para quem tem animais em casa, pois eles tendem a se assustar e mudar radicalmente o comportamento por conta do barulho dos fogos e rojões.

Sexta, 29 Dezembro 2017 09:37

HABITAT - Uma água viva de espécie ainda desconhecida foi encontrada na praia de Junqueira, em Mangaratiba, por um morador enquanto passeava de barco. O registro foi feito nesta terça-feira (27) pela manhã. A foto foi publicada na internet e logo chamou a atenção dos internautas que ficaram impressionados com o tamanho do animal marinho.

Sexta, 29 Dezembro 2017 09:36

O projeto visa despertar a importância do cuidado com a saúde mental, além de ratificar o papel amplo do psicólogo na vida do ser humano

SAÚDE - Cada vez mais aumenta o número de pessoas preocupadas com o cuidado do corpo. Impulsionados por campanhas publicitárias e programas de entretenimento, no qual os modelos e atores aparecem com corpos esculturais, o anseio por conquistar a beleza “padrão” cresce. Mas, para desfrutar da qualidade de vida em sua totalidade os cuidados com a mente são essenciais. A aparência externa em alta não tem sustentabilidade quando a preocupação com o autoconhecimento, cuidado com a mente e emoção para o bem estar são negligenciados.

Quinta, 28 Dezembro 2017 10:15

TRÂNSITO- Uma pedra grande está causando interdição parcial da Rodovia Rio-Santos (BR-101) no trecho de Garatucaia, em Angra dos Reis. Por causa da barreira o trânsito segue lento no local.

Quinta, 28 Dezembro 2017 10:11

CONSERVAÇÃO- Problemas de infiltração atingem o Posto de saúde localizado no bairro do Engenho, em Itaguaí. De acordo com denúncias de servidores, enviadas ao ATUAL, o local ficou alagado após a chuva do fim de semana. Sem energia, as consultas na unidade de saúde teriam sido desmarcadas.

Quinta, 28 Dezembro 2017 10:09

INFRAESTRUTURA- A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), deu continuidade às intervenções de recuperação das redes de esgoto e de escoamento de águas pluviais, não parando nem mesmo durante as festas de final de ano.

Quarta, 27 Dezembro 2017 09:09

A confraternização com direito a grupo de pagode reuniu quase 100% dos funcionários em evento para lá de animado

 ENCERRAMENTO - A tradicional festa de confraternização de final de ano da Itaguaí Construções Navais (ICN) reuniu quase 100% do efetivo no sítio Bumerangue, no bairro Santa Cândida, em Itaguaí, na última sexta-feira (22). Cerca de 1700 pessoas dos 2100 funcionários da empresa compareceram ao evento para comemorar os resultados do ano, em momento de descontração, com churrasco à vontade e um grupo de pagode ao vivo para animar os trabalhadores.  

Sexta, 22 Dezembro 2017 12:11

AGRICULTURA A Embrapa desenvolveu a cultivar feijão carioca BRS FC402 e disponibiliza para agricultores que irão plantar a safra da seca, em fevereiro, ou se preparar para a semeadura da safra de inverno, a partir de abril/maio. A informação foi divulga na quarta-feira (20).

Sexta, 22 Dezembro 2017 12:09

O presidente Michel Temer confirmou presença na inauguração do Riachuelo (S-BR1) que acontece em fevereiro

DESAFIOS - Com a responsabilidade de aumentar a capacidade industrial do país, a Itaguaí Construções Navais (ICN), fixada na Unidade de Fabricação de Estrutura Metálicas, o complexo UFEM, têm motivos para comemorar os avanços tecnológicos. A ICN que faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil inicia o ano de 2018 com grandes projeções e promessas de influenciar a história da indústria brasileira. O programa é uma parceria entre o Brasil e a França, firmada em 23 de dezembro de 2008. O PROSUB prevê a fabricação de cinco submarinos, sendo um de propulsão nuclear.

Sexta, 22 Dezembro 2017 12:07

Por meio de um Plano de Desenvolvimento Agroecológico, a ideia é unir mais de 30 projetos da UFRuralRJ

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ) inaugurou, no dia 11 de dezembro, a Casa da Agricultura Familiar, Sustentabilidade, Territórios e Educação Popular (Caste), organizada pela Assessoria de Uso Social da Terra (Aust), órgão ligado à Reitoria da UFRuralRJ. A ideia é que a unidade se converta em ponto de referência de projetos ligados a práticas socioambientais, territoriais e agroecológicas. Durante a inauguração, a coordenadora da Aust, professora Lia Teixeira, disse que a Reitoria da UFRuralRJ pretende interagir com os agricultores, trabalhadores rurais e urbanos da região, levando em conta a proposta de formalização, em 2018, do Plano de Desenvolvimento Agroecológico, cujas metas já estão em discussão para a criação de uma Escola Livre de Agroecologia e uma cooperativa universitária integrada à agricultura familiar em bases agroecológicas. O ATUAL conversou com a professora Lia Teixeira, que coordena a Aust, para saber o alcance das iniciativas e que benefícios os agricultores da região poderão obter a partir da citada aproximação com a UFRuralRJ.

Sexta, 22 Dezembro 2017 12:03

SAÚDE- Localizada no centro de Seropédica, a Unidade Pré-Hospitalar Doutor José Bueno Lopes recebeu, na quarta-feira (20), dezenas de novos equipamentos para serem usados no atendimento emergencial da unidade de saúde. Respiradores pulmonares, cardioversores (ressuscitadores), eletrocardiogramas, monitores multiparâmetros, camas especiais importadas, bombas infusoras, oxímetros de pulso, estavam entre os equipamentos que chegaram nessa remessa.

Sexta, 22 Dezembro 2017 12:00

GESTÃO DAS ÁGUAS- A última reunião ordinária do Plenário no ano de 2017 foram discutidos assuntos como a participação de membros no Fórum Mundial da Água e no Fórum Alternativo (FAMA) e a criação do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Seropédica, no dia 7 de dezembro, e a próxima reunião ordinária foi marcada para fevereiro de 2018.

Sexta, 22 Dezembro 2017 11:59

FISCALIZAÇÃO- Uma equipe do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) devolveu mais de cem caranguejos à natureza. A apreensão dos animais aconteceu na Estrada Roberto Burle Max, em Barra de Guaratiba, na quinta-feira (15), em seguida os animais foram soltos na Reserva Biológica Estadual de Guaratiba, que é administrada pelo Inea.

Sexta, 22 Dezembro 2017 11:55

Abandono da Praça Portugal, no bairro Piranema gera descontentamento por parte de moradores

FISCALIZAÇÃO - A Praça Portugal, no bairro Piranema, em Itaguaí, era para ser um espaço de lazer para as crianças, idosos e moradores da região. Mas, na verdade não é isso que acontece no local. Os moradores estão cansados de conviver com o mato alto, falta de manutenção, fiscalização e sujeira nas ruas no entorno da praça. A responsabilidade é da secretária municipal de Ordem Pública que não mantém a praça limpa.

Quinta, 21 Dezembro 2017 10:38

 

Segundo órgão, clientes que não puderam ser atendidos podem voltar à unidade em até cinco dias úteis. Não é necessário novo agendamento

 

As pessoas que procuraram atendimento do Detran em Itaguaí nesta quarta-feira (20) foram surpreendidas com a unidade fechada. Cartazes colados nas portas do órgão informavam a suspensão do atendimento por tempo indeterminado. Um dos avisos dizia que por causa do defeito do aparelho de ar-condicionado, quebrado na terça-feira (19), não era possível a realização dos serviços, já que em Itaguaí os termômetros marcavam 37º graus, fora a sensação térmica de 40º graus.

Quinta, 21 Dezembro 2017 10:35

40º edição da Procissão Marítima de Angra dos Reis será realizada no dia 1º de janeiro

EVENTO As inscrições dos barcos para participar da tradicional procissão marítima de Angra dos Reis segue aberta até às 12h, do dia 28 de dezembro. O cadastro deve ser feito no Centro de Informações Turísticas (CIT), na Praia do Anil ou na sede da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra ).

Quinta, 21 Dezembro 2017 10:34

 

GREVE Algumas unidades dos bancos da rede Santander não funcionaram nesta quarta-feira (20). Segundo o sindicato da categoria, as demissões e as novas reformas trabalhistas implementadas são os motivos da paralisação. As agências do Santander de Seropédica e de Itaguaí funcionaram normalmente. No entanto de 10h15 às 11h40, os clientes que procuraram a unidade em Itaguaí, no Centro da cidade não conseguiram atendimento. O ATUAL entrou em contato com a agência e foi informado que o motivo não tem nada a ver com a greve.  Os funcionários tiveram que interromper em mais de uma hora os serviços, devido a falta de energia elétrica. A luz só normalizou às 11h40.

Renata Pires

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Quarta, 20 Dezembro 2017 10:01

Evento gratuito será realizado na Praça Nildo Romano, que vai receber corais de escolas municipais e da terceira idade

 EVENTO – Duas comemorações natalinas vão apresentar diversos atrativos para a população  de Seropédica, nesta sexta-feira (22) e sábado (23), a partir das 18 horas. Haverá Cantata de Natal, representada por alunos da rede municipal de educação e pelo coral da terceira idade. O evento será realizado na Praça Nildo Romano, no centro do município.

Quarta, 20 Dezembro 2017 09:59

INFRAESTRUTURA- Em mais uma etapa da série de intervenções programadas pela Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), para conter enchentes e alagamentos nos diversos bairros da cidade, uma equipe da SMSP iniciou esta semana as obras de substituição e manutenção de manilhas de 400 milímetros que servem à rede de esgoto na Rua Marquês de Valença, próximo da esquina com a Rua Vassoura, no bairro Boa Esperança.

Quarta, 20 Dezembro 2017 09:56

DISPONÍVEL- O Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) divulgou, na segunda-feira (18), as notas brutas do Concurso de Seleção para ingresso às primeiras séries e módulos iniciais da instituição, referente ao edital Nº 04/2017.

Quarta, 20 Dezembro 2017 09:52

Reunião da CCSPI apresenta novo comandante da 5ª Cia/Itaguaí, capitão Valério Vaz, que informou sobre reforço policial na virada do ano

SEGURANÇA A reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Itaguaí (CCSPI) realizada na segunda-feira (18), na sala de reunião da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), foi marcada pela presença do novo comandante da 5ª Cia/Itaguaí, unidade vinculada ao 24º BPM (Queimados), capitão Valério Vaz, que assumiu o cargo há duas semanas em substituição ao capitão Leonardo Caldas.

Quarta, 20 Dezembro 2017 09:50

CULTURA- O curso de Belas Artes convida toda a comunidade de Seropédica e região para prestigiarem a exposição coletiva “Em Processo”, que faz parte do projeto “Espaços Ocupados”. Ela encontra-se localizada no Pavilhão de Aulas Práticas do curso (PAP), entre o Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT) e o Instituto de Zootecnia, no Câmpus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ). A exposição, que conta com cerca de 50 obras, está aberta para visitação até o dia 22 de dezembro, das 13h às 21h.