Aug 20, 2017 Last Updated 6:53 PM, Aug 18, 2017
Sexta, 18 Agosto 2017 00:00

Evento também terá os Jogos Inclusivos comemorado no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro

WELINGTON CAMPOS

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

PROJETO A Corrida e Caminhada de São Francisco Xavier já fazem parte do calendário oficial de Itaguaí. A Lei de nº 3.515 de 22 de junho foi sancionada pelo prefeito da cidade no dia 18 de julho. Com a decisão, o município ganha no dia do seu padroeiro, comemorado em 3 de dezembro, mais um importante evento esportivo.

Sexta, 18 Agosto 2017 00:00

À frente de um dos projetos de iniciação ao futsal mais antigos da cidade, Élcio Sebastião conquistou admiração e respeito da população local

CLEITON BEZERRA

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

DEDICAÇÃO Mais de 35 anos de trabalho em prol do esporte em Itaguaí. Conhecido popularmente como Bulin, Élcio Sebastião de Oliveira é uma das personalidades anônimas do município e já contribuiu com a formação esportiva, e humana, de inúmeras gerações de itaguaienses. Nascido e criado em Itaguaí, ele tem 63 anos e passa seus dias se dividindo entre a Quadra Municipal da cidade, localizado na esquina das ruas Coronel Freitas e Doutor José Roberto Freire, e sua casa, localizada também no centro do município.

Sexta, 18 Agosto 2017 00:00

Cras de Conceição de Jacareí oferece oficinas em forma de rodízio, em contraturno escolar

INICIATIVA Buscando trazer as crianças e jovens para dentro do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), a coordenadora da unidade de Conceição de Jacareí, Shirley Neiva, criou novas maneiras para atrair a garotada. As oficinas são realizadas no contraturno escolar e em forma de rodízio, fazendo com que todos participem das modalidades oferecidas pelo espaço social.

Sexta, 18 Agosto 2017 00:00

 A Prefeitura de Mangaratiba deu mais um importante passo na ampliação do processo de desburocratização da máquina administrativa ao lançar esta semana o primeiro Pregão Eletrônico.

Quinta, 17 Agosto 2017 00:00

BENEFICIO A Secretaria de Agricultura e Pesca de Mangaratiba comunica aos pescadores artesanais do município, que a partir de 1º de setembro, eles já poderão dar entrada no seguro defeso. O benefício é concedido durante a época da reprodução das espécies, período em que a pesca é proibida.  Durante o período em que a pesca for proibida na região, o profissional recebe um valor pago mensalmente por meio do INSS.

Quarta, 16 Agosto 2017 00:00

Agricultores do município participam de curso gratuito sobre higiene e manipulação de alimentos para oferecer produtos de excelência

INICIATIVA A Secretaria de Agricultura e Pesca de Mangaratiba, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ) e apoio do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), realizou nesta quarta-feira (16) o primeiro dia do curso de capacitação “Oficinas de Higiene e Manipulação de Alimentos”. O encontro aconteceu na Agroindústria de Doce (Fábrica de Doces) no Parque das Ruínas.

Terça, 15 Agosto 2017 00:00

Profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação de Itaguaí se mobilizaram no centro da cidade e destacaram perseguição da atual gestão

CLEITON BEZERRA

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

MOBILIZAÇÃO Em busca de unidade das categorias, respeito a direitos e fortalecimento da luta, servidores da Saúde, Assistência Social e Educação de Itaguaí realizaram, na fria tarde de hoje (15), um ato na Praça Vicente Cicarino. A atividade começou por volta das 16h e, ao fim do ato, os servidores seguiram para a Câmara dos Vereadores, para acompanharem a sessão da Casa. Dentre as pautas abordadas pelos servidores, na ocasião, estavam os repasses em relação às ações dos sindicatos das categorias, nos pleitos contra o governo municipal. 

Segunda, 14 Agosto 2017 00:00

 

Quarta edição reuniu expositores, músicos e muita culinária dentro e fora do Museu Municipal de Mangaratiba

EVENTO O que era pra ser um espaço democrático para exposições rapidamente se transformou em um imponente ponto de encontro de artistas e microempreendedores da cidade. Com apoio da Fundação Mário Peixoto (FMP), cerca de 60 expositores apresentaram aos moradores e turistas o que há de melhor na culinária, artesanato e artes com o #Beco Livre 4, no último sábado (12), no Centro.

Segunda, 14 Agosto 2017 00:00

EXPOSIÇÃO  Foi um sucesso a abertura da exposição “1534 – o paraíso existe?”, da renomada artista plástica Gilmara Ribeiro. A vernissage aconteceu na noite da última sexta-feira (11), na Galeria José Pancetti, no Museu Municipal de Mangaratiba (MMM).

Segunda, 14 Agosto 2017 00:00

 

Representantes de 15 instituições participaram do encontro realizado na sexta-feira (11), em Seropédica

 

DECISÕES Capacitar as famílias contempladas no programa Bolsa Família, de modo a fazê-las entender que o benefício é temporário; orientar familiares de idosos que se encontram em instituições de longa permanência sobre a restituição do poder familiar; e ampliar o benefício de prestação continuada para mais de um portador de deficiência na mesma família são as principais propostas aprovadas na 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Seropédica para serem apresentadas na etapa estadual da mobilização.

Sexta, 11 Agosto 2017 00:00

A partir da 0h de sábado (12), as linhas passam a ser operadas pelas empresas: Viação Ponte Coberta, Expresso Recreio e Transporte Flores

 

MEDIDA O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) determinou a intervenção de 10 linhas operadas pela empresa Viação Costeira, conforme publicação do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, de quinta-feira (10). A medida deve-se às constantes reclamações quanto à qualidade do serviço prestado pela empresa, principalmente referentes ao mau estado de conservação da frota, o que colocava em risco a integridade dos seus usuários. Além disso, o não atendimento às recorrentes solicitações para que seus problemas operacionais, fiscais e trabalhistas fossem solucionados, também motivaram a determinação.

Sexta, 11 Agosto 2017 00:00

Diversas ações em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno aconteceram na Praça Robert Simões, no Centro

AÇÃO Com o tema “Trabalhar juntos para o bem comum”, o aleitamento materno foi o foco das atenções na quinta-feira (10), em Mangaratiba. Diversas ações em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno aconteceram na Praça Robert Simões, no Centro. Cerca de 300 mamães participaram do evento, que contou com animadores, distribuição de kit Bebê Sarado, sorteio de prêmios, dinâmicas recreativas, espaço fotografia, almoço e lanche.

Sexta, 11 Agosto 2017 00:00

Programação conta com stands de artesanatos, literatura, poesias, arte, música ao vivo com artistas locais, moda e exposições

EVENTO O programão para o final de semana está cheio de cultura e diversão. Neste sábado (12) acontece em Mangaratiba a 4ª Edição do #BecoLivre, das 14h às 20h, com entrada franca. O evento acontece na orla do centro de Mangaratiba, entre a sede da Secretaria de Educação e o Bar do Baiano, no Museu Municipal e no Beco da Poesia. São mais de 40 atrações e esta edição contará com o lançamento do livro “Retalhos da História”, de Emil de Castro, além da tradicional feira troca-troca, onde o visitante leva uma peça de vestuário e troca por outra.

Sexta, 11 Agosto 2017 00:00

O órgão desembarca nesta sexta-feira, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do distrito

OPORTUNIDADE O Balcão de Empregos de Mangaratiba desembarcou esta semana (7 a 11 de agosto) nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da cidade. O órgão leva para perto da população os serviços de cadastro de currículos e encaminhamento para entrevistas. A ação é fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

Sexta, 11 Agosto 2017 00:00

 

Ampliação, segurança e preservação das margens do Arco Metropolitano foram destacados como importantes para que os municípios da região voltem a crescer

 

REFLEXÃO Empresários das indústrias de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, São João de Meriti e Teresópolis e os prefeitos de Magé, Rafael Souza, e de São João de Meriti, João Ferreira, acompanhados de secretários municipais, se reuniram para debater o cenário econômico e as propostas para destravar o desenvolvimento da região da Baixada Fluminense – Área II, contidas na Agenda Regional do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro. O documento foi elaborado no ano passado pelo Sistema Firjan e por mais de mil empresários de 92 municípios.

Sexta, 11 Agosto 2017 00:00

Estudantes do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), localizada em Joinville, visitaram o parque industrial da Nuclep na quarta-feira (9).

Quinta, 10 Agosto 2017 00:00

A ginasta aeróbica, Manoella Aparecida, volta de competição nos EUA com medalhas

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

DE OURO Com mais medalhas para a coleção. Assim voltou a atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Aeróbica, Manoelle Aparecida, para a cidade de Itaguaí. Ela ganhou medalha em todas as modalidades nas quais participou no Campeonato Internacional na cidade de Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos. Foram duas de ouro e uma de prata, somando 20 com as que ela já havia conquistado em competições anteriores.

Terça, 08 Agosto 2017 00:00

Luiz Eduardo Lopes da Costa assume por três anos a gestão do clube prometendo resgate dos associados às novas ações do clube

WELINGTON CAMPOS

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SOLENIDADE O Conselho Deliberativo do Iate Clube de Itacuruçá (ICI) realizou no sábado (5), a eleição e posse do comodoro para mais três anos de gestão. Luiz Eduardo Lopes da Costa tomou posse de sua nova função junto com a sua diretoria. A solenidade ocorreu nas dependências do clube e contou com a presença de associados, políticos, representantes da Capitania dos Portos e convidados.

Sexta, 04 Agosto 2017 00:00

Projeto do CNPq debate ações para segurança alimentar e nutricional no processo de escoamento da produção

ORIENTAÇÃO A Embrapa Agrobiologia e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro integram um grupo de trabalho formado por pesquisadores de instituições que se uniram em torno de projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), destinado a elaborar um planejamento de ações de segurança alimentar e nutricional com foco na agricultura urbana e rural.

Sexta, 04 Agosto 2017 00:00

A estudante foi eleita para o Parlamento Juvenil e quer mais presença de deputados nas escolas

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

PROJETOS Embora muitos estejam decepcionados com a classe política, uma novíssima geração pode renovar as esperanças daqueles já há muito descrentes. E as esperanças estão em jovens como Ludmila Casciano de Oliveira, de 17 anos. Ela foi uma das parlamentares juvenis mais bem votadas da edição do Parlamento Juvenil 2017 da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Sexta, 04 Agosto 2017 00:00

AÇÃO SOCIAL  Centenas de moradores da cidade garantiram na quarta-feira (2), um novo par de óculos ou novo documento. Isso porque a Fundação Leão XIII, do Governo do Estado, trouxe, em parceria com a Prefeitura de Mangaratiba, dois projetos simultâneos: o ‘Novo Olhar’ e o ‘Fundação Leão XIII Itinerante’. O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos da cidade, Leandro de Paula, acompanhou o evento, que aconteceu no Iate Clube de Muriqui.

Quinta, 03 Agosto 2017 00:00

Segundo moradores, a ambulância não conta com UTI móvel e só apareceu na unidade devido à presença do ATUAL no local ontem

CLEITON BEZERRA

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SAÚDE DEBILITADA Uma manifestação foi realizada por moradores de Chaperó, na tarde de ontem (2), em frente à Unidade Básica de Saúde do bairro, UBS Chaperó. Os moradores afirmavam não concordar com alterações no funcionamento da unidade de saúde, destacavam o fim do atendimento 24h, a distância do bairro em relação ao centro do município, a linha do trem que poderia atrapalhar deslocamentos de emergência, assim como se queixavam de problemas na unidade de saúde.

Terça, 01 Agosto 2017 00:00

Município comemora Dia do Agricultor com muitas atividades. Prefeito prestigia e reforça apoio ao desenvolvimento do setor no município

COMEMORAÇÕES Um dia muito especial para os agricultores de Mangaratiba. Na última sexta-feira (28), Dia Nacional do Agricultor, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca organizou diversas atividades para os agraciados e o público em geral. O prefeito Aarão de Moura Brito Neto, o vice-prefeito Renildo Brandão, o deputado federal Alexandre Valle e o secretário da pasta Adalberto Basílio prestigiaram o evento, que teve sua abertura no Centro Cultural Cary Cavalcanti e culminou na Praça Robert Simões.

Terça, 01 Agosto 2017 00:00

Além de dificuldades da geografia do local, motorista destaca problemas no ordenamento dos estacionamentos e nas rotas de descarga no centro do município

CLEITON BEZERRA

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

INTERDIÇÃO Na manhã de ontem (31) um caminhão teve problemas mecânicos, ao subir a Rua Santo Inácio no centro de Itaguaí, e enguiçou fechando completamente a via. O veículo se dirigia a um grande supermercado da cidade. Ele transportava gêneros alimentícios e iria abastecer o estabelecimento, que está a cerca de 230 metros dali. Passantes na região relataram estar com medo de que o caminhão perdesse os freios e voltasse desgovernado de ré, atingindo alguém ou ao comércio.

Quinta, 27 Julho 2017 00:00

Ecossistema está ameaçado e autoridades demoram a agir. Enquanto isso, pessoas ocupam espaços de APAs

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

MEIO AMBIENTE O meio ambiente em processo de aniquilação. É o que acontece com as porções de manguezal que ficam na Rua 18, em Vilar dos Coqueiros e na região da Prainha, na Avenida Alcebíades da Rocha, em Vila Geni. Uma invasão desordenada acontece no local há cerca de seis meses e as autoridades ainda não tomaram as devidas providências para agir no que é uma Área de Proteção Ambiental (APA). Nem mesmo a Companhia Docas, proprietária do terreno, coibi a invasão. Nada aconteceu nem mesmo na quarta-feira, 26 de julho, Dia do Manguezal. Nada a comemorar.

Segunda, 24 Julho 2017 00:00

Parceria com o Sebrae visa capacitação de empresas a vender para a Itaguaí Construções Navais

APRENDIZADO Na manhã de sexta-feira (21) houve mais uma reunião do programa de encadeamento produtivo ELO, desenvolvido pela Itaguaí Construções Navais (ICN) em parceria com o Sebrae. O encontro aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Itaguaí (Aciapi).O objetivo do encontro é mostrar às empresas itaguaiense como elas podem se qualificar para estarem aptas a vender seus produtos e serviços para a ICN.

Quinta, 20 Julho 2017 00:00

Dilceia Norberto

CRESCIMENTO Mais uma do que parece ser um bairro no meio de muitos buracos. A população que vive no bairro Ibirapitanga está cada vez mais preocupada com as crateras que tomam conta da localidade. O ATUAL já publicou matéria sobre o buraco que fica próximo à esquina da Rua Catarina Paraguaçu com a Rua Ana Augusta. Mais uma vez, os moradores demonstraram a necessidade de acabar com esse buraco.

Quinta, 20 Julho 2017 00:00

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ILHADA Como se não bastassem todas as atrocidades que fazem com os manguezais da cidade, as praias que ficam nas ilhas também sofrem com o abandono e descaso do Poder Público. A Praia da Quatiquara, porção da Ilha de Itacuruçá que fica do lado de Itaguaí, é uma das vítimas. O local é escolhido por muitos turistas e veranistas nas épocas mais quentes do ano, mas há uma população local que tem que conviver com o abandono diário.

Quinta, 20 Julho 2017 00:00

Padroeira de Itacuruçá comemora 178º aniversário, e festa recheada de atrações. Também têm "Arraiá Municipá" desembarcando na Ingaíba

EVENTOS Moradores e visitantes de Itacuruçá e Ingaíba terão um final de semana de muitas atrações. Itacuruçá recebe a tradicional Festa de Nossa Senhora de Sant’Anna, padroeira do distrito. A festa começa nesta sexta-feira (21) e se estende até o dia 26 de julho (dia da padroeira) com uma farta programação social e religiosa para a população e turistas. Já na Ingaíba acontece mais uma etapa do Arraiá Municipá (de 21 a 23 de julho). A realização do evento de Itacuruçá fica por conta da Paróquia de Sant’Anna de Itacuruçá e da Ponto Produções. Ambos os eventos tem entrada franca e contam com apoio da Prefeitura de Mangaratiba.

Quinta, 20 Julho 2017 00:00

Mayara Mendes faz bolos fakes e  já exporta seus produtos para fora do estado e do país

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ARTE Não enche a barriga, mas enche os olhos. Pura beleza e delicadeza. Assim são os bolos fakes produzidos pela designer Mayara Mendes, de 24 anos, moradora de Itaguaí. Trabalhando há quase 10 anos com os bolos que enfeitam festas com os mais variados temas. Os bolos e lembrancinhas da artista, que não são de comer já até alcançaram outros continentes, como a Europa e a Ásia.

Terça, 18 Julho 2017 00:00

Mobilização social foi desenvolvida pela Coordenadoria Geral de Construção de Submarinos em Itaguaí

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SOLIDARIEDADE Em mais uma atividade social perante a população de Itaguaí, a Marinha do Brasil realizou a entrega de agasalhos na tarde desta segunda-feira (17). A instituição contemplada foi a Casa Lar do Idoso Senhor Timbira, que fica no bairro Leandro e onde vivem 13 idosos atualmente. Por isso, toda ajuda é bem-vinda, já que, apesar de ser um abrigo municipal, em tempos de crise, há sempre dificuldades.

Sexta, 14 Julho 2017 00:00

Programa vai melhora o desempenho de micro e pequena empresa do encadeamento produtivo da ICN

DESENVOLVIMENTO Com o objetivo de melhorar a competitividade e produtividade do micro e pequenos empresários, a Itaguaí Construções Navais (ICN) e o Sebrae realizaram na manhã de quinta-feira (13), no auditório do IT Grande  Hotel  Itaguaí, o lançamento do Programa de Encadeamento Produtivo – ELO. Desenvolvido pela ICN em parceria com o Sebrae, o programa tem como objetivo melhorar o desempenho da empresa a partir da adoção de práticas eficazes de gestão e adequação aos requisitos de fornecimento para o setor.

Sexta, 14 Julho 2017 00:00

Profissionais da pesca artesanal, que atuam na Baía de Sepetiba, agora podem contar com mais este documento

CLEITON BEZERRA

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

REGULARIZAÇÃO Foi feita a entrega de 289 certificados de embarcação pesqueira entregues a pescadores de Itaguaí e Mangaratiba, que foram confeccionados pela coordenação do escritório federal de agricultura e pesca do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no Teatro Municipal de Itaguaí, na última quinta-feira (13). A entrega de certificados fez parte de uma campanha do ministério público federal chamada “Pesca Legal”. Essa campanha tem como objetivo trazer para legalidade e para regularização os pescadores artesanais da Baía de Sepetiba, mediante a colaboração das associações e colônias de pescadores, assim como das secretarias municipais de Itaguaí e Mangaratiba.

Sexta, 14 Julho 2017 00:00

Ideia de representantes de universidades é a de mobilizar a atenção da sociedade no apoio à luta contra a precarização do ensino e da pesquisa

MOBILIZAÇÃO O reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), professor Ricardo Luiz Louro Berbara, é um dos sete dirigentes de instituições de ensino e pesquisa do estado Rio de Janeiro que se uniram com o propósito de iniciar uma mobilização para enfrentar a crise que afeta acentuadamente a educação, a ciência e a tecnologia em todo o Brasil.

Quinta, 06 Julho 2017 00:00

Primeiro dia com crianças e adolescentes proibidos de entrar, esvaziamento de conteúdo sócio-cultural e eliminação de vertente rural solapam tradições do evento, salvo pelo público cativo dos shows e pela gastronomia

RENATO REIS

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ESVAZIAMENTO Foi constrangedor acompanhar a decepção com que várias crianças recebiam a notícia de que não poderiam ingressar no Parque Municipal de Exposições para acompanhar aqueles que seriam os primeiros momentos da Expo Itaguaí 2017, na noite da quarta-feira (5), quando a cidade comemorava 199 anos de emancipação. A proibição da presença de crianças e adolescentes na festa resultou de uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público e oficializada quase uma semana antes, na quinta-feira (29), por meio de ofício do Cartório da Vara de Família, Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Itaguaí.

Quinta, 06 Julho 2017 00:00

A calçada da Rua Senhor do Bonfim está desmoronando e moradores temem pela saúde de quem vive no local por conta de esgoto que jorra

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CAI CAI E o povo segue as agruras da negligência do poder público. Os moradores do bairro Ibirapitanga convivem com muitos buracos no meio da rua. Mas os mais penalizados são os que vivem em certo trecho da Rua Senhor do Bonfim. Ali, o esgoto core a céu aberto e corrói o asfalto, a calçada e a dignidade de quem paga corretamente seus impostos.

Quinta, 06 Julho 2017 00:00

Projeto “Vida Nas Praças” propor uma série de atividades com início na sexta-feira (7) e término no domingo (9), na Praça Vicente Cicarino

RENATO REIS

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ENTRETENIMENTO Nem só de Expo vive Itaguaí neste fim de semana. O Estúdio Despertando e a Companhia Horizontal de Arte Pública (Chap) trazem para a cidade uma extensa programação que contempla variadas manifestações artísticas acompanhadas de ações das áreas de saúde, buscando a conscientização dos participantes por meio de sensibilizações que fazem da dramaturgia um ativo instrumento de ampliação do conhecimento.

Sexta, 30 Junho 2017 00:00

Decisão por medida liminar atende a ação civil pública impetrada pelo Ministério Público

IMPEDIMENTO A falta de informações específicas sobre as medidas de segurança necessárias para garantir a integridades de crianças e adolescentes presentes na festa pode impedir a presença de público dessas faixas etárias na 23ª Expo Itaguaí, que será realizada entre os dias 5 e 9 de julho, no Parque Municipal de Exposições. A decisão atende ação civil pública impetrada pelo Ministério Público e foi oficializada nesta quinta-feira (29) por meio de ofício do Cartório da Vara de Família, Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Itaguaí.

Quinta, 29 Junho 2017 00:00

Marcha Pela Paz e Segurança Pública pediu um basta a homicídios, assaltos, arrombamentos, roubos de veículos e criticou a falta de apoio às polícias

CLEITON BEZERRA

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

MANIFESTAÇÃO Contrariados com a situação de crescente intranquilidade, representantes de várias entidades realizaram na noite desta quinta-feira (29), na Praça Vicente Cicarino, uma mobilização batizada como “Marcha pela paz e a segurança pública”, em que foram denunciadas as precárias condições em que trabalham os reduzidos efetivos das polícias e as consequentes ocorrências policiais que se acumulam nos registros do 24º BPM (Queimados) e da 50ª DP (Itaguaí).

Terça, 27 Junho 2017 00:00

Socorro a aposentados sem pagamento

Campanha arrecada alimentos nas escolas e no comércio para aposentados do estado

 

WELINGTON CAMPOS

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

INICIATIVA Representantes da secretaria de aposentados do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe/Itaguaí) estão promovendo uma “Campanha Solidária” de arrecadação de alimentos para montar cestas básicas. Os mantimentos serão doados a servidores aposentados do estado, que estão com os pagamentos atrasados desde maio e passando por dificuldades para conseguir se manter.

Segundo a aposentada Sônia Maria Dias Mendes, de 69 anos, uma das organizadoras da campanha, os servidores inativos estão sem receber os salários de maio e junho, além de parte dos vencimentos de abril deste ano e do 13º salário de 2016. “Estamos levando essa campanha fazendo panfletagem nas escolas e no comércio do município. O dia “D” da campanha será 1º de julho, no Calçadão, a partir das 9h. Estaremos recebendo os alimentos. Quem quiser doar um 1kg de alimento não perecível poderá faze-lo no dia D ou entregar diretamente na sede do Sepe/Itaguaí, que fica localizado na Rua General Bocaiúva, 469, Centro. Informações: (21) 2688-2970”, explicou Sônia Maria, que foi servidora estadual por 32 anos.

A também organizadora da campanha, Maria de Fátima Santiago, de 58 anos, informou que os alimentos arrecadados serão distribuídos em cestas básicas para professores e serventes aposentados do estado. “Estamos pedindo apoio da população e dos comerciantes da cidade. Tem muita gente que está passando dificuldade e espera contar com essa ajuda até que o Estado pague o que deve aos pensionistas”, completou a aposentada que lecionou por 25 anos.

 

De acordo com Galdino da Silva, de 70 anos, que também participa da campanha, os contemplados que vão receber a cesta básica serão avisados por telefone. “Temos um cadastro com o nome dessas pessoas que estão passando por dificuldade. Faremos o contato para que receba uma cesta básica, claro, vai depender do sucesso da campanha”, concluiu a aposentada que trabalhou para o estado durante 38 anos. 

 

Terça, 27 Junho 2017 00:00

Durante os dias da 8ª Semana de Educação Ambiental da empresa, agricultores de Itaguaí expõem seus produtos

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

OLHA O FREGUÊS Os produtores que fazem parte da Cooperativa de Agricultores Familiares de Itaguaí (Coopafit) participam durante quatro dias da 8ª Semana de Educação Ambiental da Nuclep. Com experiência em vender seus produtos na Feirinha ICN, todas as quinta-feira, após o expediente, é a primeira vez em outro local.

Para o presidente da Coopafit, Mario Grijó, ampliar as atividades dos produtores da cooperativa é bastante salutar e empolgante. “hoje é o primeiro dia. Vamos fazer essa feira aqui durante toda a semana. Nós já temos a experiência da ICN e a Nuclep está estudando a ideia de nós ficarmos aqui e acreditamos que vai dar certo”, afirmou seu Grijó.

O presidente da cooperativa disse ainda que os funcionários da Nuclep estão solicitando que os produtores permaneçam ali vendendo seus produtos, por conta da qualidade do que os agricultores apresentam, mas tudo vai depender da conversa com a diretoria da Nuclep.

 

“Se a coisa se concretizar, será nos mesmos moldes da ICN, mas ainda vão estudar se vão utilizar dinheiro ou se seria uma moedinha especial, como é na ICN. Os funcionários estão empolgados, torcendo para que seja uma moedinha especial, porque assim, só serão descontados quando receberem seus salários e aí não pesaria muito no bolso”, explicou um feliz Mario Grijó.

Terça, 27 Junho 2017 00:00

FORMATURA O prefeito de Seropédica, Anabal Barbosa de Souza, afirmou que os 85 novos agentes formados ontem pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP) vão reforçar a segurança no município, numa contribuição importantíssima do governo no momento em que a violência atinge números alarmantes no Rio de Janeiro.

Durante a solenidade de formatura, no Auditório Gustavo Dutra, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o prefeito lembrou na necessidade de agilizar o processo de seleção dos novos funcionários, por meio de concurso público, uma vez que, segundo ele, a administração anterior não foi capaz de capacitar os novos agentes para exercerem as funções que mexem com a vida dos que moram ou trabalham em Seropédica.

De acordo com a assessoria do prefeito, entre os 85 formados estão 56 guardas municipais, 20 agentes de trânsito, seis guardas-civis ambientais e três controladores de tráfego. Os novos funcionários vão atuar na nova sede da SMOP, baseada onde antigamente funcionava o fórum da cidade. Segundo o secretário da Ordem Pública, André Moraes, que também é major da Polícia Militar, os agentes formados serão de suma importância para garantir a plena ordem no município.

 

Também participaram da solenidade de formatura autoridades como o vice-prefeito Amaurildo Soares; o delegado titular da 48ª DP, Marcos Peralta;  os vereadores Bruno do Depósito e Nando Paixão; o subsecretário de Comunicação, Turismo e Eventos, Samuel Barbosa; o presidente da Fundação Waldemar Raythe, Alessandro Barros; e o capelão da Brigada Voluntária, Gilson de Lima.

Terça, 27 Junho 2017 00:00

CONHECIMENTO Cerca de 200 pessoas participaram de evento promovido na sexta-feira (23), pelo Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IF/UFRRJ), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O workshop “Desafios na restauração florestal no Rio de Janeiro” foi realizado no Auditório Gustavo Dutra, no campus Seropédica.

Durante o evento foram apresentadas pesquisas e estratégias destinadas a dinamizar o reflorestamento na região. No mesmo dia também foi lançado o livro “Controle de plantas daninhas em restauração florestal”, editado pelo professor do IF/UFRRJ, Paulo Sérgio dos Santos Leles; e pelo pesquisador da Embrapa, Alexander Resende. A publicação aborda o que é decisivo para o sucesso de um projeto de restauração florestal. De acordo com a página da UFRuralRJ na internet,  o livro estará, em breve, disponível para download.

Durante os intervalos do workshop, os participantes puderam conhecer as sementecas, coleções de sementes de espécies florestais, organizadas pelos alunos de graduação em Engenharia Florestal da UFRuralRJ. O trabalho é fruto da disciplina Produção e Tecnologia de Sementes Florestais, ministrada pelo professor Tiago Böer Breier.

 

O evento também contou com a exposição e venda de móveis artesanais, produzidos pelo técnico-administrativo do IF/UFRRJ, Paulo Cezar de Oliveira, a partir do reaproveitamento de madeiras.

Terça, 27 Junho 2017 00:00

 

Agência passa a funcionar no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

 

NOVA UNIDADE O prefeito de Seropédica, Anabal Barbosa de Souza, participou nesta terça-feira (27), da reinauguração da agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na cidade. O novo Sine está localizado na antiga Estrada Rio-São Paulo, km 40, no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. “O Sine é de suma importância para o município, tendo em vista que atua no controle do pagamento do Seguro-Desemprego, na emissão de Carteira de Trabalho e diversos outros serviços”, anunciou a Secretaria Municipal de Comunicação, Turismo e Eventos.

Localizado no Km 40, o posto do Sine já recebe currículos desde 21 de junho, e, segundo a assessoria do prefeito, já contabiliza mais de cinco mil atendimentos. O chefe do Executivo de Seropédica ressaltou a importância de uma instituição como Sine atuar servindo à população e aproveitou para agradecer ao secretário de estado de Trabalho e Renda, Milton Rattes, pela cooperação na implantação da nova sede.

A assessoria do prefeito informou ainda que empresas como a RIP Serviços Industriais já possuem ofertas de emprego cadastradas no site. Atrás dessas oportunidades, centenas de pessoas estiveram presentes na inauguração no intuito de cadastrarem seus currículos. O secretário Milton Rattes salientou que haverá também um esforço para qualificar mão de obra destinada a atuar em áreas que necessitam hoje de profissionais não disponíveis na cidade e região. Segundo ele, essa preparação será oferecida por meio de parcerias com instituições como o Sesi e o Senac.

Também participaram da inauguração o vice-prefeito Amaurildo Soares, o subsecretário de estado de Trabalho e Renda, Mário Júnior; e os vereadores Bruno do Depósito e Waguinho do Emiliano.

 

 

 

 

 

Segunda, 26 Junho 2017 00:00

EVENTO O circuito de festas juninas “Arraiá Municipá” animou o distrito de Muriqui no último fim de semana, de 23 a 25 de junho.  O evento que tem como objetivo resgatar a tradição das festas juninas, além de movimentar o turismo e a economia local, superou as expectativas e proporcionou aos moradores e visitantes muito forró e sertanejo, além das tradicionais comidas e bebidas típicas.

Sexta, 23 Junho 2017 00:00

Capelães passaram nos leitos na quinta-feira (22), rezaram pelos pacientes e distribuíram os livros

CLEITON BEZERRA

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

APOIO ESPIRITUAL Capelães do Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSFX) distribuíram, na quinta-feira (22), Novos Testamentos aos pacientes da instituição. Os livros foram doados pela instituição chamada Gideões Internacionais, que realiza distribuição de Novos Testamentos em hotéis, escolas, instituições públicas e presídios. Segundo os capelães, não é a primeira vez que os Novos Testamentos foram distribuídos aos pacientes do HMSFX, a prática acontece sempre que chegam as doações dos livros.

Sexta, 23 Junho 2017 00:00

Sócios da X-Treme Force Fitness apostam na força do esporte como caminho para elevar a moral da cidade de Itaguaí

 

Sócios na X-Treme Force Fitness, loja especializada na comercialização de suplementos alimentares e produtos naturais, Antônio Augusto Souza Pereira de Aguiar e Rafael da Silva Batista compartilham estratégias de negócio comuns e, mais que isso, um sonho que o seu trabalho pode ajudar a concretizar. Ambos enxergam um grande potencial nas linhas de produtos que oferecem em seu ponto de venda no Shopping Itaguaí, por acreditarem que uma boa forma física depende em grande parte de uma boa alimentação e daquilo que se ingere no dia a dia.

Sexta, 23 Junho 2017 00:00

SAÚDE As unidades de saúde de Mangaratiba iniciaram na segunda-feira (19), à vacinação contra o HPV e meningite. Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a aplicação da vacina contra o HPV agora passa a imunizar meninos na faixa etária dos 11 aos 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Para as meninas, a faixa etária segue dos 9 aos 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). O dia “D” da campanha será em 1 de julho.  Os postos também estão atualizando a caderneta com vacinas contra febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, tétano, difteria e hepatite B.

Quinta, 15 Junho 2017 00:00

Quarta unidade do gênero aberta em pouco mais de cinco meses de governo fica no bairro Boa Esperança

ATENÇÃO SOCIAL O prefeito de Seropédica, Anabal Barbosa de Souza, participou, na terça-feira (13), da quarta inauguração de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em seus pouco mais de cinco meses de administração. O novo Cras do município abriu as portas na Rua Itaperuna, s/nº, quadra 25, lote 13, no bairro Boa Esperança. Também participaram da entrega da unidade à população os secretários de Assistência Social, Fernanda Moffati; e de Ordem Pública, André Luiz Moraes; além do subsecretário de Comunicação, Samuel Barbosa; e dos vereadores Professor Ivan e Rogério Morcego.

Quinta, 15 Junho 2017 00:00

LEGALIZAÇÃO A meta de regularizar 60 embarcações que cruzam constantemente o espelho d’água da Baía de Sepetiba, levando pescadores que tiram dali o fruto de seu sustento chegou a 50% na terça-feira (13), quando a Delegacia da Capitania dos Portos de Itacuruçá mobilizou uma equipe para cumprir mais uma etapa de regularização De barcos e canoas na Praia do Sahy.

Quinta, 15 Junho 2017 00:00

INCENTIVO A Secretaria de Agricultura e Pesca de Mangaratiba realizou nesta quarta-feira (14) o “Café da manhã do Agricultor”. O objetivo do encontro é unir e incentivar os agricultores do município e por meio de um bate papo, esclarecer as dúvidas sobre técnicas de cultivo, conhecer as dificuldades e as necessidades dos trabalhadores e auxiliar na retirada de documentos como Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e o DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).  A reunião acontece todo mês no Horto Municipal de Mangaratiba.

Quinta, 15 Junho 2017 00:00

LEMBRANÇA Mais uma homenagem ao professor de Educação Física, Diego Barbosa, foi realizada na noite de terça-feira (13), na área do Parque Municipal de Itaguaí. Foi um momento de muitas lágrimas e saudades, que levou centenas de pessoas ao local onde todos participavam das aulas de Zumba, ministradas por Diego.

Quinta, 15 Junho 2017 00:00

No feriado de Corpus Christi, cerca de mil pessoas participaram do evento que enche as ruas de cor

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FÉ Centenas de pessoas se reuniram na Rua Coronel Freitas, para juntas manterem a tradição do feriado católico de Corpus Christi, que é a confecção de tapetes de sal e serragem nas ruas. Repleto de cores, os tapetes trazem mensagens de paz e amor e uniram gerações diferentes com um mesmo objetivo e alegria. Os ‘artistas’ começaram a chegar às 6h da manhã para escolherem os melhores lugares.

Quinta, 15 Junho 2017 00:00

Especialista em meio ambiente sobre o que é necessário para garantir a sustentabilidade da Baía de Sepetiba

RENATO REIS

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

ANÁLISE Titular do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente e coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade de Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o professor Adacto Ottoni esteve em Itaguaí, na terça-feira (13), a convite do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro e da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itaguaí, para proferir a palestra “Sustentabilidade ambiental da Bacia Hidrográfica da Baía de Sepetiba (BHBS)”. Antes de assumir o microfone, ele concedeu entrevista ao ATUAL, discorrendo sobre o que é necessário para que a Baía de Sepetiba não tenha sua situação ainda mais deteriorada. Na entrevista que segue, ele defende a revisão nos processos de licenciamento e fiscalização ambiental e cobra a união dos três níveis de governo para garantir a sustentabilidade.

Quarta, 14 Junho 2017 00:00

Católicos celebram amanhã (15) data instituída no século XIII que celebra o Corpo de Cristo. Tapete contará com 170 sacos de sal, de 25 quilos cada

CLEITON BEZERRA

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

TRADIÇÃO Um costume de séculos promete movimentar religiosos na quinta-feira (15) em Itaguaí. Fiéis do mundo inteiro comemoram amanhã o Corpus Christi, expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”. Os católicos agradecem pelo sacramento da Eucaristia, rito que simboliza a presença do corpo e do sangue de Jesus. Em Itaguaí, as atividades têm início pela manhã, com missa às 7h e encerram-se com missa às 19h.

Quarta, 14 Junho 2017 00:00

Pesquisador e professor do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Uerj aponta a falta de rigor em licenciamentos e na fiscalização como vilões da degradação do ecossistema local

RENATO REIS

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ANÁLISE A revisão nos processos de licenciamento ambiental e de fiscalização sobre a atuação de indústrias que atuam na região, bem como a ampliação de cuidados pelo território das bacias hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e da Baía de Sepetiba são iniciativas fundamentais para garantir a sustentabilidade ambiental da Bacia Hidrográfica da Baía de Sepetiba. A tese foi defendida ontem durante seminário sobre o assunto, realizado no Hotel Promenade, em Itaguaí, resultado de uma parceria entre o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itaguaí (AEAIRJ).

Quarta, 14 Junho 2017 00:00

ONG Semeando Para o Futuro realizou ato na Praça Estrela do Céu com intuito de esclarecer e informar sobre o problema do trabalho na infância

CLEITON BEZERRA

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

POR UM FUTURO MELHOR Na tarde da última segunda-feira (12), foi celebrado o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e a Casa de Apoio a Criança Semeando Para o Futuro promoveu um ato de conscientização na Praça Estrela do Céu, localizada na Rua Eduardo de Oliveira Júnior, 62 em Itaguaí. Durante a atividade as crianças da ONG participaram de oficina de patinação e malabares, além de assistirem apresentações de esquetes teatrais.

Quarta, 14 Junho 2017 00:00

No dia do julgamento da chapa de Charlinho-Abelardinho no TSE, munícipes falam de suas expectativas para a cidade

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

DILEMA O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou todos os recursos da coligação para ‘Cuidar das pessoas’, do então candidato Alexandre Vale (PR) e deu vitória por unanimidade ao prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB) e não cassou a chapa composta por ele e o vice-prefeito Beilard Goulart, o Abelardinho (PMDB), nesta terça-feira (13). Assim, Charlinho continua prefeito de Itaguaí.

Quarta, 14 Junho 2017 00:00

ATENÇÃO O domingo (11) foi de mobilização e muito trabalho para equipes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), da Prefeitura de Seropédica, da Defensoria Pública e do Detran, que se uniram em parceria para realizar uma grande ação social no calçadão da cidade. O atendimento foi também acompanhado em paralelo por atividade cultural, a cargo de integrantes do Centro de Arte e Cultura da UFRuralRJ (CAC-UFRuralRJ). Os trabalhos se estenderam das 9h até as 15h, com o registro de mais de 3,5 mil atendimentos, segundo os organizadores.

Sexta, 09 Junho 2017 00:00

 

CAMINHADA PELA PAZ Na noite desta sexta-feira (9), familiares e amigos do professor de Zumba Diego Barbosa Santos, assassinado cruelmente no início da semana, se reuniu para prestar uma homenagem a ele e protestar, de forma pacífica, contra a violência. 

Quinta, 08 Junho 2017 00:00

Denominada “Mangue Limpo e Casa Limpa”, atividade integra programação da Semana de Meio Ambiente de complexo portuário de Itaguaí

 

LIMPEZA Voluntários do complexo portuário Porto Sudeste (PS), em Itaguaí, convocados entre funcionários e prestadores de serviços, saírem de sua rotina habitual de trabalho e arregaçaram as mangas na manhã de ontem para promover uma faxina no manguezal que fica próximo às instalações da empresa, na Ilha da Madeira, em Itaguaí. A atividade integra a Semana do Meio Ambiente, que o PS organizou em alusão ao dia 5 de junho, quando se comemora mundialmente a data.

Quinta, 08 Junho 2017 00:00

CAPACITAÇÃO A Prefeitura de Mangaratiba e a empresa Maq Operações realizaram a primeira aula do curso que vai preparar 400 moradores para o mercado de trabalho. Trata-se do curso de Operador de Máquinas Pesadas e de Empilhadeiras. A abertura aconteceu na noite de segunda-feira (5), no Centro de Tradições Populares, Antigo King Night, em Itacuruçá, e contou com a presença do vice-prefeito Renildo Brandão e do secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Leandro de Paula.

Quinta, 08 Junho 2017 00:00

CUSTO A preocupação com os prejuízos causados pelo roubo de cargas no estado do Rio é crescente. O assunto foi tema do I Fórum de Prevenção de Perdas do Rio de Janeiro, promovido pela Associação de Supermercadistas do Rio de Janeiro (ASSERJ). Riley Rodrigues, gerente de Estudos de Infraestrutura do Sistema FIRJAN, apresentou no evento dados referentes ao impacto deste crime para o setor produtivo fluminense. Segundo ele, os custos para o estado foram em torno de R$ 2,1 bilhões nos últimos seis anos.

Quinta, 08 Junho 2017 00:00

De acordo com as necessidades de cada unidade, a própria secretária de Educação visita as unidades para conversar pessoalmente com diretores e supervisores

 

ATENÇÃO Professores da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes de Seropédica vêm realizando visitas semanais às escolas do município para um apoio pedagógico. A coordenadora de língua portuguesa, Márcia Ribeiro de Paiva, é uma das envolvidas no trabalho que vem sendo feito. “Perguntamos aos professores e à direção da escola qual o suporte de que eles necessitam. Conversamos com os professores para saber, de quem está na ponta, quais são as necessidades”, explica ela.

Quinta, 08 Junho 2017 00:00

EDUCAÇÃO Foi realizada segunda-feira (5) a aula inaugural do curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) promovido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), em Seropédica. Os 150 participantes do Pré-Enem foram recepcionados em cerimônia realizada no Salão Azul, no Pavilhão Central (P1).

Quinta, 08 Junho 2017 00:00

PRODUÇÃO ACADÊMICA O curso de Jornalismo da Rural vai levar seis produções para a premiação da Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), parte da 22ª edição do Intercom Sudeste (Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste). É a primeira vez que tantos trabalhos da Universidade são aceitos no Congresso, além dos trabalhos práticos apresentados no Expocom os alunos de jornalismo também irão apresentar artigos acadêmicos no Intercom Jr. O evento acontece entre os dias 22, 23 e 24 de junho, no Centro Universitário de Volta Redonda, no Sul Fluminense.

Quinta, 08 Junho 2017 00:00

Problemas são antigos, mas a solução ainda não chegou. Telhado voa e cerca vai para o chão

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

TETO Não é apenas a estrutura do Hospital municipal São Francisco Xavier (HMSFX) que está em situação deplorável. Muitas quadras esportivas também estão com suas estruturas deterioradas, necessitando de conservação. O problema é que em muitos casos, quando a população busca a solução, o jogo de empurra-empurra só agrava o transtorno. Esse é o caso da quadra da Escola Municipal João Vicente Soares, no bairro Ibirapitanga, e da quadra do Complexo Esportivo do Bairro Somel, ao lado da Escola Municipal Amauri Ferreira.

Quinta, 08 Junho 2017 00:00

Região foi representada pelos prefeitos Anabal Barbosa, de Seropédica; e Aarão de Moura Brito, de Mangaratiba

ENCONTRO Empresários das indústrias de Itaguaí, Japeri, Mangaratiba, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e Seropédica e líderes do executivo dos respectivos municípios se reuniram para debater o cenário econômico e os entraves legais e jurídicos para a concessão e renovação de incentivos fiscais no estado do Rio de Janeiro. “O governo de Nova Iguaçu defende a permanência dessa política, afinal, essa briga não é só dos empresários, é nossa também”, destacou o prefeito Rogério Lisboa depois da apresentação “O Rio Precisa de Incentivos, Incentivar o Rio é Incentivar a Indústria”, do gerente de estudos de infraestrutura, Riley Rodrigues, e da coordenadora Jurídica, Tributária e Fiscal do Sistema Firjan, Priscila Sakalem.

Quarta, 07 Junho 2017 00:00

Eventos em diferentes unidades escolares buscaram despertar nas crianças e adolescentes a necessidade de dar atenção à preservação dos recursos naturais

 

ATIVIDADES O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado em Seropédica dentro e fora das salas de aula, com atividades destinadas a conscientizar os estudantes sobre a importância de adotar medidas em favor da preservação ambiental. A Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), informa que há um esforço contínuo nas escolas do município, com ênfase em atividades que disseminam conceitos de reciclagem, reutilização de matérias descartáveis, conscientização ambiental, sustentabilidade, dentre outras.

Quarta, 07 Junho 2017 00:00

OPORTUNIDADE O projeto Balcão de Empregos Itinerante, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Mangaratiba fez sua primeira parada na tarde desta segunda-feira (5), no distrito de Muriqui. No total, 58 moradores foram atendidos no Teleinfo da Praça João Bondim. Eles puderam cadastrar seus currículos, se informar sobre vagas de empregos e oportunidades de crescimento na carreira na consultoria feita pelo órgão.

Terça, 06 Junho 2017 00:00

Segundo a atual presidente, Sueli Fernades, novo convênio deve entrar em vigor no próximo dia 25

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

NOS EIXOS Durante a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itaguaí, quem chegava ao salão nobre se deparava com latinhas brancas sobre a divisória entre a área reservada aos parlamentares e a área onde fica a plateia. Eram 17 cofrinhos, o número exato de vereadores. A intenção era atrair a atenção dos edis para o novo projeto da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae – Itaguaí).

Terça, 06 Junho 2017 00:00

EVENTO “Eu pinto histórias”. Foi com essa expressão que a artista plástica Fátima Fernandes resumiu suas obras durante o vernissage na noite de sexta-feira (2), no Centro Cultural Ferroviário de Itacuruçá (Cefec). A exposição “Óleo de Fátima – além da arte” começou nesta segunda-feira (5), e vai até o próximo dia 30. 

Terça, 06 Junho 2017 00:00

CONSCIENTIZAÇÃO Aproveitando a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5), a Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMA), iniciou ontem uma variada programação alusiva à Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

Terça, 06 Junho 2017 00:00

Comerciantes do município não precisam mais sair da cidade para se associar a instituição

WELINGTON CAMPOS

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SERVIÇO Empresários e comerciantes de Mangaratiba não precisam mais sair da cidade para se associar à Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaguaí (CDL). Mario Lúcio Mata foi nomeado pela instituição para representá-la no município. 

Terça, 06 Junho 2017 00:00

Prefeitura estrutura unidades de saúde com tecnologia pela melhoria do atendimento médico

SISTEMA As secretarias de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e de Saúde e Defesa Civil de Mangaratiba dão continuidade ao projeto de implantação do sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) nas unidades de Atenção Básica e ESFs do município. Na quinta-feira (1) os técnicos em informática da prefeitura estiveram na unidade de Itacuruçá, completando a fase de instalação de rede e internet, capacitando os profissionais da saúde e dando todo o suporte necessário para que o sistema possa funcionar a todo vapor.

Sexta, 02 Junho 2017 00:00

A Prefeitura de Mangaratiba divulgou na sua página no Facebook, que vai promover o “Arraiá Municipá” nos meses de junho e julho. O evento vai acontecer nos finais de semana, sempre a partir das 20h, nos distritos de Itacuruçá, Muriqui, Conceição de Jacareí, Sahy e Centro. Conceição de Jacareí abrirá os festejos nos dias 9, 10 e 11 de junho. No Centro de Mangaratiba será nos dias 15, 16, 17 e 18. Em Muriqui será nos dias 23, 24 e 25. Já em Itacuruçá será nos dias 29, 30 de junho e 1º  e 2 de julho. No Sahy, nos dias 30 de junho e 1º e 2 de julho. 

Sexta, 02 Junho 2017 00:00

Essa é uma oportunidade para aqueles doadores que não podem se dirigir aos pontos fixos de coleta do estado

BOA AÇÃO A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que salva vidas. O Hemorio estará sábado (3), das 10h às 15h, em Itaguaí para recolher doações de sangue. Evento será realizado na Igreja Evangélica Congregacional na Estrada dos Teixeiras, 2191, no bairro Amendoeira. Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente.

Sexta, 02 Junho 2017 00:00

Dia Mundial de Tricotar em Público acontece neste sábado com oficinas na 1ª Igreja Batista de Itaguaí

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

LINHAS Está na hora de pegar as agulhas, os novelos e ir para a rua. Pois no sábado (3) é o Dia Mundial de Tricotar em Público. Organizado pela professora de tricô e crochê, Luciana Borges, o evento vai acontecer na 1ª Igreja Batista de Itaguaí e terá a participação de Cristina Amaduro, que possui um programa de TV onde ensina a arte de tricotar.

Sexta, 02 Junho 2017 00:00

FIM DE UMA NOVELA O Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), durante a 336ª Reunião Ordinária realizada na última quarta-feira (31), deliberou, por unanimidade pelos conselheiros presentes, a aprovação do Processo nº 23083.000762/2017-95, do Colégio Técnico da UFRuralRJ (CTUR), que solicitava a Transferência de Patrimônio da Associação de Pais e Alunos Arlinda Donatelo Moreira (Antiga Escolinha do IZ), para ampliação de instalações do CTUR.

Sexta, 02 Junho 2017 00:00

De 5 a 9 de junho órgão ligado à prefeitura realiza mutirão de atendimento em Itacuruçá, Muriqui, Conceição de Jacareí e Praia do Saco

OPORTUNIDADE Na semana de 5 a 9 de junho, o Balcão de Empregos de Mangaratiba, órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da prefeitura da cidade, realiza um mutirão de atendimento pelos distritos da cidade. O atendimento do órgão acontecerá nos Teleinfos locais, das 13h às 16h. Isso porque das 8h às 12h o atendimento segue normalmente na sede do Balcão, no Centro de Mangaratiba.

Sexta, 02 Junho 2017 00:00

EFEMÉRIDE Representantes da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócio de Seropédica vão visitar várias unidades na segunda-feira (5), com a missão de distribuir mudas de plantas para os alunos, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. De acordo com o órgão, a proposta é aproveitar a comemoração para alertar os estudantes sobre diversos problemas ambientais que ocorrem ainda hoje e sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

Sexta, 02 Junho 2017 00:00

A bailarina de 16 anos conseguiu bolsa de 100% em renomada escola de dança do Rio

Dilceia Norberto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

BAILANDO Entre Pliés, Jetés, adagios e Frappés. Além de idas diárias a Tijuca, no Rio de Janeiro. Essa é a rotina da bailarina itaguaiense Isabelle Amorim, de 16 anos. Ela desponta no mundo da dança com grandes ambições e já deu um grand jeté (grande salto). No ano passado, Isabelle foi aprovada em audição que selecionava alunos para a Escola Conservatório Brasileiro de Dança, uma renomada instituição.

Quinta, 01 Junho 2017 00:00

Atividade aconteceu no Calçadão de Itaguaí, com a proposta de troca de maços de cigarro por camisas

CLEITON BEZERRA

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONSCIENTIZAÇÃO O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo pela Organização Mundial da Saúde. Com intuito de mudar esta realidade no dia 31 de maio é promovido o Dia Mundial Sem Tabaco. Em Itaguaí, um grupo de saúde realizou uma atividade no Calçadão da cidade intitulada “Corte este mal e curta mais a sua vida”, a ação começou por volta das 10h e visava conscientizar a população sobre os malefícios do consumo do tabaco.

Quinta, 01 Junho 2017 00:00

Profissionais participaram do projeto “Capacita Coren” que garante melhorias na saúde

CAPACITAÇÃO A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Mangaratiba em parceria com Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren) ofereceu para os enfermeiros do município de Mangaratiba nesta quarta-feira (31), uma capacitação do projeto “Capacita Coren”. O tema abordado foi “Cuidados de enfermagem ao paciente em uso de cateteres gástrico e enteral”, com o objetivo de atualizar e alinhar o conhecimento dos profissionais para melhorias na área da saúde. No final da aula, todos os profissionais presentes receberam um certificado de capacitação do tema. O evento aconteceu no Centro Cultura Cary Cavalcanti.

Quinta, 01 Junho 2017 00:00

MUTIRÃO A coordenação de combate a dengue e outras arboviroses da Secretaria de Saúde e Defesa Civil realizou, no último sábado (27), em Itacuruçá, um mutirão de combate ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. O objetivo da ação foi reduzir a infestação de vetores "mosquitos" no distrito.

Quinta, 01 Junho 2017 00:00

EVENTO A Nuclep entregou, na manhã desta terça-feira (30), a Seção S1 e o Conjunto TR3 + TR4 do S-BR3 – Submarino Tonelero, fabricados em parceria com a Itaguaí Construções Navais (ICN).

Quinta, 01 Junho 2017 00:00

CONHECIMENTO Nos dias 7 e 8 de junho, no Jardim Botânico da UFRuralRJ campus Seropédica, será realizada a Semana do Meio Ambiente 2017. O evento terá palestras, oficinas e exposições. As palestras serão realizadas de 9h às 10h e de 10h às 11h. Já as oficinas serão promovidas a partir das 14hs.

Terça, 30 Maio 2017 00:00

Após denúncias de moradores e usuários, a unidade foi atendida pela Secretaria de Meio Ambiente com os serviços de poda e capina

Terça, 30 Maio 2017 00:00

Série de palestras e oficinas com o poder público e sociedade civil fazem parte das ações do Plano Estratégico das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim

Terça, 30 Maio 2017 00:00

Vereadores André Amorim e Ivanzinho visitam a unidade e preparam relatório detalhado para cobrar soluções

Segunda, 29 Maio 2017 00:00

Secretaria de Estado de Turismo informa que profissionais cadastrados no Programa de Artesanato terão descontos nas lojas de rede varejista

Segunda, 29 Maio 2017 00:00

As atividades no porto foram retomadas há cerca de duas semanas, e assim a empresa deixou de usar o Porto do Sudeste como alternativa

Segunda, 29 Maio 2017 00:00

APRENDIZADO A prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro, iniciou na quarta-feira (24) o “Projeto Educação Sanitária nas Escolas Rurais”. O objetivo é conscientizar e multiplicar informações às secretarias municipais, aos pais e moradores, para buscar qualidade na saúde coletiva e no meio ambiente e às crianças do 5º ano. O evento aconteceu na Escola Municipal Maria Augusta Lopes. Ao todo, dez escolas municipais estão na lista para trabalhar o projeto.  No final do ano, os melhores entre alunos, professores e escolas vão ser premiados.

Segunda, 29 Maio 2017 00:00

QUALIFICADO A alimentação dos alunos da rede municipal de ensino de Itaguaí ganhará em breve o Selo Orgânico, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. O secretário de Meio Ambiente, Jailson Barboza, se reuniu na terça-feira (23) com Celso Herola Junger e Índia Clara de Medeiros, representantes do ministério, para mostrar aos visitantes que as verduras e legumes são produzidos no município sem o uso de agrotóxico.

Segunda, 29 Maio 2017 00:00

Secretária de Educação de Mangaratiba entregou o título de servidor público a dois professores e uma supervisora educacional

Segunda, 29 Maio 2017 00:00

Moradores reclamam de falta de atenção do poder público e desleixo dos moradores, que jogam lixo e entulho nas ruas do bairro

Segunda, 29 Maio 2017 00:00

Circuito de corrida em montanhas desembarca na cidade no dia 3 de junho

Segunda, 29 Maio 2017 00:00

APROXIMAÇÃO Na manhã desta segunda-feira (29) a equipe de comunicação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) visitou a sede do Jornal ATUAL. O objetivo era explicar os planos para a área de comunicação da empresa e falar sobre a ideia de tornar público alguns projetos, que envolvem o interesse público dos moradores da região.

Quinta, 25 Maio 2017 00:00

Secretária de Educação de Mangaratiba entregou o título de servidor público a dois professores e uma supervisora educacional

Quinta, 25 Maio 2017 00:00

DIAGNÓSTICO O Plano Estratégico de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (PERH-GUANDU) será reavaliado e revisado hoje (25) às 14h30, durante as últimas oficinas dessa primeira etapa de encontros: Sociedade Civil na Câmara de Vereadores de Rio Claro e Poder Público, no Auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT) – UFRuralRJ, em Seropédica.