Loading...
Apr 24, 2018 Last Updated 4:35 PM, Apr 20, 2018
Sexta, 20 Abril 2018 11:33

A imunização estará disponível até dia 01 de junho e visa atingir cerca de 4,5 milhões de pessoas que fazem parte do grupo de risco

PREVENÇÃO A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, será iniciada nesta terça-feira (24) em todos os 92 municípios fluminenses e tem a meta de imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas. A vacina contém o imunizante contra o H3N2 e é destinada a gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas.

Sexta, 20 Abril 2018 11:31

Os participantes realizaram diversas atividades na praça do distrito como alongamento, zumba, dança e várias brincadeiras

COMEMORAÇÃO Os integrantes do núcleo da Terceira Idade de Itacuruçá realizaram na quinta-feira (19) uma gincana ao ar livre em homenagem ao Dia do Índio. O intuito da iniciativa foi fugir do cotidiano, mostrando toda a vitalidade e união dos idosos do distrito.

Sexta, 20 Abril 2018 11:28

PROJETO A Secretaria de Agricultura e Pesca de Mangaratiba já está em fase de conclusão do projeto que irá cadastrar e identificar os pescadores artesanais da cidade. O secretário da pasta Adalberto Basílio esteve esta semana explicando aos pescadores e associações de várias localidades como será a iniciativa, onde os profissionais farão parte de um cadastro municipal e terão uma carteira de identificação própria. “Com essa ação saberemos identificar quem é que vive da pesca na cidade e valorizar sua identidade histórica. É uma medida que vai proteger nossos pescadores de uma concorrência desleal”, destacou o secretário.

Sexta, 20 Abril 2018 11:27

MANGARATIBA A Diretoria de Assistência Integral ao Educando (DAIE), da Secretaria de Educação de Mangaratiba, realizou na quinta-feira (19), uma capacitação com os orientadores educacionais da rede pública de ensino. O evento aconteceu na Escola Municipal Caetano de Oliveira, em Itacuruçá.

Sexta, 20 Abril 2018 11:25

 

Alunos da Escola Municipal Prefeito Isoldackson Cruz de Brito participaram de atividades de incentivo à leitura

 

ATIVIDADES A Casa de Cultura proporcionou um Dia Nacional do Livro Infantil inesquecível, na quarta-feira (18), aos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Prefeito Isoldackson Cruz de Brito. Em meio aos livros da Biblioteca Comunitária Professora Nair Marinho Mello Santos, os pequenos participaram de atividades como contação de histórias e confecção de máscaras com personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. O autor Monteiro Lobato, que completaria 136 anos em 2018, foi homenageado.

Sexta, 20 Abril 2018 11:24

TREINO FUNCIONAL O treino funcional oferecido pela Secretaria Adjunta de Esportes de Mangaratiba diariamente na praia do distrito, á população de Itacuruçá, completou um ano de atividades esta semana. Para comemorar, professores e alunos organizaram um café da manhã especial na quinta-feira (19).

Sexta, 20 Abril 2018 11:20

Sebrae vai promover encontros destinados a ajudar empreendedores que desejam oficializar atividades em Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty

PREPARAÇÃO Na próxima semana equipes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ) iniciam o Mutirão de Regularização dos chamados microempreendedores individuais (MEIs) na Costa Verde. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, será um mutirão por semana, durante quatro semanas, para atender os microempreendedores individuais de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.

Sexta, 20 Abril 2018 11:17

Serão abordadas pautas como o tempo gasto pelo trabalhador diariamente nos transportes e o sucateamento do sistema ao longo dos anos

MOBILIDADE A Universidade Cândido Mendes receberá a mesa “A Que Ponto Chegamos?”, hoje (19), no campus Campo Grande, localizado na Rua Campo Grande nº 1508. A mesa terá a presença de representantes de esfera federal, municipal, assim como de coletivo de jovens. A atividade acontecerá na instituição de ensino a partir das 19h.

Quinta, 19 Abril 2018 10:57

Os selecionados vão completar formação em universidade da Espanha e de Portugal 

EDUCAÇÃO A Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) reuniu, na terça-feira (17), os 15 selecionados no edital para concessão de auxílios financeiros para mobilidade internacional aos estudantes dos cursos de graduação. A iniciativa, que é inédita na UFRRJ, integra o Plano Institucional de Internacionalização.

Quinta, 19 Abril 2018 10:56

Júlio Emílio Braz falou sobre sua trajetória na literatura, como ilustrador e autor de TV

LITERATURA O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Paulo Dacorso Filho recebeu, na segunda-feira (16), o renomado escritor Júlio Emílio Braz, um respeitável nome no universo da literatura infanto-juvenil brasileira. Durante e visita ele conversou com os alunos, fez uma palestra e foi também homenageado por professores e estudantes numa data especial, por naquele dia ele completava 59 anos.

Quinta, 19 Abril 2018 10:53

ACESSO Durante a manhã de ontem (18), pais e mães de alunos da Escola Elmo Batista Coelho, na Ilha da Madeira, ocuparam a unidade escolar para reivindicar uma solução à suspensão do transporte marítimo, por parte da Prefeitura de Itaguaí.

Quinta, 19 Abril 2018 10:51

EDUCAÇÃO Um projeto interdisciplinar tem tornado mais atrativas as aulas na Escola Municipal Prefeito Abeilard Goulart de Souza, no bairro Parque Paraíso.

Quinta, 19 Abril 2018 10:49

EVENTO A Escola Municipal Professora Severina dos Ramos de Sousa, em Coroa Grande, teve uma quarta-feira (18) especial. A escritora e jornalista Fernanda Paraguassu visitou a unidade e acompanhou o evento em comemoração ao “Dia Nacional do Livro Infantil”. A convidada é autora do livro “A menina que abraça o vento – A história de uma refugiada congolesa” cuja temática foi trabalhada na Sala de Leitura pela professora Silvania de Oliveira.

Quarta, 18 Abril 2018 11:08

Segundo o órgão municipal, atualmente, milhares de atendimentos realizados na rede pública de saúde não são moradores da cidade

QUALIDADE NO ATENDIMENTO A Secretaria de Saúde de Mangaratiba divulgou um balanço sobre os atendimentos no Hospital Municipal Vitor de Souza Breves (HMVSB) e nas unidades de saúde da cidade. Segundo dados da secretaria, anualmente, milhares de atendimentos realizados na rede pública de saúde de Mangaratiba não são para os moradores do município. A secretaria informar ainda que muitos pacientes atendidos atualmente em ambulatório, urgência e emergência, são de municípios vizinhos e até de outras regiões mais distantes.

Quarta, 18 Abril 2018 11:03

Prefeitura de Mangaratiba investe na compra de medicamentos e insumos e abastece postos de saúde, ESFs e Hospital Vitor de Souza Breves

SAÚDE Na contramão do caos que se instalou na saúde pública do país, em Mangaratiba a gestão municipal investe alto em saúde. Os depósitos estão abastecidos com insumos e correlatos e as farmácias das Unidades Básicas de Saúde, dos ESFs e do Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB) estão com estoque completo, aproximando cada vez mais do nível de excelência, o atendimento de saúde da cidade.

Quarta, 18 Abril 2018 11:02

ASFALTO A operação tapa-buracos aconteceu, ontem (17), próximo ao trevo localizado na entrada de Itaguaí e a BR-101 (Rio-Santos). A Secretaria Municipal de Obras restaurou o asfalto em diversos pontos deste trecho da Rodovia Prefeito Abeilard Goulart de Souza (RJ-099), mais conhecida como Estrada de Piranema.

Quarta, 18 Abril 2018 11:00

Ruas da localidade recebem serviço de terraplanagem realizados por equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Seropédica

ACESSIBILIDADE Moradores do bairro Jardim Maracanã já podem transitar com um pouco mais de tranquilidade por algumas ruas do bairro, que receberam serviço de terraplanagem executado por equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Seropédica.

Quarta, 18 Abril 2018 10:57

PREVENÇÃO A reinauguração do posto Estratégia Saúde da Família (ESF), no bairro do Engenho, foi marcada por uma série de ações, no sábado (14). Foram realizados testes rápidos para detectar sífilis, HIV hepatite B ou C. As mulheres também puderam fazer o exame preventivo. Além dos exames na unidade, a Secretaria Municipal de Saúde organizou palestras sobre tabagismo, álcool e drogas.

Terça, 17 Abril 2018 11:41

AÇÃO Equipes de fiscalização da Prefeitura de Mangaratiba realizaram no sábado (14), uma Barreira Fiscal, que visa o reordenamento do turismo na Costa Verde. Ônibus e vans que entravam no município foram fiscalizados. A operação ficou baseada no trevo de Conceição de Jacareí, na Rodovia Rio-Santos.

Terça, 17 Abril 2018 11:39

Município realiza Conferência Infanto Juvenil para discutir preservação ambiental da região

INICIATIVA Alunos de seis escolas públicas de Mangaratiba participaram na manhã desta segunda-feira,(16) da I Conferência Municipal Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. A iniciativa inédita é fruto da parceria entre superintendência e diretoria de ensino (coordenação dos anos finais) da Secretaria de Educação de Mangaratiba (SME).

Terça, 17 Abril 2018 11:37

MOBILIZAÇÃO Uma grande ação, fruto da união entre poder público e sociedade civil, desembarcou na Praça da Orla de Conceição de Jacareí, na manhã de sábado (14). A iniciativa foi da Associação de Pastores e Ministros Evangélicos de Mangaratiba e contou com o apoio institucional da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e da Secretaria Municipal de Saúde.

Segunda, 16 Abril 2018 17:23

Alunos lotam o auditório Gustavo Dutra, no Pavilhão Central (P1), e participam do evento que abordou violência, desemprego e racismo

DIÁLOGO A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebeu a mesa “A Crise do Estado do Rio de Janeiro e a Intervenção Federal”, na quinta-feira (12), no campus Seropédica. A mesa contou com a presença do deputado federal Glauber Braga; a representante do DCE UFRRJ, Nathalia Alvarez; assim como de membros do coletivo Tudonumacoisasó: a advogada Yamê Lopes e o economista William Siri. A atividade aconteceu no auditório Gustavo Dutra, o Gustavão, que fica no Pavilhão Central (P1) da UFRRJ.

Sexta, 13 Abril 2018 15:22

Intervenção na passagem de nível da Rua Ary Parreiras tem o objetivo de promover melhorias na linha férrea para a comunidade

MANUTENÇÃO Quem transita pelo bairro Engenho, em Itaguaí, precisa ficar atento ao período de 15 a 19 de abril. Isto porque a passagem em nível Ary Parreiras estará interditada das 22h de domingo (15) até às 10h da quinta-feira (19). O motivo é a manutenção da linha férrea no local para garantir as melhores condições de segurança para a comunidade que utiliza a travessia e para os trens da MRS.

Sexta, 13 Abril 2018 13:07

Súbito falecimento da analista de relações institucionais da Mineradora Vale deixa de luto a sociedade de Itaguaí e Mangaratiba e une uma legião de amigos em sentimentos que enaltecem a trajetória da dedicada mãe e esposa, a história de uma profissional exemplar, o digno exemplo de uma amiga fraterna e carinhosa e a dona de um sorriso que irradiava contagiante simpatia

Numa de suas últimas manifestações relacionadas a eventos que tinham a Mineradora Vale como patrocinadora, a analista de relações institucionais da empresa mais uma vez demonstrava todo o seu sentimento e prazer em relação ao fato, não apenas no papel de representante da mineradora, mas, principalmente, por tratar-se de mais um relevante investimento na região onde ela vivia com a família. “A Vale está empenhada nesta questão de fazer acontecer, e esse é um dos nossos objetivos, de patrocinarmos projetos acreditando que a cultura é uma ferramenta de transformação social que vai trazer um resultado de muito âmbito para o nosso município”, comemorou Márcia Moreira, na ocasião.

Sexta, 13 Abril 2018 11:55

 

Prefeitura informa que no caso de necessidade de intervenção nos bairros, moradores devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos

 

MELHORIAS A Secretaria de Comunicação, Turismo e Eventos de Seropédica informou que na quarta-feira (14) foi concluída a segunda fase do serviço de terraplanagem no bairro Campo Lindo. No mesmo dia, outra equipe iniciava a operação Tapa Buraco na Rua 24, no bairro Boa Esperança. Segundo nora da prefeitura, o objetivo é dar melhores condições de trânsito e segurança para motoristas e pedestres.

Sexta, 13 Abril 2018 11:51

 

Curso foi realizado em parceria com a Organização Não Governamental Centro de Apoio ao Movimento Popular

 

QUALIFICAÇÃO Na sequência de atividades destinadas a ampliar as oportunidades de trabalho para famílias de Mangaratiba e região, a Associação dos Pescadores, Maricultores e Lazer do Sahy (Assopesca) promove, neste sábado (14), a partir das 18h, mais uma formatura dos cursos de qualificação profissional, dessa vez na área de auxiliar de saúde bocal. Os certificados serão entregues durante solenidade no Centro Cultural Cary Cavalcante, no centro de Mangaratiba.

Sexta, 13 Abril 2018 11:49

EDUCAÇÃO O Sepe Itaguaí divulgou, na tarde de quinta-feira (12), um comunicado informando sobre o julgamento da constitucionalidade da lei da migração, que deu a possibilidade aos profissionais da rede de educação municipal aderirem ao processo de migração para o regime de 40 horas. A audiência acontecerá, na segunda-feira (16) às 13h, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Sexta, 13 Abril 2018 11:47

Encontro na Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola vai reunir representantes da cidade de Seropédica e de outros

REFLEXÃO A Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias, vai abrigar, neste sábado (14), de 9h às 16h, a etapa regional da Baixada Fluminense da preparação para a 4ª Conferência Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Sexta, 13 Abril 2018 11:25

Projeto “Mais vida, Menos lixo” foi realizado na Praça CEUs e atraiu dezenas de pessoas

MEIO AMBIENTE O projeto “Mais vida, menos lixo – 200 anos de Itaguaí” atraiu dezenas de pessoas, na quarta-feira (11), na Praça na Praça CEUs, no bairro Chaperó, em Itaguaí. O programa teve a organização das secretarias Educação e Cultura (SMEC), Meio Ambiente, Ordem Pública e de Saúde e a parceria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e das empresas Porto Sudeste e a Vale.

Quinta, 12 Abril 2018 10:43

Especialista em câncer bucal alerta sobre importância do diagnóstico precoce

SAÚDE  O setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde de Mangaratiba realizou nesta quarta-feira (11), uma capacitação com seus profissionais para falar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer bucal. Dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal participaram da qualificação que aconteceu no Centro Cultural Cary Cavalcante.

Quinta, 12 Abril 2018 10:40

OBRAS Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciaram na manhã desta quarta-feira (11), os serviços para instalação de ponte provisória no do trecho da Estrada São João Marcos, na Serra do Piloto, que cedeu em virtude das chuvas que atingiram a localidade na última sexta-feira (6).

Quinta, 12 Abril 2018 10:33

CULTURA Os alunos das escolas da rede municipal de ensino Fazenda Santa Cândida e Senador Teotônio Vilella participaram na segunda-feira (9), do projeto Leitura Cultural, na Casa de Cultura Marise Moreira de Brito. A atividade teve contação de história sobre os 200 anos de Itaguaí, além de visitas à biblioteca e exposição de trabalhos dos participantes da oficina de escultura em argila.

Quinta, 12 Abril 2018 10:16

Serão abordadas também pautas como o sucateamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e o agravamento de casos de violência

DIÁLOGO A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) receberá a mesa “A Crise do Estado do Rio de Janeiro e a Intervenção Federal”, hoje (12), no campus Seropédica. A mesa terá a presença de representantes de esfera federal, municipal, assim como de coletivo de jovens. A atividade acontecerá no auditório Gustavo Dutra, o Gustavão, que fica no Pavilhão Central (P1) da UFRRJ, a partir das 18h.

Quarta, 11 Abril 2018 11:03

MANGARATIBA Com o objetivo de informar a população da Serra do Piloto quanto ao funcionamento das escolas da localidade, a Secretaria Municipal de Educação (SME), de acordo com a reunião realizada nesta segunda-feira (9) entre a secretária Mônica Santos Gomes Brito e seu corpo técnico pedagógico, ficou resolvido o seguinte: a Escola Cordélia Josephina de Magalhães Pahl reiniciou o funcionamento nesta terça-feira (10) em horário normal; a Escola Antônio Cordeiro Portugal terá funcionamento normal para o 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos. O segmento correspondente aos anos finais (6º, 7º, 8º e 9º) permanecem com atividades suspensas aguardando novas orientações da SME.

Quarta, 11 Abril 2018 10:58

ANÁLISE A UFRRJ está em 5° lugar no ranking da V Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) – 2018. Até o momento, foram respondidos 4.791 questionários (33,72% do total). Entre as universidades federais do Rio de Janeiro, a Rural é a mais bem colocada. A classificação completa pode ser acessada em https://bit.ly/2qaAlJ0

Terça, 10 Abril 2018 11:01

PREVENÇÃO A Secretaria de Saúde de Itaguaí, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, continua com o programa de vacinação contra a febre amarela nas ilhas e áreas de difícil acesso do município. A ação visa reforçar o “cinturão” de proteção aos moradores que vivem em regiões que existem maiores possibilidades de contrair a doença.

Terça, 10 Abril 2018 10:59

COMEMORÇÃO A tradicional festa de São Benedito mais uma vez reuniu fiéis, moradores e turistas em Coroa Grande. A celebração ao padroeiro do bairro chegou a sua 36ª edição com uma programação que incluía missas, alvorada, corrida e shows para comunidade.

Terça, 10 Abril 2018 10:58

Evento será no fim de semana 14 e 15 com várias atrações, entre elas, shows com o mestre Jaime Arôxa e convidados 

EVENTO O sítio Jonosake apresenta nos dia 14 e 15, o Soul Move - Festival Internacional de Dança de Salão – com Jaime Arôxa. A programação começa no sábado (14), com workshops nacionais e internacionais, show de dança e com o grande baile de aniversário do mestre Jaime Arôxa.  No domingo (15), as atividades continuam com o padrão de qualidade Jonosake de dedicação à dança, com shows de “o rei da voz” Márcio Gomes, mestre Jaime Arôxa e Kiri Champman; Banda Sítius, DJs convidados e Escolas de Dança Jaime Arôxa.

Terça, 10 Abril 2018 10:57

 

 

 

TERAPIA A quinta-feira (5) foi marcada em Seropédica pela realização do III Festival de Equoterapia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, realizado no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Paulo Dacorso Filho, onde crianças com deficiência puderam ser submetidas às terapias alternativas de reabilitação.

Terça, 10 Abril 2018 10:55

Medidas já estão sendo tomadas para reparar o desabamento em trecho da estrada. Segundo relatos de familiares uma pessoa estaria desaparecida

DESASTRE  A Prefeitura de Mangaratiba informou que todas as medidas estão sendo realizadas a respeito do desabamento de trecho da Estrada de São João Marcos, próximo à Cachoeira dos Escravos. O rompimento foi ocasionado devido às fortes chuvas que assolaram o município na noite de sexta-feira (6). O prefeito Aarão de Moura Brito Neto, entrou em contato com o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, que prometeu tomar as medidas cabíveis o quanto antes.

Terça, 10 Abril 2018 10:48

 

 

Equipamento vai auxiliar as equipes de fiscalização no monitoramento da cobertura florestal da unidade de conservação

 

MONITORAMENTO O Programa Olho no Verde  executado pela Secretaria de Estado do Ambiente(SEA) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) contará com mais um aliado no combate ao desmatamento ilegal: um drone. O equipamento foi entregue, nesta sexta-feira (6), ao Parque Estadual de Ilha Grande e administrado pelo Inea, e adquirido com recursos de compensação ambiental.

Sexta, 06 Abril 2018 11:48

Fechando a semana acadêmica, na sexta-feira (6), serão realizadas cinco atividades, que se estenderão de 13h30 até às 20h50

CONHECIMENTO A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi o local para realização da 7ª Semana Acadêmica de Relações Internacionais, que começou terça-feira (3) com o tema “Barreiras e passagens: (Des)construção do cenário internacional”. O evento acontecerá até a sexta-feira (6). O valor do investimento é de R$20 e as inscrições podem ser feitas na hora.

Sexta, 06 Abril 2018 11:43

Reforçando campanha de arrecadação de fundos, Lar Santa Lúcia programa evento beneficente para fortalecer ações da instituição

CARIDADE O Asilo Casa Santa Lúcia que funciona de forma filantrópica acolhendo idosos a partir de 60 anos, no Centro de Itaguaí, precisa de ajuda para continuar prestando serviço à comunidade. Com o intuito de arrecadar fundos, será promovido, então, um bingo beneficente em prol da instituição. A atividade acontecerá no dia 15 de abril, no salão da Catedral São Francisco Xavier, às 14h.

Sexta, 06 Abril 2018 11:37

CONSERVAÇÃO A Rua 53 foi entregue, na quarta-feira (4), após ser asfaltada e demarcada para os moradores no km 39, no Bairro Campo Lindo em Seropédica. A ação foi conduzida pela Prefeitura Municipal de Seropédica, através da Secretaria de Obras e Secretaria de Serviços Públicos.

Sexta, 06 Abril 2018 11:36

PROJETO Como parte das ações da Rede BioFORT - coordenada pela Embrapa e que engloba um conjunto de projetos responsáveis pela biofortificação de alimentos no Brasil - o analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Leandro Leão, conduziu uma reunião na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Itaguaí, na semana passada. Na ocasião, ele falou sobre as culturas biofortificadas e discutiu o andamento das atividades com os agricultores familiares que as cultivam.

Sexta, 06 Abril 2018 11:23

ESTRUTURA A Secretaria Municipal de Educação e Cultura DE Itaguaí concluiu, na terça-feira (3), a entrega de carteiras às unidades escolares. As unidades atendidas foram as Escolas Municipais Argentina Coutinho; Eider Ribeiro Dantas; Oscar José de Souza; Severina dos Ramos de Sousa; Yolanda Rangel; Américo Amorim; Vereador José Galliaço Prata; Fazenda Santa Cândida.

Quinta, 05 Abril 2018 10:45

Grande colmeia se formou em fresta de muro num imóvel no bairro Fazenda Caxias, ponde em risco integridades de moradores

CUIDADO A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Seropédica foi mobilizada, na sexta-feira (30), para providenciar a remoção de uma colmeia que se formou na fresta do muro de um imóvel localizado na Rua 8, no bairro Fazenda Caxias. A operação precisou ser montada porque moradores reclamavam de que as abelhas estavam oferecendo risco à população.

Quinta, 05 Abril 2018 10:40

 

A capacitação é fruto de uma parceria entre a Marinha do Brasil, COGESN e a Aplim

 

 SOLENIDADE  A Capitania dos Portos de Itacuruçá realizou na manhã desta quarta-feira (4), a cerimônia de formatura dos 30 alunos do curso de formação para aquaviários. Os formandos receberam o diploma e a caderneta de inscrição e registro pela qualificação nas funções de: Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquina.

Quinta, 05 Abril 2018 10:34

Moradores de diversos bairros revivem o drama de terem os imóveis invadidos pelas águas, contabilizando várias perdas materiais

REFLEXO DAS CHUVAS A noite de terça-feira (3) foi de desassossego para muitas famílias de Itaguaí, ao terem as casas invadidas por águas que subiram de nível rapidamente, em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade. Em muitos logradouros o que se verificou mais uma vez foi a dificuldade de escoamento das águas pluviais por causa da obstrução de bueiros, muitos deles atolados de lixo. Moradores de diversos bairros reviveram o drama de terem os imóveis invadidos pelas águas, contabilizando inúmeras perdas materiais.

Segunda, 02 Abril 2018 10:49

 CONHECIMENTO A Mostra de Trabalhos dos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está marcada para a segunda-feira (2), às 18h no Auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT). Com uma diversidade grande de trabalhos e assuntos, a mostra é uma oportunidade para você conhecer o que se produz no curso.

Segunda, 02 Abril 2018 10:44

Nos dias 28 e 29 de março a ICN comemorou um importante marco: 3 anos sem acidente com afastamento.

A conquista equivale a mais de mil dias de trabalho sem acidente com afastamento, evidenciando a forte cultura consolidada dentro da empresa, que tem como principal atividade a construção de 5 submarinos para o PROSUB – Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil.

Segunda, 02 Abril 2018 10:40

Sucesso dos estudantes é atribuído à dedicação aos estudos durante trajetória acadêmica

EXEMPLO Ingressar este ano em escolas federais sediadas na região, após concluir o ensino fundamental na rede pública de educação de Itaguaí, esse foi o feito realizado por quatro adolescentes do município.  O excelente desempenho dos estudantes nos concursos, que realizaram para ter acesso ao Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/Itaguaí) e ao Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) deve-se à dedicação de cada um aos estudos.

Sexta, 23 Março 2018 12:27

Secretaria de Educação passa a contar com mais 11 professores do último concurso em 2015

EDUCAÇÃO Alessandra Barbosa, Carla Moreira, Janice Cristina de Mattos, Rosângela dos Santos, Elaine Camargo, Michele Ramos, Indyanara Gonçalves, Joelma Ceia, Cátia Ferreira, Adriana de Castro e Fabiano Santos. Esses são os mais novos professores da rede municipal de ensino de Mangaratiba. A partir de agora eles integram o quadro de servidores efetivos.

Sexta, 23 Março 2018 11:42

Jornal ATUAL prepara edição especial para celebrar os 200 anos de fundação do município de Itaguaí, reunido conteúdos que vão mostrar a crescente evolução, desafios e perspectivas aliadas ao desenvolvimento econômico local

Como já tornou tradição na redação do ATUAL, os aniversários de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica são sempre antecedidos de esforços de uma equipe de profissionais que se unem para levar aos leitores aspectos importantes ligados à formação, à história, ao desenvolvimento e à atualidade dos municípios, registrando em páginas de revistas especiais o que de mais importante está guardado nas memórias das três cidades, oferecendo às atuais e às futuras gerações um conjunto de informações que lhes levam a fortalecer os laços fraternos com as cidades que os viram nascer ou que os acolheram de braços abertos.

Sexta, 23 Março 2018 11:32

Ação social marcada para o dia 31 de março deve reunir centenas de voluntários de diferentes denominações

MOBILIZAÇÃO Uma grande mobilização social está sendo planejada para o sábado (31), a partir das 9h, em área localizada na Rua Transversal, nº 47, quadra 110, lote 1, em Brisamar, Itaguaí, onde voluntários de diferentes denominações vão se dividir em atendimentos gratuitos nas áreas saúde, estética, cidadania e lazer. De acordo com os organizadores, a maratona social deve se estender até as 16h, quando terá início um culto ao ar livre, reafirmando a ideia de que é muito importante dedicar atenção às necessidades daqueles que mais precisam.

Sexta, 23 Março 2018 11:18

Uma série de atividades vai marcar celebrações que unem a comunidade em louvor ao padroeiro do bairro no início do próximo mês

ITAGUAÍ Uma tradição que vai se repetir pelo trigésimo sexto ano consecutivo está mobilizando a comunidade de Coroa Grande, nos preparativos para a 36ª edição da Festa de São Benedito, padroeiro do bairro. O conjunto de atividades destinadas a marcar o louvor ao santo padroeiro está programado para começar na terça-feira (3), estendendo-se até o domingo (8). A programação vai incluir tríduo de orações, com celebrações; missas; almoço de confraternização; alvorada; shows; corrida de oito quilômetros; e a passagem do Bando Precatório, grupo de pessoas que percorre as ruas da localidade, recolhendo doações a serem destinadas às ações sociais da comunidade  de São Benedito. Também está prevista a apresentação da Banda Ginásio Musical Recreativo 24 de Fevereiro, de Santa Cruz.

Sexta, 23 Março 2018 11:03

Encontro foi o segundo do ano e o primeiro após a definição da agenda de ações para os próximos dez meses

FOMENTO A Associação Comercial, Industrial e Agro Pastoril de Itaguaí (Aciapi) recebeu, na quinta-feira (22), membros do Fórum de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Itaguaí (FFCPI). Na reunião, foi apresentado o calendário de ações para 2018 e debatidas questões relacionadas à execução das atividades.Participaram do encontro representantes da Itaguaí Construções Navais (ICN), Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), Porto Sudeste, Sepetiba Tecon, Vale, Odebrecht, Marinha do Brasil, assim como os novos representantes do CREA em Itaguaí, vereadores, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e empresários locais.

Quinta, 22 Março 2018 11:34

SAÚDE  O Programa Estadual de Transplantes (PET), criado pela Secretaria de Saúde, alcançou em fevereiro o dobro de transplantes de coração em comparação ao mesmo mês do ano passado, além de conquistar o maior número de transplantes de órgãos e córneas realizados no primeiro mês do ano em toda sua história. Os transplantes de córnea também tiveram um crescimento, com 42% a mais de procedimentos, comparado aos dois primeiros meses de 2017. 

Quinta, 22 Março 2018 11:17

Um dos membros da comitiva da Nuclep palestrou no evento, na Argentina 

COMITIVA Representantes da Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep) participaram, na terça-feira (20), da 3ª Cúpula Anual sobre a Indústria Nuclear na América Latina (NISLA). O presidente da Nuclep, Carlos Henrique Silva Seixas, retornou a Argentina esta semana; acompanhado do diretor comercial da Nuclep, José Mauro Esteves dos Santos; e do gerente geral de negócios e inteligência, Ricardo Antunes Correa para participar do evento.

A NISLA reúne, anualmente, as maiores indústrias nucleares do mundo e repercute o que há de novo em termos de construções nucleares e projetos, além de discutir a estrutura regulatória no setor para a América Latina.

Um dos membros da comitiva da Nuclep palestrou no evento. O diretor comercial, José Mauro Esteves dos Santos, falou sobre a importância da Nuclep no Programa Nuclear Brasileiro e sobre os avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil.

Está agendada também, além da participação na NISLA, uma visita ao IMPSA Argentina e CNEA, com o intuito de angariar novas parcerias para Nuclep.

A viagem será encerrada com a volta do presidente da Nuclep à INVAP, onde esteve há quinze dias, para a entrega do memorando de entendimentos, que estabelecerá uma parceria com a empresa argentina para a construção do nosso Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), além de outros projetos similares.

A INVAP atua em diversos países como Argélia, Austrália, Egito e Holanda, e o objetivo é que a Nuclep possa contribuir com a empresa em outros projetos na área nuclear.

Quinta, 22 Março 2018 11:03

CONHECENDO Alunos do Colégio Estadual Clodomiro Vasconcelos conheceram, na sexta-feira (16), as instalações da Câmara Municipal Itaguaí (CMI). Os estudantes fazem parte do segundo ano do ensino médio na modalidade formação de professores. A visita, que durou cerca de uma hora e meia, foi iniciativa dos próprios alunos. O tour pela CMI passou pelo plenário, pelos gabinetes, pelos setores administrativos e áreas internas da casa de leis do município.

Quinta, 22 Março 2018 10:57

VISITA A cônsul-geral do México, Linda Marina Temoltizin, e o cônsul de cultura do país, Adolfo Zepeda Soria, foram recebidos na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quarta-feira (21), pelo presidente em exercício da Casa, deputado André Ceciliano (PT), e outros parlamentares. No encontro, os representantes discutiram as diferenças entre o Brasil e o México no processo eleitoral.

Quinta, 22 Março 2018 10:51

Foram realizadas oficinas sobre a febre amarela, conservação dos primatas, resíduos sólidos e reciclagem

MEIO AMBIENTE O centro de Itaguaí recebeu o projeto “Mais vida, menos lixo”, na manhã de ontem (21). Realizado na Praça Vicente Cicarino, o projeto foi uma iniciativa da Prefeitura de Itaguaí e contou com o apoio do Porto Sudeste do Brasil e a Econservation, em parceria com o Projeto Primatas do Itatiaia. No local foram dadas orientações sobre reciclagem, ações para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, sobre a importância do descarte correto do lixo e esclarecimentos sobre o papel dos macacos no alerta contra a febre amarela.

Terça, 20 Março 2018 10:17

Durante os três dias de curso, os agentes participaram da Instrução de Nivelamento de Sobrevivência na Selva

CAPACITAÇÃO- O Parque Estadual Cunhambebe, situado em Mangaratiba e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), recebeu, nos dias 7, 8 e 9, cerca de 40 policiais militares para serem habilitados a atuar no Comando de Polícia Ambiental (CPAm).

Terça, 20 Março 2018 10:13

 CONSERVAÇÃO- A Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e de Obras, realizaram serviços de limpeza de valas, córregos e manutenção das ruas dos bairros Campo Lindo, Boa Esperança, Fazenda Caxias e Canto do Rio.

Terça, 20 Março 2018 10:10

Ações foram realizadas nos bairros de Santa Cruz, Piedade e Madureira

SOBRECARGA- Entre os dias 1º e 8 de Março de 2018, a Light atendeu a 15 mil chamados em razão de interrupções. O maior número de ocorrências foi registrado justamente nas regiões onde se furta mais energia: Zonas Oeste (3,7 mil casos) e Norte (3,6 mil) do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense (2,6 mil). As ligações clandestinas de energia, conhecidas como “gatos”, sobrecarregam a rede de distribuição da Light e provocam interrupções do fornecimento.

Terça, 20 Março 2018 10:06

PROBLEMAS- Moradores se queixam de esgoto que tomou conta da Rua Perpétua, no Parque Primavera em Itaguaí, e formou uma “piscina” no local. Segundo relatos, o problema se estende desde o ano passado. No lugar, uma quadra inteira teria a presença do problema, do mato alto nas laterais da rua, das calçadas obstruídas e de ônibus que não estariam indo até o final da linha, sendo necessário desviar por outra rota.

Terça, 20 Março 2018 10:03

Iniciativas que estimulam o mercado de trabalho local, aquecem o comércio e criam rede de fornecedores motivam mobilização

 DESAGRAVO- A decisão da Câmara Municipal de Itaguaí, de rejeitar a homenagem à empresa Itaguaí Construções Navais (ICN), conforme proposta apresentada pelo vereador Ivan Charles, o Ivanzinho (PSB), provocou uma reação imediata no meio empresarial da cidade, que não viu com bons olhos as argumentações contrárias à deferência, especialmente porque os motivos alegados carecem  de sustentação considerável. O vereador pretendia entregar à ICN uma Moção de Congratulações e Elogios em reconhecimento às importantes atividades desenvolvidas na cidade.

Terça, 20 Março 2018 10:02

Segundo os representantes das emissoras, a obra deve ser concluída em até quatro meses

ALTA DEFINIÇÃO - O secretário de Ciência e Tecnologia de Mangaratiba, Celso Junior, e seu adjunto, Hugo Dourado, participaram, na quinta-feira (15), de uma reunião no prédio da TV Globo, no Jardim Botânico, para discutir com representantes das quatro maiores emissoras de TV aberta do país (Globo, SBT, Bandeirantes e Record) os detalhes do projeto de instalação da torre de transmissão do sinal digital na cidade.

Terça, 20 Março 2018 10:00

ARTE- O Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços (Eslipa) apresentou, no sábado (17) e no domingo (18) em Mangaratiba, o projeto “De olho no duto”. A iniciativa tem por objetivo oferecer um dia inteiro de atividades culturais, oficinas, cortejos, espetáculos e rodas de conversas aos moradores. Dois locais distintos receberam as ações do projeto, um em Conceição de Jacareí e outro em Cachoeira II, durante a tarde.

Terça, 20 Março 2018 09:54

FISCALIZAÇÃO- O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) implantou um novo sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos. O objetivo é melhorar o controle e atuar mais decisivamente no processo geração-transporte-destinação de resíduos. O novo sistema privilegia a inteligência da informação. O endereço eletrônico é www.inea.rj.gov.br/mtr.

Terça, 20 Março 2018 09:51

Evento marca o início da programação de atividades culturais que contam a história do município em apresentações pela cidade

COMEMORAÇÃO - O pontapé inicial das comemorações do bicentenário de Itaguaí, que será no dia 5 de julho, foi dado na manhã de sábado (17), com a abertura oficial do projeto “Ativação Cultural Itaguaí 200 anos”. Com tema “Os Índios”, o evento realizado na Praça Vicente Cicarino contou com apresentação musical e teatral, oficinas gratuitas, artesanato e muita animação. 

Sexta, 16 Março 2018 13:29

ATENÇÃO- O serviço de alerta de risco de desastres por SMS, da Defesa Civil estadual, informou no início da tarde desta sexta-feira (16), que há possibilidade de chuvas nas próximas horas com ventos intensos. A Defesa Civil informa ainda que no caso de emergência o melhor é ligar para o número 199.

Sexta, 16 Março 2018 10:45

Graças à doação de violinos e uniformes o projeto desenvolvido pelo professor Adriano Souza poderá ser executado em outros polos

SOLENIDADE- O Rotary Club de Itaguaí promoveu, na quinta-feira (15), uma solenidade no Teatro Municipal de Itaguaí. O evento oficializou a doação de 61 violinos e 170 uniformes para a Orquestra Jovem do município. Contando com rotarianos dos clubes de Itaguaí, Campo Grande e Bangu, com a apresentação da Orquestra Jovem de Itaguaí (Orji) e com um bolo comemorativo.

Sexta, 16 Março 2018 10:42

ANÁLISE- A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) iniciou agora em março a série “Retratos Regionais - Cenário Econômico”, que elegeu a Baixada Fluminense como uma das pautas. A pesquisa mostra que os empresários da região esperam por uma melhora na atividade econômica para 2018 e estão entre os mais otimistas do estado. O novo serviço, online e gratuito, detalha a conjuntura socioeconômica do estado do Rio e dá um panorama sobre crescimento, nível de atividade industrial, mercado de trabalho, ambiente de negócios e expectativas para os próximos meses.

Sexta, 16 Março 2018 10:39

Elevação está sendo construída ao custo de R$ 39,5 milhões e atende a um antigo anseio da população de Itaguaí

INVESTIMENTO- Embora localizado em território da cidade do Rio de Janeiro, o trevo de acesso ao Distrito Industrial de Santa Cruz é passagem frequente para quem mora em Itaguaí e região, e precisa se deslocar para alguma localidade da capital tendo como acesso a Rodovia Rio-Santos e Avenida Brasil. Trata-se de um trecho com elevado fluxo de automóveis e com intercessões que têm um histórico de acidentes, inclusive com grande número de vítimas fatais.

Sexta, 16 Março 2018 10:36

Angra dos Reis é o primeiro município a contar com recursos em residências de quem não pode se vacinar contra a doença, mas outros municípios também podem solicitar

 

PREVENÇÃO- Em uma iniciativa inédita no Rio de Janeiro, a partir da quinta-feira (15), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com o município de Angra dos Reis, iniciou a instalação de telas com inseticida em residências de pessoas que não podem tomar a vacina contra a febre amarela. O projeto piloto tem o objetivo de conter o avanço da doença em regiões com casos já registrados. As telas são fornecidas pelo Ministério da Saúde e serão entregues às prefeituras, responsáveis pela instalação do equipamento.

O primeiro município a receber o material é Angra dos Reis, local com o maior número de casos da doença no estado. “Estamos trabalhando com todas as ferramentas possíveis para evitar que tenhamos mais casos de febre amarela. As telas vão ajudar a proteger quem não pode tomar a vacina, mas esse público é bem reduzido. Já vacinamos 10,7 milhões de pessoas, mas precisamos alcançar um total de 14 milhões para que todo nosso público-alvo esteja protegido”, disse o secretário de estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Júnior.

As telas funcionam como uma barreira física contra os mosquitos Haemagogus e Sabethes, além de estarem impregnadas com inseticida piretroide, que elimina os mosquitos quando entram em contato com o material. A medida é uma aliada na proteção de pessoas que não podem tomar a vacina, mas deve ser acompanhada também de outras precauções, como uso de repelentes.

Neste primeiro dia, foram instaladas telas em cinco residências da Praia Vermelha, na Ilha Grande. A área foi escolhida por ser a região com mais casos da doença. A previsão é que ao longo de duas semanas outras residências também recebam as telas, ao todo, cerca de 80 pessoas serão beneficiadas com a medida.

Quinta, 15 Março 2018 11:49

Os trabalhadores eram contrários a qualquer mudança no sistema, que garantia seguro-saúde a dependentes, com pagamento por procedimento utilizado

RETORNO- Em assembleias realizadas ontem (13), trabalhadores dos Correios de diversos estados aprovaram o fim da greve deflagrada segunda-feira (12) e o retorno aos trabalhos a partir de hoje (14). Segundo a federação da categoria, apenas dois estados ainda terão assembleias nos próximos dias para avaliar a continuidade da paralisação: Rio de Janeiro e São Paulo.

Quinta, 15 Março 2018 11:46

EXCELÊNCIA- Em concurso de redação, promovido pela Defensoria Pública da União, três alunos do Colégio Técnico da UFRuralRJ (Ctur) conquistaram prêmios. O tema da disputa foi “Mais direitos, menos grades”.

Quinta, 15 Março 2018 11:39

CULTURA- A exposição “Curtas do Cotidiano”, de ilustrações baseadas na música popular brasileira, marcou a reabertura do Centro de Memória (CM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), na tarde de terça-feira (13).

Quinta, 15 Março 2018 11:36

MELHORIA- Os motoristas que circularam ontem pelo centro e imediações em Itaguaí não precisaram de paciência parta enfrentar os mesmos congestionamentos ocorridos em dias anteriores. É que os serviços de reparo numa rede de esgoto da Rua Ary Parreiras foram finalmente concluídos ontem, depois que uma equipe da Secretaria Municipal de Obras finalizou o serviço de recapeamento do trecho que sofreu a intervenção, onde uma cratera precisou ser aberta para que a recuperação pudesse ser feita. Com isso, as ruas do centro e imediações viveram momentos de impacientes congestionamentos.

Sexta, 09 Março 2018 10:41

Dez localidades da cidade recebem apresentação musical, oficinas de teatro, contação de história, artesanato e muito mais

Dos índios até os dias atuais, a história de Itaguaí será contada através de uma grande programação cultural temática, com direito a artesanato, apresentações de teatro e musical, além de oficinas gratuitas. O aniversário da cidade é no dia 5 de julho, mas as ações comemorativas do projeto "Ativação Cultural Itaguaí 200 anos" começam no próximo dia 17 de março e seguem até dezembro em dez pontos do município mensalmente, sendo o primeiro local a Praça Prefeito Vicente Cicarino, no Centro.

O projeto “Ativação Cultural Itaguaí 200 anos” tem como objetivo levar a história da cidade para todos. Por isso, a cada terceiro sábado do mês, sempre em um ponto diferente da cidade, serão apresentados dez temas: “Os Índios”, “Os Jesuítas”, “O Engenho de Açúcar do Facão”, “O Nascimento da Cidade”, “A Passagem do Príncipe Rumo à Independência”, “Os Africanos”, “A República”, “A Imigração Japonesa” e “Os dias de hoje”. A programação das atividades também segue os temas, sendo um dos destaques a criação de uma colcha que contará a história da cidade com 200 quadrados feitos ao longo do projeto nas oficinas de Patchwork.

A idealizadora do projeto “Ativação Cultural Itaguaí 200 anos”, Alessandra Reis, destaca o quanto é rica a história de Itaguaí e importante a celebração do bicentenário. “É com enorme gratidão e alegria que comemoramos o bicentenário de Itaguaí, cidade localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, um dos lugares mais exuberantes de natureza do Brasil, pois concilia Mata Atlântica e litoral. Não à toa, já foi classificada pelo Guia Lonely Planet (em 2016) como a nona região do planeta imperdível para se conhecer. Itaguaí é a primeira cidade dessa Costa. Aqui, a terra é fértil em que se plantando, tudo nasce: desde o alimento até a boa gente. As celebrações culturais dos 200 anos da nossa cidade pretendem resgatar essa história, enaltecer nossa memória social e as raízes que nos sustentam. Através da cultura, da gastronomia e do artesanato local, vamos priorizar o quão rica e potente é a nossa Itaguaí e como ela é capaz de, cada vez mais, fazer crescer e desenvolver o povo e o saber do nosso país. Um agradecimento especial à Vale, que através da lei de incentivo e do seu interesse em valorizar as qualidades dessa importante região fluminense, viabilizou este projeto”, destaca Alessandra Reis.

Os itaguaienses podem obter mais informações sobre o projeto “Ativação Cultural Itaguaí 200 anos” nas redes sociais (Facebook e Instagram).

www.instagram.com/ativacaoculturalitaguai

www.facebook.com/ativacaoculturalitaguai200anos

Confira os locais que vão receber as atividades culturais de comemoração dos 200 anos de Itaguaí:

Março: Tema: Os Índios - Praça Prefeito Vicente Cicarino – Centro

Abril:  Tema: Os Jesuítas - Largo da Igreja de São Benedito - Coroa Grande

Maio: Tema: O Engenho de Açúcar do Facão” - Praça da Amendoeira – Teixeiras

Junho: Tema: “O Nascimento da Cidade” - Praça da APAE – Estrela do Céu

Julho: Tema: “A Passagem do Príncipe Rumo à Independência” - Praça da Igreja Matriz- Centro

Agosto: Tema: “Os Africanos” - Praça Céus – Chaperó

Setembro: Tema: “A República” - Praça dos Prédios – Vila Margarida

Outubro: Tema: “A Imigração Japonesa” - Praça de Mazombinha – Mazomba

Novembro: Tema: “Os Dias de Hoje” - Largo da Igreja de São Pedro -Ilha da Madeira

Dezembro: Encerramento do Projeto - Praça Das Artes – Centro

 

Programação da abertura do projeto:

Data: 17/03

Tema: Os Índios

Local: Praça Prefeito Vicente Cicarino, no Centro de Itaguaí

 

Horário:

10h – Cortejo Cultural (música, perna de pau, palhaços, estandartes, entre outras ações)

10h30 – Orquestra Jovem de Violinos

10h45 – Cerimônia de Abertura “Ativação Cultural Itaguaí 200 anos”

11h30 – Contação de Histórias (Os Índios)

12h – Intervalo

13h – Início das oficinas:

- Patchwork: “200 anos por 200 mãos”

- Artes Plásticas: Grafite Indígena e Pintura Corporal Marajoara

- Recicloteka: Brinquedos e Brincadeiras Infantis

- Confecção de Instrumentos Musicais

- As Brincantes do Estúdio  Despertando: Tecidos Acrobáticos

- Turma em Cena: Palhaçaria

- Oficina de Animação: Montagem curta “Quiva e Laiá”

15h – Roda de capoeira

15h30 – Voz e violão

 


 

Sexta, 09 Março 2018 10:16

Iniciativa da Embrapa Agrobiologia, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro fica em Seropédica

 SUSTENTABILIDADE- A próxima terça-feira (13) será um dia especial para a comunidade do Sistema Integrado de Produção Agroecológica, mais conhecido como Fazendinha Agroecológica do Km 47. É quando o Programa de Pós-graduação em Agricultura Orgânica realiza o seminário de integração das turmas de 2018 com palestras sobre agroecologia e gênero. O evento também marca o início das comemorações dos 25 anos da Fazendinha Agroecológica Km 47.

Sexta, 09 Março 2018 10:11

MELHORIAS- Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Seropédica (SMSPS) dedicaram-se, na terça-feira (6) e quarta-feira (7), a serviços de manutenção nas redes de esgoto da Rua Itaperuna, no bairro Boa Esperança; e Rua 5, no bairro Fonte Limpa. Em ambas as intervenções foram retirados blocos de sedimentos petrificados, que impediam o fluxo do esgoto, obstruindo as tubulações. 

Sexta, 09 Março 2018 10:07

Alguns moradores têm feito a travessia por dentro do rio. Alternativa seria passar por trajeto de 3,5 km, pelo Arco Metropolitano

 PERIGO- Após as fortes chuvas que atingiram Itaguaí neste início de mês e a danificação de uma ponte, moradores do bairro de Mazomba sofrem para levarem os filhos para a Escola Municipal Fazenda Santa Cândida. A unidade educacional fica na Rua Altamiro Domiciliano da Cruz, localizada no bairro vizinho. Na última quinta-feira (8), um vídeo começou a circular, nas redes sociais, mostrando duas mães, que acompanhavam os dois filhos, se arriscando na travessia dos destroços da ponte.

Sexta, 09 Março 2018 10:03

ATENÇÃO OFICIAL- O Governo do Rio de Janeiro tem priorizado políticas públicas voltadas para as mulheres. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, hoje, a Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, por meio da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, inaugura a Casa Abrigo de Permanência Breve, em Volta Redonda, no Sul Fluminense.

Sexta, 09 Março 2018 09:59

Prefeitura disponibilizou serviços de beleza na Praça Robert Simões e na sede da prefeitura, além de distribuição de brindes e rosas

HOMENAGEM- O dia Internacional da Mulher, oito de março, foi comemorado em grande estilo em Mangaratiba.  As secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e a de Saúde se uniram para realizar um dia especial para o sexo feminino com direito a diversos serviços de beleza oferecidos gratuitamente. Além de distribuição de rosas e kits de beleza com utensílios para fazer as unhas, e outro da Saúde com preservativo, sabonete e absorvente íntimo. O vice-prefeito Renildo Brandão, a secretária de Educação Mônica Santos Gomes Brito e os secretários responsáveis pelo evento Leandro de Paula (Assistência Social) e Lidiane Marculino (Saúde) visitaram o Hospital Victor de Souza Breves e entregaram os kits e as rosas para funcionárias e pacientes.

Sexta, 09 Março 2018 09:54

Moradores da Ilha da Madeira voltam a cobrar melhorias para bairro e relatam abandono, falta de iluminação pública e insegurança

DESCASO- Não é de hoje que moradores de bairros afastados do centro de Itaguaí reclamam do descaso do poder público em relação ao abandono. É o que contam os moradores da Ilha da Madeira, bairro esse que concentro um dos maiores complexo portuário da América Latina. O que sobra de empreendimentos falta na infraestrutura, no saneamento básico, na segurança pública e na conservação dos bens públicos.

Quinta, 08 Março 2018 10:15

DESCASO- Escolas da rede municipal de Itaguaí encontram-se sem estrutura para receber alunos. Inúmeros são os relatos de problemas divulgados por pais de alunos e professores sobre o estado de conservação das unidades educacionais. Esta semana, fotos que começaram a circular em redes sociais mostram diversos problemas, dentre eles a falta de mesas: para os alunos, que estariam apoiando os cadernos nas pernas; e para os professores, que teriam que colocar seu material em cima de caixotes.

Quinta, 08 Março 2018 10:09

CONSCIENTIZAÇÃO- O Dia Internacional da Mulher, comemorado todo dia 8 de março, surgiu no contexto das lutas femininas por melhores condições de trabalho e vida ainda no século XIX. Hoje, em 2018, as lutas permaneceram e a conscientização em torno da importância dessa data também. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha divulgada no Dia da Mulher de 2017 mostrou que 22% das brasileiras já sofreram ofensa verbal, 10% já foram ameaçadas fisicamente  e 8% sexualmente, e ainda 3% ou 1,4 milhões de mulheres já foram espancadas. No estado do Rio de Janeiro, dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública ainda em 2017, apontaram que a cada 12 minutos, uma mulher foi vitima de agressão física. Diante desse cenário, a equipe do ATUAL foi para a rua ouvir o que as Itaguaienses têm a dizer.

Quinta, 08 Março 2018 10:07

MELHORIA- Os moradores da Rua 53, no bairro Campo Lindo, em Seropédica, estão prestes a viver uma nova realidade, com um asfalto novinho em folha se estendendo em suas portas, numa extensão de 700 metros de pista. Os serviços promovidos pela Prefeitura de Seropédica estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e estão em fase final.

Quinta, 08 Março 2018 10:02

Atividades aconteceram em dois horários distintos no câmpus Seropédica. Democratização no acesso ao ensino superior foi um dos temas da aula

ABERTURA- A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ) realizou, na terça-feira (6), a cerimônia que marcou o início do ano letivo no câmpus Seropédica da instituição. A aula inaugural aconteceu no Auditório Gustavo Dutra, conhecido popularmente como Gustavão, que fica no Pavilhão Central, o P1.

Quarta, 07 Março 2018 10:11

TRANSTORNO- As fortes chuvas que atingiram Itaguaí, nos últimos dias, causaram a queda de uma ponte em Santa Cândida. Moradores reclamam que, por meio desta ponte, a população do local se deslocava entre os bairros de Santa Cândida e Mazomba, o que não pode mais ser feito ali.

Quarta, 07 Março 2018 10:10

CONSERVAÇÃO- Dando continuidade aos serviços de desassoreamento de rios e canais da cidade, para prevenir ocorrências típicas dos períodos em que a cidade é atingida pelas chuvas de verão, a Prefeitura de Seropédica iniciou serviços de limpeza num canal do bairro Canto do Rio. Segundo a assessoria do prefeito, os serviços de limpeza do canal são realizados com o objetivo de evitar que o esgoto e águas da chuva invada a casa dos moradores a cada temporal como vinha ocorrendo em um passado recente.

Quarta, 07 Março 2018 10:07

Cerca de 120 alunos tiveram as primeiras aulas com os instrutores nos espaços digitais da cidade

INCLUSÃO DIGITAL - Agora já não tem mais volta. A era digital chegou e quem não se atualizar vai encontrar diversas dificuldades em seu dia a dia. Pensando nessa inclusão, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Mangaratiba abriu cursos gratuitos de informática para os moradores. Nesta segunda-feira (5), cerca de 120 pessoas tiveram as primeiras aulas com os instrutores nos espaços digitais da cidade.

Quarta, 07 Março 2018 10:05

Oficinas pedagógicas e temas da área foram abordados na atividade, que contou com mais de 30 professores

CONHECIMENTO- A Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria de Educação, iniciou na segunda-feira (5) a capacitação de professores que atendem alunos especiais. Os alunos considerados público-alvo da educação especial são os portadores de deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades de superdotação.

Quarta, 07 Março 2018 09:54

NA PISTA- Com bons resultados alcançados e comemorando nove anos de atuação em março, a Operação Lei Seca intensificará as ações no interior do estado em 2018. O objetivo é a redução do índice de motoristas dirigindo alcoolizados. Segundo estudo da operação, especificamente sobre a região, o percentual de condutores abordados nos municípios do interior do estado em 2017 que estavam embriagados foi de 9,7%, mais que o dobro do indicador da capital, que é de 4,2%.

Quarta, 07 Março 2018 09:52

Para atingir os trabalhadores do município a vacinação está sendo oferecida conforme divulgação prévia de datas, durante a noite

PREVENÇÃO- Com o objetivo de imunizar os trabalhadores que não podem ir aos postos de vacinação durante o dia, agora a vacina contra a febre amarela é disponibilizada a noite também, em Itaguaí. Foram divulgadas as próximas datas no qual serão ofertadas as doses. O Hospital Municipal Francisco Xavier (HMSFX) é o local que serão aplicadas as doses no período noturno.

Terça, 06 Março 2018 14:38

Transmissão ao vivo e gratuita nesta quarta-feira (7) será feita por especialistas em Economia da Firjan, apresentando informações socioeconômicas de cada região

 CONHECIMENTO- A Firjan vai oferecer um novo serviço para informação e divulgação dos dados socioeconômicos do Brasil, estado do Rio e regiões fluminenses. Com transmissões online e ao vivo, especialistas em Economia da Federação das Indústrias apresentarão o estudo “Retratos Regionais – Cenários Econômicos”, que detalha a conjuntura econômica nacional e dá um panorama sobre crescimento, nível de atividade industrial, mercado de trabalho, ambiente de negócios e expectativas para os próximos meses.

Terça, 06 Março 2018 10:49

MOBILIDADE- Falta de regularidade nos ônibus da linha 459S, que faz o trajeto entre Mangaratiba e Campo Grande, teria aumentado nestes três meses de 2018. Moradores da região entraram em contato com o ATUAL se queixando da situação e dizem que tem que esperar até uma hora pelo ônibus.

Terça, 06 Março 2018 10:36

Aula inaugural foi realizada nesta segunda-feira (5), na sede da Associação de Pescadores e Lavradores da Ilha da Madeira

OPORTUNIDADE- A Capitania dos Portos de Itacuruçá, em parceria com a Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN) e a Associação de Pescadores e Lavradores da Ilha da Madeira (Aplim), iniciou na manhã desta segunda-feira (5), a primeira aula do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC). Totalmente gratuito, o curso que contempla 30 moradores, está sendo realizado na sede da Aplim, na Ilha da Madeira, em Itaguaí.  

Mais Cotidiano

Últimas Notícias

Terceira Idade de Itacuruçá celebra o Dia do Índio com gincana

Os participantes realizaram diversas atividades... (leia mais)

Dificuldade na aprendizagem é tema de capacitação

MANGARATIBA A Diretoria de Assistência... (leia mais)

A caminho da regularização empresarial

Sebrae vai promover encontros destinados... (leia mais)