Jan 23, 2018 Last Updated 1:35 PM, Jan 23, 2018

Destaques

Seropédica recebe 30 mil doses…

IMUNIZAÇÃO - O município de Seropédica recebeu 30 mil doses extras de vacina con...

Mangaratiba intensifica ações …

Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira (22), uma campanha de...

  Cerimônia oficializa certif…

  Evento marcou a homologação do projeto e construção de cilindro fabricado par...

Renata Pires

Renata Pires

IMUNIZAÇÃO - O município de Seropédica recebeu 30 mil doses extras de vacina contra a febre amarela na quinta-feira (19). Com esse repasse foi possível imunizar os moradores na sexta-feira (19) e no sábado (20), das 8h às 17h. Em todas as unidades de saúde era possível receber a dose da vacina contra a doença.

 

O município vai participar do Dia D de vacinação contra a doença. A ação será realizada em vários bairros

 

FEBRE AMARELA - Para evitar as longas filas muitos moradores de Itaguaí ainda não foram imunizados contra a febre amarela. Nesta segunda-feira (22), quem chegou cedo na Divisão de Vigilância em Saúde, no Centro, para garantir a vacina foi informado que não precisa pegar senha no período da manhã. As doses são liberadas, por ordem de chegada, de 8h às 12h.

O evento gratuito acontece no dia 27, a partir das 9h, no Teatro Municipal de Itaguaí

SAÚDE MENTAL - A campanha Janeiro Branco Costa Verde encerra as atividades no próximo sábado, dia 27, a partir das 9h, no Teatro Municipal de Itaguaí. A comissão organizadora vai abrir o evento que terá ações para todos os públicos.

 

O partido lançou o concorrente à governador do Rio de Janeiro, Chiquinho da Educação e filiados a deputados

 

 

POLÍTICA - O Avante 70, antigo PTdoB, realizou na manhã de domingo (21), na Câmara Municipal de Seropédica, o primeiro encontro regional do novo partido. O presidente do Avante do Rio de Janeiro, Vinícius Cordeiro, apresentou os pré-candidatos a deputados, como também, o pré-candidato a governador do estado nas eleições de 2018, Francisco Carlos Fernandes Ribeiro, o Chiquinho da Educação, ex-prefeito da cidade de Araruama.  

FEBRE AMARELA – Aumentou o número de postos de vacinação de Seropédica que estarão aplicando a vacina contra a febre amarela. As vacinas estarão disponíveis das 8h30 às 11h, no período da manhã. Na parte da tarde, o atendimento será das 13h às 16h30. Ao todo, 19 unidades vão oferecer a dose contra a doença.  

Moradores do bairro Vista Alegre fecharam rua da UBS pedindo vacina. A dose é oferecida no posto somente para crianças até dois anos

Os moradores do bairro Vista Alegre, em Itaguaí acamparam em frente a Unidade Básica de Saúde do bairro, desde às 4h da madrugada de quinta-feira (18), para tentar conseguir uma dose da vacina da febre amarela. Segundo informações de moradores, por volta das 8h, a coordenadora do posto informou que não havia vacina. Revoltados, um grupo de pessoas fez um protesto com cartazes e gritavam em coro: “queremos vacina!”. Eles chegaram a fechar a Estrada dos Teixeiras. A Polícia Militar foi acionada para o local.

População dos municípios vizinhos chega cedo aos postos para garantir a imunização contra a doença

SAÚDE – Os postos de saúde que oferecem vacina da febre amarela têm ficado cada vez mais lotados por adultos e crianças em busca da imunização contra a enfermidade. A corrida aos postos começou desde o alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o risco de surto da doença no país. Em muitos casos, as filas para conseguir uma senha para o atendimento, que podem se estender por mais de um quilômetro, têm sido marcadas por estresse e desinformação, com períodos longos de espera, como acontece em Itaguaí e Seropédica.

 

Prefeitura de Itaguaí pretende fechar nove escolas que oferecem aulas para jovens e adultos no período da noite. Alunos recorrem à justiça

 

JUSTIÇA - A decisão da Prefeitura Municipal de Itaguaí de restringir de 12 para apenas 3 o número de escolas que oferecem matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) levou os estudantes a procurarem ajuda judicial na tarde desta terça-feira (16). Mais de quarenta pessoas compareceram na Defensoria Pública de Itaguaí para entrar com uma ação contra a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) do município que decidiu reduzir os custos com o EJA com a alegação de evasão dos alunos. No entanto, segundo o site do QEdu existem mais de 3000 mil alunos matriculados no EJA.

 

 

EDUCAÇÃO - A falta de vagas nas creches e escolas municipais de Itaguaí tem feito muita gente recorrer à Justiça para conseguir matricular o filho. Mesmo as crianças tendo este direito garantido pela Constituição Federal, cerca de trinta responsáveis estiveram nesta segunda-feira (15), a partir das 10h, na Defensoria Pública do município para pleitear a ampliação de matrículas, funcionamento de creches com horário integral e ônibus às escolas de difícil acesso.

FEBRE AMARELA - Um macaco encontrado morto por um morador do bairro Raiz da Serra, em Itaguaí, nesta quinta-feira (11), foi o primeiro a ser encontrado nesta situação na região em 2018. O primata estava em uma cachoeira próximo a Fazenda São Sebastião. A Vigilância Ambiental do município foi avisada pelos moradores que ficaram assustados com a notícia, com medo de a morte do primata estar ligada à febre amarela.

A informação é do vereador André Amorim que recebeu a denúncia. “A prefeitura enviou uma equipe ao local. Mais como ele estava em estado avançado de decomposição eles não recolheram o animal porque nessas condições não dá para fazer exames”, relata o vereador.

Sendo assim, o motivo da morte do macaco ainda é desconhecida e não tem como saber se ele morreu em decorrência de contaminação de febre amarela.

A preocupação maior da população é porque o primata não foi o primeiro a ser encontrado morto na região da Costa Verde. Ainda de acordo com André Amorim, em Mangaratiba, vizinha de Itaguaí, foi confirmado a morte de um macaco por febre amarela. “Recebi essa informação, mas como não sei se procede, estou enviando um ofício para o secretário municipal de Saúde de Mangaratiba que será protocolado hoje”, adiantou o vereador.

VACINAÇÃO

Itaguaí e Seropédica estão entre os 15 municípios que receberão a dose fracionada da vacina a partir de fevereiro. Até o momento, Mangaratiba não aparece na lista. A campanha começa no dia 19 de fevereiro e vai até o dia 9 de março, sendo 24 de fevereiro, o DIA D.

Cerca de 10 milhões de pessoas devem ser a vacinadas no Rio de Janeiro, segundo previsão do Ministério da Saúde. O Estado vai receber investimento de R$ 30 milhões para a campanha.

VACINA FRACIONADA

No fracionamento da vacina da febre amarela, a mesma vacina é utilizada, só que em dose menor. A diferença está no volume e no tempo de proteção. A dose padrão possui 0,5 ml e protege por toda a vida, enquanto a dose fracionada tem 0,1 ml e protege por oito anos, segundo estudos realizados pelo Instituto Biomanguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), fabricante da vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha atual adotará a dose fracionada devido ao caráter excepcional, com o objetivo de "evitar a expansão do vírus para áreas próximas de onde há circulação atualmente".

PÚBLICO-ALVO

A aplicação da dose fracionada virá acompanhada de um selo específico, a ser colocado na caderneta de vacinação. Para receber as doses, pessoas que vivem nos municípios indicados devem se dirigir às unidades básicas de saúde.

A vacina fracionada é recomendada acima dos 2 anos de idade. Idosos, porém, devem ter avaliação dos serviços de saúde, que irão verificar se há contraindicações à vacinação.

Apesar da oferta da vacina fracionada nesses locais, alguns grupos continuarão a ter recomendação para receber a dose integral. É o caso de crianças de 9 meses a 2 anos incompletos, grávidas residentes de áreas de risco e pessoas com condições especiais –caso de portadores de HIV e pacientes que terminaram a quimioterapia. A justificativa é a ausência de estudos que mostrem a eficácia nestes grupos.

Segundo o ministério, gestantes que vivem em locais com maior risco devem avaliar com o médico os riscos e benefícios de tomar a vacina. Nessa avaliação, entram as condições de saúde da mãe, qual o trimestre de gestação, grau de exposição ao vírus etc.

A vacinação a grávidas era totalmente contraindicada até o ano passado, quando alguns Estados passaram a permitir a imunização mediante avaliação médica nas áreas de maior possibilidade da doença. Nesses casos em que o médico achar que vale tomar a vacina, a dose deve ser a integral, e não a fracionada.

Quem planeja viajar a outro país também receberá a dose integral, desde que apresente o comprovante de viagem no momento da vacinação.

A vacina permanece contraindicada a pacientes imunodeprimidos e em tratamento de câncer e a pessoas alérgicas à proteína do ovo, devido ao risco de eventos adversos.

Já a oferta de vacina nos locais onde já havia recomendação de imunização contra febre amarela não será alterada.

 

Veja as 15 cidades do Rio de Janeiro que terão campanha em fevereiro

Belford Roxo

Duque de Caxias

Itaboraí

Itaguaí

Japeri

Magé

Mesquita

Nilópolis

Niterói

Nova Iguaçu

Queimados

Rio de Janeiro

São Gonçalo

São João de Meriti

Seropédica

 

 

Renata Pires

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.