Nov 21, 2017 Last Updated 6:05 PM, Nov 20, 2017

Alunos da UFRuralRJ divulgam vídeos sobre astronomia na internet

A APRESENTADORA Wanessa Afonso; o roteirista e produtor Eduardo Viana; e editor Ricardo Cidrini  A APRESENTADORA Wanessa Afonso; o roteirista e produtor Eduardo Viana; e editor Ricardo Cidrini  FOTO REPRODUÇÃO/UFRURALRJ
Publicado em Cotidiano
Ler 231 vezes
Avalie este item
(0 votos)

Iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso do público aos conhecimentos sobre corpos celestes e fenômenos da Física

SABER O Programa de Educação Tutorial (PET) Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ) criou o projeto Astronomia de Perto, por meio do qual vídeos são divulgados no canal YouTube com o objetivo de levar conhecimentos astronômicos a todos que tenham vontade de aprender mais sobre a ciência que estuda a posição, os movimentos e a constituição dos corpos celestes.

Os vídeos são apresentados pelas universitárias Wanessa Afonso e Manuella Corrêa. A roteirização e produção ficam a cargo do estudante Eduardo Viana, enquanto a edição é responsabilidade do aluno Ricardo Cidrini. Os quatro discentes estão matriculados no curso de Licenciatura em Física da UFRuralRJ e integram o PET.

O objetivo do projeto é expandir e levar os conhecimentos sobre física e astronomia a todos os públicos, é o que destaca a aluna Wanessa Afonso. “A ciência pode ser compreendida por todos. Nosso intuito é mostrar que a área das ciências não é um bicho de sete cabeças. Também queremos incentivar as pessoas que têm interesse em aprender mais sobre os ramos da Física”.

O projeto Astronomia de Perto já tem 28 vídeos publicados no canal do PET Física UFRuralRJ no YouTube. Para assistir aos programas, acesse: https://goo.gl/Sovxd6. Dentre os temas já abordados nas produções é possível encontrar “Nova detecção de ondas gravitacionais”, “O topo do mundo de Saturno e o telescópio James Webb”, “Eclipse solar e o Brasil estudando o sol”, “Identificando asteroides e mistura entre galáxias”, “Cinco curiosidades de Estrelas de Nêutrons, Missão Juno e Trappist-1h”, dentre outros. (com informações UFRuralRJ)